Cadastre-se e receba novidades  
Selecione o assunto de seu interesse:
Enviando sua inscrição  
Loading...
Soluções para o Agronegócio

Conheça 9 soluções da Sansuy para o agronegócio

9 soluções da Sansuy para o agronegócio

O agronegócio é um segmento essencial para a economia do Brasil. E os dados deixam isso bem claro: em 2019, o setor movimentou mais de um trilhão de reais, quantia referente a cerca de 21% do PIB nacional. Não à toa, a tecnologia tem trazido alternativas cada vez mais eficientes para estimular avanços.

Diante de um cenário em que a produção de insumos oriundos desse ramo segue ganhando relevância, é muito importante que os profissionais do meio tenham cesso garantido as ferramentas capazes de entregar melhorias às operações. E as soluções da Sansuy para o agronegócio caminham exatamente na direção do progresso.

Para conhecer melhor nossas opções, continue conosco até o final do post. Ao longo do conteúdo, explicamos em detalhes algumas soluções à disposição, trazendo ainda cases de sucesso de clientes da Sansuy. Boa leitura!

O uso de lonas no agronegócio

Praticidade, flexibilidade, segurança e eficiência. Quatro palavras ligadas diretamente às demandas de uma produção em larga escala e de grande impacto, como é o caso do agronegócio no Brasil.

Daí surge a necessidade, portanto, de investir em lonas e produtos confeccionados com as mesmas.. Esse tipo de material entrega vantagens vitais para as operações no campo e transporte, sobretudo devido aos motivos listados a seguir. Confira os principais benefícios de usar lonas no agronegócio.

Segurança com praticidade

A proteção assegurada pela lona de PVC tem bastante versatilidade. Afinal de contas, a estrutura serve para, entre outras vantagens, auxiliar na proteção no momento do transporte de alimentos, estocar itens, atuar na defesa contra intempéries, revestimento de tanques, proteção do solo etc.

Sob o ponto de vista estrutural, uma série de manobras ficam ao alcance dos operadores do material. Até mesmo máquinas mais pesadas, como tratores e empilhadeiras, funcionam a pleno vapor em ambiente com coberturas de lonas, já que não existem colunas ou pilastras entre as áreas laterais, no caso de galpões lonados, por exemplo.

Os produtos da família Vinilona para fins de transporte, como a Vinilona, Cotonlona e o sistema de enlonamento mecanizado Vinilona R Superfácil, este último bastante usado em implementos agrícolas, podem ajudar nesse mercado agro. As lonas multiuso, não por acaso, entregam uma série de benefícios, como:

  • multifuncionalidade;
  • Cobrir e proteger equipamentos e ferramentas, como adubadeiras, plantadeiras e outras máquinas usadas nessa atividade;
  • divisão em dois produtos principais (Vinilona 500 e Vinileve KP500);
  • produção oriunda da experiência de aplicações práticas no mercado;
  • tecnologia retardante de chamas — no caso da Vinilona 500, protegendo os materiais.

Armazenamento adequado

A estocagem correta representa um processo dos mais importantes no agronegócio. Sem eficiência e precisão nesse estágio operacional, a qualidade produtiva se perde e pode causar sérios danos estruturais e, por fim, econômicos.

Com o uso de lonas e opções de equipamentos que as usam como base, uma das principais soluções da Sansuy, as condições de armazenamento recebem um excelente acréscimo de segurança. Os grãos, por exemplo, necessitam dessa atenção ao máximo, evitando a perda de oportunidades de negócio relacionadas às safras e períodos específicos.

Todos os itens oriundos de produções rurais exigem uma estocagem de primeira linha, na realidade. Deixar materiais depositados de qualquer maneira significa um alto risco de prejuízos, principalmente pela vulnerabilidade à qual eles ficam expostos nesse caso.

A adequação do armazenamento começa na escolha dos materiais utilizados na formação das estruturas de estoque. Oscilações climáticas podem demandar firmeza para que se impeça problemas estruturais em pisos, paredes e telhados, por exemplo. Nesse cenário, a resistência das lonas cumpre função primordial.

