Voltar para a página inicial

Guia completo sobre o cultivo de flores

Modificado em: maio 31, 2023

O Brasil é um país com grande potencial para o ramo de cultivo de flores. Desde as mais simples até as mais sofisticadas e exóticas, a variabilidade genética das espécies agradam a todos os gostos de clientes e consumidores.

O negócio pode ser uma excelente fonte de renda para o agricultor, pois há inúmeras pessoas interessadas em adquirir os produtos, seja para presentear, seja para enfeitar ambientes e eventos. A atividade é de fácil execução e a manutenção da plantação é simples, o que permite bons rendimentos ao produtor.

Quer entender tudo sobre cultivo de flores e como montar uma infraestrutura adequada para iniciar o trabalho? Acompanhe a seguir e confira nosso guia completo sobre o assunto!

Entenda como é o cultivo de flores

Apesar de ser considerado uma modalidade de negócio simples, o cultivo de flores deve ser bem-estruturado, pois as plantas são sensíveis e delicadas. Isso exige tratos especiais, infraestrutura adequada e insumos específicos para que a produção apresente bons resultados.

A atividade teve início na década de 60 no país, quando os holandeses chegaram ao Brasil com formas mais modernas e tecnológicas de cultivo. Antes desse período, as flores já eram plantadas, no entanto, o comércio era pouco difundido entre os agricultores.

O cultivo de flores e plantas exóticas, envolve uma cadeia produtiva e necessita de uma série de direcionamentos e orientações em relação ao uso de produtos e de qualificação da mão de obra. Com isso, o produtor deve estruturar o negócio para conseguir atender à alta demanda de floriculturas, jardins e de inúmeros setores do comércio.

Atualmente, existem diversas tecnologias desenvolvidas especificamente para o cultivo de flores, gerando praticidade para os agricultores, que podem cultivar as espécies durante todo o ano. Em algumas épocas do ano, sobretudo em datas comemorativas, as vendas aumentam, o que torna a atividade rentável, estável e lucrativa.

Para dar certo, o ideal é que a plantação conte com materiais para o cultivo protegido, como lonas e estufas, além de uma assessoria técnica para avaliar a produtividade e pontuar possíveis ocorrências sazonais na produção. O mercado tem se mostrado favorável e promissor, principalmente pela alta da aquisição de espécies com finalidades ornamentais.

O que se espera é aumento do potencial de crescimento para os próximos anos, o que incentiva a criação de polos de produção e consumo. Para ter lucros, o agricultor deve buscar agregar diferenciais para se destacar entre a concorrência e ter uma boa administração dos insumos e recursos implementados na plantação.

Veja os principais cuidados na produção

Para dar início ao plantio de flores, é fundamental que o agricultor conheça e domine as principais técnicas que são necessárias para cuidar da produção. Além disso, entender como fazer a manutenção adequada é outro aspecto que permite ter um produto de qualidade, que chegue com beleza e aroma ao consumidor final.

Para isso, se faz necessário avaliar uma série de aspectos para que o negócio tenha o sucesso esperado e conquiste os consumidores. Questões como localização do terreno, estrutura, insumos, equipamentos, licenças, entre outros devem ser considerados na etapa de planejamento do empreendimento. Falamos mais sobre os principais cuidados que devem ser tomados a seguir.

Localização

O primeiro passo é escolher a melhor localização para instalar o seu negócio. O produtor deve optar por um local próximo da cidade para facilitar o transporte e a conservação do produto. Esse fator não é uma regra, mas facilita bastante o escoamento das flores.

A plantação pode estar localizada também em zona rural, mas a propriedade deve ter fácil acesso para os trabalhadores e fornecedores de insumos. O terreno deve ter um solo de qualidade, rico em nutrientes, pois o sucesso da produção depende exclusivamente desse fator. As flores, ao contrário dos frutos, exigem cuidados específicos, por isso é fundamental que o produtor preste atenção aos detalhes.

Autorização legal

Escolhida a localização, o produtor deve obter autorizações legais para iniciar a plantação de flores. Assim, será preciso solicitar a abertura do negócio na Junta Comercial da cidade, enquanto a Licença Ambiental e o Alvará de Funcionamento são pedidos na prefeitura.

Para que a empresa exista de forma legal e recolha impostos conforme as leis, também será necessário abrir o CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica) na Secretaria da Receita Federal e obter o registro do IBAMA, do SICOMEX e do Escritório de Defesa Agropecuário.

Estrutura

A estrutura do local de plantio deve ser adequada e apropriada para o cultivo de flores. A infraestrutura deve contar com todos os materiais e equipamentos para realizar as atividades de corte, tratamento e armazenamento das plantas. O espaço deve ser amplo, principalmente se o agricultor tem perspectiva de aumento na produção.

