+55 (11) 2139-2888 [email protected] Voltar para a página inicial
ACESSAR LOJA
+55 (11) 2139-2888 [email protected]
×

Comprar ou alugar galpão para armazenagem? Saiba qual a melhor opção

Modificado em: maio 31, 2023

Você sabe qual é a alternativa mais rentável sobre comprar ou alugar galpão? Para quem atua na área industrial, em ramos como o de suprimentos, por exemplo, a busca por soluções de armazenagem passa diretamente pela melhor resposta a essa questão.

Não é para menos: um bom espaço de estoque de itens precisa entregar praticidade e organização, facilitando todos os processos logísticos ao evitar perdas e otimizar lucros. A dinâmica operacional depende desses aspectos para funcionar bem, portanto.

Para que sua produção jamais corra riscos desnecessários, continue conosco por aqui, confira o texto na íntegra e fique por dentro dos principais conceitos e dicas, sobretudo no que diz respeito a essa dúvida: comprar ou alugar galpão? Responderemos. Boa leitura!

Quais são as características essenciais de um galpão?

Antes de dar sequência ao conteúdo, vale a pena conhecer as peculiaridades que definem esses ambientes tão importantes para uma série de procedimentos logísticos no mundo corporativo. Veja.

Piso resistente

Itens muito pesados, somados à presença de água e ao frequente transporte interno na área do galpão exigem bastante do piso. Esse nível elevado de cargas envolvidas na rotina operacional pode provocar, entre outras coisas, rachaduras, infiltrações, trincas e inclusive desmoronamentos.

É interessante enfatizar, aliás, que a movimentação de pessoas, sem falar nas máquinas circulando, como empilhadeiras, por exemplo, também demanda um trabalho forte do piso. Recomenda-se, em geral, que a capacidade mínima de suporte dele seja de seis toneladas por metro quadrado.

Pé direito alto

O pé direto é a altura da caluna lateral . Por isso, ventilação e manutenção da temperatura representam os dois principais motivos pelos quais um galpão deve ter o pé direito alto. Essa máxima vale tanto para a conservação dos itens estocados quanto para quem transita pelo local, evitando que ele fique abafado e quente.

Ainda podemos incluir a facilidade de acesso como outro benefício de um pé direito de medidas satisfatórias. Muitas vezes as mercadorias ficam empilhadas, ou seja, o espaço precisa entregar boa capacidade de armazenagem no sentido vertical. Cerca de 5 a 6 metros livres, em média, já significam um tamanho propício à eficiência dos trabalhos.

Boa iluminação

Todos os produtos armazenados no galpão precisam estar à vista, tornando o acesso mais simples e, sobretudo, rápido.

Sempre que possível, a luz natural deve ser aproveitada, já que garante economia e sustentabilidade. Em circunstâncias específicas, vale até aplicar telhas translúcidas visando o aumento da claridade solar.

Sistema de combate a incêndio

Quando se fala em armazenamento de mercadorias, a segurança figura como aspecto primordial. Um sistema capaz de combater incêndios, então, deve ser prioridade.

Eventuais prejuízos financeiros ficam cobertos, protegendo itens e aparelhos importantes para a logística. Em qualquer ambiente, vale o alerta: a sinalização precisa facilitar o acesso aos extintores, localizados em pontos estratégicos do galpão.

Pátio extenso

É uma relação lógica, quanto maiores o pé direito e a área do galpão, maior é a capacidade de estoque de produtos. Além disso, existem outros benefícios intrínsecos a um pátio extenso, como o acréscimo de eficiência ao controle do estoque.

Essa disponibilidade de espaço ainda agrega vantagens sob a ótica da circulação de pessoas, máquinas e mercadorias, que ganha dinamismo. Docas e rampas de acesso para carretas, por exemplo, também consistem em aspectos positivos de um tamanho amplo de galpão, mas claro, sempre segundo a demanda da empresa.

Quais são os diferentes tipos de galpão?

Para saber se é melhor comprar ou alugar galpão, você deve estar por dentro também dos distintos modelos. As características deles ajudam na identificação da alternativa adequada para as necessidades da sua organização. Os principais tipos são:

  • Duas águas: O modelo “duas águas” é construído em estrutura de aço galvanizado e membrana têxtil de PVC  e atende clientes que desejam explorar soluções inteligentes no setor de armazenagem. Podem ser indicados para Segmento Atacadista, Industrial, Agronegócio e Construção Civil;
  • piramidal — recomendados para ambientes de medidas limitadas e eventos em geral, pois são frutos de tendas semi tensionadas que não exigem fundações. Chapas de aço, aparafusadas ou encaixadas, formam o galpão piramidal, que pode variar de 25 a 225 metros quadrados, vantagem para estoques menores;
  • shed — com coberturas montadas em degraus, estimulando a circulação do ar e a iluminação, galpões shed são mais indicados para itens que demandam conservação cuidadosa, com vãos entre volumes;
  • inflável — essa é a opção perfeita para quem precisa de um galpão de forma urgente. Afinal, os infláveis são erguidos a partir de insuflação de ar, minimizando o impacto de mudanças climáticas repentinas, por exemplo;
  • de dois pisos — se o objetivo consiste em unificar a gerência e o armazenamento da companhia, o galpão de dois pisos é o melhor. Isso porque o ambiente fica separado em andares distintos, otimizando o aproveitamento do espaço.

Então, comprar ou alugar galpão?

No começo do post nós prometemos a resposta e aqui está ela: a melhor alternativa é a compra do galpão. Trata-se de um investimento importante, mas que atua como um excelente combustível para o crescimento exponencial da empresa.

Ao optar por esse caminho, você já elimina todos os imprevistos do aluguel que fogem do controle da organização. Afinal de contas, o espaço passa a ser de uso integral da sua corporação, permitindo a customização ideal e ainda acrescentando um ativo, aumentando o valor dela.

A avaliação fica mais exata, sem falar que a estrutura pronta do espaço pode ser aproveitada para otimizar possíveis modificações. De forma geral, também se ganha bastante flexibilização para a realização das operações diárias no galpão. Resumimos as vantagens da compra abaixo:

  • avaliação mais exata;
  • possibilidade de fazer modificações;
  • valorização;
  • diminuição de custos;
  • espaço multifuncional;
  • poder de negociação;
  • melhor controle dos processos.

É claro que esse investimento, que o torna uma alternativa mais frutífera do que alugar galpão, depende de um processo minucioso de averiguação do espaço. Não esquecemos, obviamente, da relevância de ter o poder financeiro necessário, mas para qualquer empresa que quer crescer e garantir o controle das próprias operações, vale o planejamento.

Na hora de dar início a essa pesquisa, considere as informações listadas ao longo do texto e procure uma marca especializada e de credibilidade para negociar. Nós, da Sansuy, somos uma empresa 100% brasileira que, desde 1966, é focada em criar soluções para os clientes, inclusive oferecendo galpões de alto padrão de qualidade, acesse o site do Vinigalpão e conheça melhor esse produto da Sansuy!

Caso queira conhecer melhor nosso trabalho, aproveite a visita ao blog e entre em contato com a gente!

Novidades

Cadastre-se na nossa newsletter
e receba notícias em seu e-mail

icon_newsletter

Selecione o assunto do seu interesse

    vinilona_cinza_20_2_1

    Materiais Gratuitos