Controle de temperatura

É fato que as condições climáticas são decisivas para o agronegócio, interferindo de modo direto em vários hábitos, práticas e necessidades. E as lonas, diante desse contexto, entregam outro benefício muito valioso: a regulagem de temperatura dos ambientes.

Há produtores que empregam as estruturas, aliás, como espécies de estufas. Explica-se: a lona torna o período de produção das mudas bem menor, deixando a incidência de luz e calor reduzida sobre o cultivo.

Para o segmento específico das frutas, por exemplo, abre-se um leque incrível de possibilidade, podendo fazer colheitas até mesmo fora da época de cada item. Despesas ligadas a insumos e defensores agrícolas também caem, já que eles deixam de ser prejudicados pela água oriunda das chuvas.

Ainda nesse mesmo pacote da regulagem de temperatura a partir do isolamento das áreas de produção, entra outra vantagem interessante: o controle de pragas. Ao contrário do que acontece em culturas a céu aberto, o cultivo protegido dado pela lona cria uma bolha protetora.

9 soluções da Sansuy para o agronegócio

Há mais de 54 anos no Brasil, somos uma empresa movida pela determinação de criar alternativas únicas para o consumidor. Com o passar do tempo, a Sansuy se aperfeiçoou e hoje atende a diversos setores dentro do agronegócio.

É por isso que, na sequência do post, listamos nove soluções incríveis e úteis que estão à disposição dos nossos clientes. Tudo em busca de estimular a produção nacional e colaborar para que o mercado siga em crescimento constante. Veja!

1. Vinibiodigestor

Em parceria inovadora com a Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da UNESP, a Sansuy elaborou biodigestores a partir de geomembranas de PVC flexível. Respeitando o meio ambiente acima de tudo, o processo resultou em um produto econômico e extremamente racional.

O Vinibiodigestor teve desenvolvimento focado na estocagem de dejetos animais, usando o gás metano oriundo da decomposição dessas substâncias para gerar energia em abundância. Entregando ótimo custo-benefício, o gás é útil na cozinha para preparar alimentos, na iluminação, em motores, incubadoras, aquecedores de água etc.

Os dejetos são transformados em fertilizantes, eliminando o mau cheiro. Áreas como suinocultura, avicultura, fecularias, ovinocultura, frigoríficos e muitas outras podem tirar proveitos desse produto.

2. Biodigestor Plus

Também criado em conjunto com a UNESP, o Biodigestor Plus atende as demandas específicas de cada propriedade rural, entregando originalidade e estimulando o caráter sustentável, tão necessário hoje em dia na agroindústria.

Conservação do meio ambiente e cumprimento das demandas energéticas a partir da geração de biogás e biofertilizantes são duas das premissas do sistema. A energia limpa é oriunda de um aparelho existente em diversos modelos, formas e medidas, que trabalha com inúmeras tecnologias em conjunto para garantir resultados de alto padrão.

A frequência, o tipo de insumo usado e os objetivos gerais de cada propriedade são perfeitamente controláveis e flexíveis. O Biodigestor Plus, portanto, garante excelente performance para converter insumos e resíduos em combustíveis limpos, tratando dejetos animais, esgoto, lixo doméstico, restos de cultura vegetal etc.

Todos os substratos tratados ficam isolados, o que minimiza o aparecimento de moscas e outros patógenos. Como se não bastasse, as demandas biológicas e químicas caem, e a matéria orgânica passa a ser bem melhor aproveitada, baseada em minerais.

3. Tanques de piscicultura

O aquanegócio também é parte importante do universo agro, certo? Portanto, os tanques de piscicultura são outros recursos que a Sansuy oferece. Existem duas linhas: o Vinitanq e o Vinitank XP que, apesar dos nomes semelhantes, têm diferenças, conforme você observa a seguir.

Vinitanq

Trata-se de uma estrutura voltada ao desenvolvimento de organismos aquáticos em diversas formas e tamanhos. O Vinitanq atua submerso na água, característica possibilitada por sua fabricação envolvendo o legítimo Sannet, tela de poliéster com alto índice de tenacidade recoberta com PVC flexível e resistente a intempéries.