Ter um viveiro de plantas também é algo essencial para multiplicar e beneficiar as espécies de flores. Além disso, contar com um escritório bem-equipado para realizar as questões administrativas e um almoxarifado para estocar os insumos e adubos para a plantação é outro aspecto indispensável para quem deseja ter uma boa lucratividade.

Equipamentos

O cultivo de flores requer manutenção constante, desde o momento do plantio até a colheita, e, para isso, é fundamental contar com os equipamentos de manejo adequados. O local administrativo deve ter mesas, cadeiras, computadores, materiais de arquivo com pastas organizadoras, além de impressora e telefone.

A produção das flores necessita de estufas, equipamentos de irrigação, máquinas agrícolas para o preparo e adubação do solo, telas plásticas para sombreamento, embalagens para mudas, enxadas e podadores. A manutenção das espécies ainda exige tesouras de poda, mangueiras, vasos, sementeiras, sacos, entre outros materiais.

Mão de obra

Para conseguir dar conta da produção e ter bons resultados, é essencial contar com mão de obra especializada para a plantação e manejo do plantio. Os trabalhadores podem atuar na colheita, pós-colheita, acondicionamento, embalagem, controle e gestão de estufas, e aplicação de produtos fitossanitários.

O escoamento da produção requer também um motorista, um responsável técnico e profissionais da área botânica. Para expandir o negócio, o ideal é contratar pessoal para realizar as atividades administrativas, entre outros serviços internos que todo negócio de grande porte exige.

Matéria-prima

O cultivo de flores também exige matérias-primas específicas, como sementes, que podem ser importadas, coletadas ou adquiridas de fornecedores nacionais, diferentes tipos de biomassas e substratos para o tratamento do solo, inseticidas, fungicidas, equipamentos plásticos e vasos para acondicionar as flores.

Algumas espécies de plantas ainda podem requisitar locais e formas de plantio adequados para que a produção tenha sucesso. Conhecer as características de cada planta é, portanto, um aspecto essencial para os agricultores e administradores do negócio. O indicado é contar com profissionais especializados e um galpão para o armazenamento das matérias-primas.

Importância de uma infraestrutura adequada

Uma infraestrutura bem-elaborada e pensada exclusivamente para o plantio das flores permite o desenvolvimento de um ambiente com temperatura, luminosidade e umidade ideais para diferentes cultivos e culturas. As estufas agrícolas, por exemplo, potencializam ao máximo o desempenho das plantas, resultando em mais qualidade e lucratividade ao agricultor.

As estufas geralmente são cobertas com lonas que possibilitam o ajuste da quantidade de luz e temperatura que chegam no cultivo ou até mesmo por uma espécie de galpão composto por uma estrutura metálica simples, coberto com uma lona adequada . O excesso de sol pode prejudicar o desenvolvimento das mudas e, até mesmo, de algumas espécies adultas. Assim, as lonas são bastante indicadas para controlar e uniformizar a incidência de luz solar, principalmente quando o objetivo é cultivar diferentes tipos de flores.

Além da cobertura das estufas, é preciso avaliar a necessidade de irrigação no terreno, em que o empreendedor de flores pode optar por estruturas permanentes ou móveis. Em alguns casos, em que a plantação se encontra em terreno alugado, é possível transportar toda a estrutura para outras áreas.

Quanto mais próximo o cultivo estiver dos pontos de comercialização e uso, melhor a logística e a perecibilidade dos produtos. Com boas práticas agrícolas na conservação do solo e da água, o agricultor pode ter resultados cada vez mais positivos e melhores perspectivas de crescimento a médio e longo prazo.

Atualmente, com algumas tecnologias disponíveis no mercado, é possível implementar sensores, máquinas e sistemas integrados para ter mais eficiência e segurança na plantação. Com o uso dessas tecnologias, é possível reduzir a quantidade de insumos e tratar cada planta de maneira única e diferenciada, de acordo com suas exigências.

Mesmo assim, ainda é fundamental prestar atenção à qualidade da infraestrutura empregada e como ela pode contribuir para o aumento da produtividade das flores. Alguns recursos garantem mais praticidade, flexibilidade, segurança e eficiência, desde o momento da semeadura até a fase de pós-colheita.

Soluções Sansuy para o setor

A Sansuy é uma empresa com mais de 55 anos de atuação no mercado que atende a diversos setores do agronegócio brasileiro. Sua missão é fornecer produtos e serviços adequados às necessidades dos consumidores e de produtores de pequena a larga escala.

A empresa conta com certificações e um Sistema de Garantia da Qualidade que asseguram a qualidade de seus produtos. A trajetória e vasta experiência da Sansuy faz da companhia uma das melhores parceiras de negócios para quem deseja investir em tecnologia e ter melhores rendimentos no cultivo de flores.

