Voltar para a página inicial

Saiba como tornar o processo de irrigação sustentável!

Modificado em: maio 31, 2023

A modernidade exige uma nova maneira de produzir, pois impõe, há alguns anos, regras a diversos setores industriais, além de inovar a forma como qualquer empresa faz negócio. Assim, é muito importante que produtores de alimentos e agricultores de todos os portes estejam atentos a novas práticas de manejo, como a irrigação sustentável.

Implementar um sistema desse tipo na sua fazenda atrairá a confiança dos consumidores e contribuirá para a preservação do meio ambiente. Preparamos este texto exatamente para esclarecer os principais detalhes sobre o assunto. Continue a leitura e aprenda mais sobre como tornar o processo de irrigação sustentável.

Por que investir em irrigação sustentável?

Essa é uma maneira de economizar água e dinheiro durante o manejo. É realmente possível produzir alimentos sem desperdiçar recursos naturais e essa pode ser a chance que os fazendeiros têm para deixar o trabalho em dia com os consumidores e com o meio ambiente. Sistemas modernos de captação de água da chuva fazem a diferença em qualquer produção de pequeno a médio porte.

Saiba que, ao utilizar as tecnologias adequadas, é possível ter uma plantação completamente sustentável e lucrar em cima da redução de desperdício. Para tanto, o primeiro passo é investir em uma irrigação sustentável. Os processos tradicionais exigem muito dinheiro para serem instalados, além de apresentarem também um trabalho maior para os procedimentos de captação de água e manejo.

Portanto, é de suma importância que os agricultores estejam também cientes de todo o prejuízo causado ao meio ambiente devido à má utilização dos recursos naturais durante práticas que envolvem a agricultura.

Por que o desperdício de água é um desafio para a irrigação?

Mesmo com o crescimento do agronegócio no Brasil durante os últimos anos, ainda não desenvolvemos uma maneira de economizar água durante a produção de alimentos. A disponibilidade de recursos no nosso território, principalmente hídricos, é uma grande vantagem dos brasileiros quando comparados com outras nações.

Ainda assim, persistimos em adquirir processos de irrigações mais caros, que desperdiçam muita água e contribuem para a escassez hídrica. Esse é um fator que não coloca os produtores como os principais vilões da história, mas nos faz pensar em novas alternativas de produção.

Fato é que, no Brasil, aproximadamente 72% de todo o consumo de água é utilizado durante o processo de irrigação da agricultura. Esse número apresenta um percentual um pouco acima da média mundial, que gira em torno de 70%, apesar de estar abaixo da média se comparado com os países subdesenvolvidos.

Tudo o que abordamos até aqui significa que medidas para economizar água durante a irrigação devem ser adotadas, pois os recursos não são inesgotáveis e a preservação é uma maneira de fazer com que perpetuem.

Como economizar água durante a irrigação?

Existem diversas maneiras de economizar água durante o processo de irrigação. Confira as principais práticas sustentáveis na sequência.

Sistema de gotejamento

Trata-se de um método de irrigação no qual a água circula entre tubos de polietileno sob pressão para as gotas caírem precisamente em direção à raiz das plantas, fazendo com que o percentual de aproveitamento da água gire em torno dos 95%.

Utilizando essa técnica, você será capaz de praticamente anular qualquer desperdício por evaporação ou uso desmedido da água. Isso ajuda a manter a produtividade das culturas de uma maneira totalmente sustentável.

Sistema de microaspersão

Essa é uma técnica utilizada para irrigação sustentável de plantações em que pequenos mecanismos chamados de microaspersores esguicham água em áreas próximas e específicas. Esse é um dos sistemas que utilizam irrigação localizada e permitem economizar água mesmo que em menor escala se caso comparados com o gotejamento por mangueiras de pressão.

Tecnologias modernas permitem a utilização de programas de computação para fornecer informações sobre a umidade das plantas, do solo e do ar, aferindo também as suas respectivas temperaturas. Dessa maneira, o agricultor sabe exatamente a quantidade de água deve ser utilizada durante a irrigação, evitando o desperdício de recursos.

Sistema de fertirrigação

Geralmente, acompanha a irrigação por gotejamento, pois combina os dois métodos ao inserir a fertilização das plantas. Esse sistema utiliza a adição de nutrientes, como sais ou adubos minerais, para que o solo e as plantas absorvam água de maneira mais eficiente.

Como a Sansuy ajuda a economizar na irrigação?

A Sansuy é uma empresa totalmente brasileira que é referência em toda a América Latina no fornecimento de produtos feitos de PVC. Nossos tanques e cisternas são produzidos com excelência para que você armazene a água da chuva de maneira eficiente, o que é uma ótima alternativa para economizar durante a irrigação, pois é possível reutilizar a água nesses tanques.

Quais são os benefícios da irrigação sustentável?

Confira abaixo a lista que preparamos com os principais benefícios de investir em uma irrigação sustentável.

Baixo custo de manutenção

Irrigações sustentáveis reduzem os custos com manutenção exatamente por não exigirem muita energia elétrica e não utilizarem combustíveis no dia a dia. As que utilizam energia solar, por exemplo, são capazes de baratearem todo o processo, inclusive o de instalação.

Variedade de sistemas

Irrigações sustentáveis não são presas a sistemas tradicionais, pois são capazes de se adaptarem ao ambiente e à necessidade do produtor. Desse modo, você fica mais livre para escolher o método que melhor se aplique na estratégia do seu negócio.

Preservação do meio ambiente

Ao optar por um sistema de irrigação sustentável, você vai ter um método de produção eficiente e que preserva o meio ambiente. Também é válido ressaltar a importância da transparência com os seus consumidores ao mostrar a sua situação perante as obrigações relacionadas aos cuidados com os ecossistemas.

Você acabou de aprender mais informações valiosas sobre irrigação sustentável. É incrível como esses sistemas são versáteis e eficientes ao mesmo tempo. Comece agora mesmo a produzir de maneira sustentável.

Se você gostou deste texto e quer implementar a irrigação sustentável o quanto antes em seu negócio, entre em contato com a Sansuy e adquira a sua cisterna!

Novidades

Cadastre-se na nossa newsletter
e receba notícias em seu e-mail

Selecione o assunto do seu interesse

    Banner Tanque Circular

    Materiais Gratuitos