Também chamado de tanque-rede, o produto assegura a flexibilidade ideal para o manejo de todas as técnicas de produção. O diâmetro varia entre sete e 40 metros, e a Sansuy garante seu credenciamento no programa Mais Alimentos. Outros benefícios do Vinitanq:

  • resistência a raios ultravioleta;
  • instalação fácil;
  • transporte, manejo e manutenção igualmente simples;
  • avançada tecnologia de ambiência;
  • não causa lesões aos peixes devido a sua maciez;
  • favorecimento à criação de diferentes espécies.
  • facilidade para a observação dos peixes etc.

Vinitank XP

Já o Vinitank XP também possui particularidades. Ele é um reservatório circular pré-moldado, oriundo de fabricação envolvendo tela soldada de fios de arame de aço carbono galvanizado à fogo. Além disso, carrega um bolsão confeccionado com laminado de PVC e reforçado por um tecido de fios de poliéster de alta tenacidade, assim como o Vinitanq.

A capacidade do produto fica entre 5 mil e 10 mil litros, e a dimensão apresenta 6,4 x 1m. Ainda existe a possibilidade de instalar um dispositivo chamado Tela Anti Fuga. Mais vantagens do Vinitank XP:

  • evita a degradação precoce;
  • a matéria-prima não dá sabor nem cor à água;
  • soldas duráveis;
  • abastecimento rápido, sem desperdício de água;
  • rápido retorno do investimento;
  • criação de isca viva;
  • treinamento da alimentação de peixes carnívoros etc.

4. Vinimanta

As soluções da Sansuy para o agronegócio estão concentradas em muitos segmentos, conforme já ressaltamos. A aquicultura também recebe a devida atenção da empresa, e a Vinimanta aparece com destaque.

O sistema integrado é voltado ao desenvolvimento de organismos aquáticos em ambientes específicos, como viveiros escavados ou tanques, devidamente revestidos e impermeabilizados pela Vinimanta.

Antes que você se pergunte o conceito de Vinimanta, nós explicamos: é uma manta de PVC que bloqueia perdas de líquido devido a contratempos relacionados a infiltrações em tanques, reservatórios, lagoas, canais de irrigação, sistema de abastecimento de culturas e unidades de criação de seres aquáticos.

A Vinimanta tem produção composta por PVC, plastificantes, aditivos e estabilizantes que garantem propriedades de bastante resistência e flexibilidade. Portanto, costuma ser recomendada para impermeabilizar reservatórios, atuando como barreira diante de infiltrações e desperdícios de água.

Confeccionada em módulos ou painéis, o produto busca diminuir práticas envolvendo solda nos locais de obra. Como consequência, a ideia é reduzir despesas com mão de obra no processo da instalação e, de quebra, ganhar tempo para concentrar esforços em outros aspectos importantes.

5. Vinigeomanta

Aplicável em locais como obras geotécnicas, construção civil e, claro, no agronegócio, a Vinigeomanta consiste em uma geomembrana de características muito valiosas para quem a opera.

Entre suas principais características, figuram a impermeabilização de zonas de tratamento de esgoto, áreas de lixiviação, aterros sanitários e outros espaços semelhantes. Com bastante flexibilidade de ajuste a diferentes estilos de terreno e substrato, a Vinigeomanta não precisa de suportes específicos para a montagem.

Em geral, ela é empregada em projetos voltados à preservação do meio ambiente, sem agredi-lo. O formato costuma ser retangular, composto por um laminado de PVC e a já citada geomembrana que pode ter ou não o chamado geotêxtil.

6. Vinitubo

Muito útil no processo de condução de água bruta, o Vinitubo propicia o forte incentivo à aplicação mais racional possível dos recursos hídricos. Trata-se de um tubo para irrigação que, em determinadas situações, atua inclusive se valendo da força da gravidade.

Ele tem composição de um laminado reforçado por PVC ou uma lona de PVC. O tecido carrega fios de poliéster com tenacidade elevada e revestimento nas duas faces a partir do emprego de um filme de PVC e aditivos.

As medidas, costumeiramente, oscilam entre 30 cm e 60 cm no diâmetro e comprimento de até 100 metros. A Sansuy oferece tamanhos especiais sob medida, de acordo com a demanda do cliente. A cor padrão é cinza, mas também existe a possibilidade de acertar tonalidades personalizadas.