Entre as soluções oferecidas, a Sansuy apresenta alternativas valiosas para o sistema de irrigação. Os produtos têm ferramentas automatizadas que facilitam o manuseio e exigem um baixo consumo de energia. Com isso, o produtor economiza dinheiro e ainda reduz os impactos negativos causados pelo uso extensivo de energia elétrica e hídrica.

O Abrigo Rural é outro produto da Sansuy que garante mais conforto aos trabalhadores e segurança aos aparelhos das atividades agrícolas. Por dispensar bases ou brocas para a fundação, o Abrigo Rural é leve e simples de montar, e desmontar. Sua estrutura metálica galvanizada conta com uma elevada resistência contra intempéries, especialmente raios solares, ventos e chuvas intensas.

As lonas, confeccionadas para estufas e também para coberturas de caminhões e cargas, consistem em um laminado de PVC reforçado com tecido de poliéster de alta tenacidade, sendo totalmente impermeáveis e com grande durabilidade. Por ser leve, a lona de PVC da Sansuy proporciona fácil manuseio, melhor fixação e resistência às variações de temperatura. Além disso Viniarco da Sansuy é uma espécie de galpão composto por uma estrutura metálica simples, porém, dimensionada em conformidade com os preceitos estabelecidos em norma ABNT NBR e fabricada e matéria-prima e componentes de alta qualidade, os principais usos do Viniarco são na aquicultura, piscicultura e na agricultura.

Todas as soluções oferecidas pela Sansuy garantem um cultivo protegido e a possibilidade de criação de microclimas ideais para o desenvolvimento sadio das plantas, com menos interferência de fatores externos. Tudo isso garante um maior controle dos recursos, aumento da lucratividade e mais eficiência no controle de pragas, desde que os equipamentos sejam adaptados de acordo com as necessidades da produção.

Conheça o cenário do cultivo de flores no Brasil

O Brasil cultiva mais de 2,5 mil espécies de flores e plantas ornamentais, sendo que 40% do faturamento anual vem das vendas em datas comemorativas, como Dia das Mães e Dia dos Namorados, de acordo com dados da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Muitos consumidores dão preferência por plantas de vaso, como orquídeas e antúrios, além de flores de corte, como rosas e astromélias.

Apesar da pandemia, os produtores têm se reinventado, adotando maneiras de viabilizar a manutenção de suas atividades. O aumento do comércio online e as entregas em domicílio, por exemplo, são algumas formas que os agricultores encontraram de manter o crescimento de seus negócios, sem deixar de atender ao público consumidor.

Com mais de 8 mil produtores em todo o país e 15 mil hectares de área cultivada, as diversas variedades de flores produzidas no Brasil representam, hoje, um setor bilionário, responsável pela criação de mais de 200 mil empregos em toda a cadeia produtiva. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Floricultura (Ibraflor), o estado de São Paulo é o maior produtor e também o que mais consome flores e plantas ornamentais em todo o país.

Alguns empreendedores do ramo também vêm apostando em tecnologias para o controle biológico de ácaros e pragas que podem afetar o desenvolvimento de algumas plantas, como rosas, orquídeas e gérberas. As tecnologias garantem controle efetivo e uso mínimo de defensivos, o que possibilita a redução das pragas nos cultivos e a eliminação quase total dos produtos agroquímicos.

O relativo baixo custo de produção, a diversidade climática e a posição estratégica do Brasil em relação ao mercado internacional, acabam sendo fatores favoráveis para negócios no setor de flores. A possibilidade de aumento das exportações de flores, por exemplo, atraem diversos investidores que desejam iniciar a produção e conquistar boa lucratividade.

Mesmo com o choque inicial das vendas no início da pandemia, o mercado de flores e plantas ornamentais vem apresentando crescimento e perspectivas de sucesso. A floricultura brasileira é responsável por movimentar bilhões de reais anualmente, representando excelentes chances para a retomada econômica e para a subsistência de produtores em diferentes estados do país.

Principais cuidados nas feiras e exposições

Boas mercadorias, disponibilidade e variedade de opções são alguns dos aspectos essenciais para garantir um bom índice de vendas. Contudo, para além de cuidar do espaço físico do plantio, o produtor também deve saber quais são as melhores práticas e como expor produtos em feiras de maneira adequada.

A empresa, quando conta com uma estratégia de exposição eficiente, pode alcançar aumento nos lucros e diferenciação entre a concorrência. Além disso, as feiras podem ser os locais ideais para conquistar mais oportunidades, novos clientes e parcerias. Grande parte do público que frequenta esses espaços, sobretudo os voltados para o comércio de floricultura, buscam cada vez mais inovações e tendências.

No entanto, para ter uma exposição segura e sem prejuízos, é fundamental planejar bem quais serão as espécies comercializadas na feira. É recomendável dar preferência às plantas mais procuradas e vendidas, para ter uma logística mais ágil e eficaz. Quanto mais bem posicionadas e expostas as flores, mais chances o empreendedor tem de faturamento.

Também é importante pensar nos equipamentos necessários para a exposição das flores. Mesas, tendas, entre outros acessórios e móveis, são essenciais para expor os produtos de maneira esteticamente agradável e sustentável. Isso pode atrair mais consumidores interessados e contribuir para o aumento das vendas na feira.

Saber se comportar e interagir em exposições de floricultura pode aproximar o agricultor das principais tendências do setor, além de ser uma chance de conhecer mais a concorrência e seus diferenciais. A participação nesses eventos ainda pode ser uma boa estratégia para a exibição de espécies exóticas e raramente encontradas no mercado, o que acaba atraindo olhares e a atenção dos clientes.

Pela questão de facilitar a logística, é fundamental que o empreendedor realize um planejamento bem detalhado de como pretende comercializar suas flores. Conhecer previamente o público das feiras e o que os concorrentes oferecem também pode facilitar a escolha das espécies que serão expostas no dia da feira.

Analise, por exemplo, como será feito o transporte, quantos trabalhadores serão necessários e quais equipamentos devem estar disponíveis no local para que a feira tenha bons rendimentos. É justamente nessas oportunidades que é possível promover a sua marca e fazer com que cada vez mais pessoas tenham preferência por suas flores.

Como a Sansuy pode ajudar o seu negócio

A Sansuy é uma empresa brasileira movida pela determinação de criar soluções para os mais diferentes tipos de clientes. A companhia oferece alternativas para sistemas de irrigação, lonas próprias para estufas, galpões lonados e produtos específicos para a pulverização agrícola.

Com o aumento dos investimentos em tecnologia, a marca passou a atender diversos setores da indústria, além de pequenos e médios produtores. Hoje, a empresa conta com unidades em São Paulo, Bahia, Paraná, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul , Mato Grosso do Norte e Pernambuco apresentando grande capacidade produtiva.

Os produtos produzidos pela Sansuy são ideais para quem pretende iniciar no mercado de flores. Os produtos, feitos de PVC, são versáteis e podem ser utilizados também no armazenamento de insumos e revestimento de espaços, visando a proteção do solo e a redução da incidência solar sobre as plantas. Para além de serem instaladas em estufas, as lonas ainda podem ser usadas no transporte das flores destinadas à exposições e feiras.

Com a utilização dos equipamentos oferecidos pela Sansuy, o agricultor pode ter mais precisão e eficiência na estocagem de materiais e matérias-primas, evitando a perda de oportunidades de negócio relacionadas às safras e a períodos específicos. Isso porque todos os itens de produções rurais exigem um armazenamento rigoroso e controlado.

É um fato que as soluções da Sansuy para agronegócio podem viabilizar uma margem de lucro maior e mais produtividade. Todos os produtos oferecidos pela empresa contam com selo de qualidade e são amplamente aceitos no mercado há mais de 55 anos. Quem está pensando em investir no ramo da floricultura deve contar com as ferramentas certas para que o empreendimento tenha sucesso e atinja crescimento.

O cliente pode adquirir os produtos da Sansuy diretamente na loja virtual, de forma simples e ágil. No ambiente digital, é possível encontrar todo o portfólio da Sansuy e as especificações de cada item. Por meio do canal online, a companhia busca se aproximar cada vez mais dos consumidores, oferecendo uma experiência de compra com total segurança e garantia de qualidade.

Na loja virtual, você encontra diferentes tipos de produtos para o seu negócio, de acordo com as necessidades da marca. Na parte de lonas, por exemplo, é possível encontrar itens específicos para barracas de feiras e para usos diversos com as lonas multiuso. O usuário da loja conta com uma experiência de compra completa, antes, durante e depois de adquirir os produtos.

A central de atendimento da Sansuy dispõe de uma equipe totalmente treinada e capacitada para realizar todo o suporte aos clientes. O atendimento é realizado em diversos canais, como telefone, WhatsApp e e-mail. O objetivo principal da empresa é trabalhar para facilitar e proporcionar a melhor experiência para os consumidores, tudo para oferecer uma compra rápida e fácil.

O cultivo de flores é um mercado em crescente expansão no país. Para ter a certeza que o seu investimento no setor terá bons resultados, tenha em mente que é essencial contar com as melhores matérias-primas e insumos na plantação. A Sansuy pode ser a parceira ideal para o seu negócio, pois oferece versatilidade, redução de custos e praticidade no processo produtivo.

Gostou do conteúdo? Aproveite e compartilhe o post nas redes sociais para que as informações cheguem a mais pessoas!

Novidades

Cadastre-se na nossa newsletter
e receba notícias em seu e-mail

Selecione o assunto do seu interesse

    Banner Tanque Circular

    Materiais Gratuitos