De embalagem individual, o Vinitubo garante muitos benefícios a quem investe nele. O material, por exemplo, assegura excelente resistência aliada a durabilidade e uma superfície 100% impermeável. De quebra, ele é leve, bastante maleável e de manuseio e transporte marcados pela praticidade.

A instalação é rápida, além disso, existem soldas eletrônicas de frequência elevada e outras vantagens como ampliação de comprimentos sem a necessidade de cumprir limites estabelecidos previamente.

Reparos ocorrem em campo, sempre de maneira ágil. E como é o caso dos demais produtos citados, existe a assistência técnica oferecida pela Sansuy no Brasil inteiro.

7. Vinigalpão e Abrigo Rural

O Vinigalpão e o Abrigo Rural aparecem no mesmo tópico, porém, há diferenças. Veja na sequência as vantagens de ambos.

logística no agronegócioPowered by Rock Convert

Vinigalpão

Essa estrutura metálica de aço carbono carrega fechamentos laterais em lona vinílica, resistindo a cargas de ventos conforme aponta as normas da ABNT. Devido ao reforço de poliéster, o Vinigalpão é 100% impermeável, garantindo proteção contra raios ultravioleta e e pode ser usado para armazenamento em diversos segmentos, inclusive no agro.

O produto ainda entrega efeito oxidante, antimofo e auto-extinguível, não propagando chamas. Sujeiras não ficam impregnadas, facilitando a limpeza da estrutura. De quebra, todas as emendas têm origem em uma solda eletrônica de alta frequência, o que dá qualidade, resistência e durabilidade à área coberta.

Além disso, a estrutura modular pode ser readequada segundo as demandas, até mesmo envolvendo a transferência a outro local. A instalação não gera entulhos nem passivos ambientais, colaborando para uma produção sustentável.

Abrigo Rural

Tamanho e cor devem ser avaliados, pois a definição acontece sob medida. O Abrigo Rural, então, recebe confecção com lona de PVC e reforço de tecido de fios de poliéster de alta tenacidade.

O produto é pensado sobretudo para trabalhadores e aparelhos envolvidos em atividades rurais e aplicações semelhantes. Dispensando bases ou brocas para fundação, o Abrigo Rural chama atenção pela leveza e facilidade de montar e desmontar.

Fora isso, ainda se destacam a estrutura metálica galvanizada e a elevada resistência contra intempéries, especialmente raios solares e chuvas fortes. Existe também a hipótese de modulação nas cabeceiras entre abrigos de medidas iguais, além da assistência de abrangência nacional da Sansuy.

8. Vinitouca

O oitavo item da nossa lista é a Vinitouca, um tipo de cobertura perfeito para fardos de algodão. Confeccionado com tecido de poliéster, o produto tem revestimento nas duas faces com filme de PVC e aditivos.

Como complementos, aparecem fitas de travamento e amarração posicionadas no sentido transversal. Essa peculiaridade entrega um acréscimo valioso de resistência mecânica e estabilidade dos fardos.

Por fim, ainda vale destacar a possibilidade de inserção da logomarca de acordo com solicitações e demandas do cliente.

9. Reservatórios de água

Na linha Viniliq, a Sansuy também garante a operação tranquila e eficiente de quem trabalha com transporte e armazenamento de água. São dois produtos específicos: o Viniliq Estacionário e Viniliq Pipa. Confira.

Viniliq Estacionário

Com capacidade que variam de 450 a 15 mil litros, o Viniliq Estacionário cumpre excelente papel como reservatório de água. O produto entrega ótimo custo-benefício, sobretudo em zonas de baixa disponibilidade de água ou para fins de uso emergencial.

Ele atua como se fosse uma caixa d’água flexível e bastante móvel. Por conta disso, permite a instalação em pisos planos de indústrias, além do comércio, casas e até setores de serviço. Também pode abastecer água potável ou incentivar seu reuso.

Viniliq Pipa

A capacidade do Viniliq modelo Pipa começa em 450, mas vai até 6 mil. Essa alternativa da Sansuy auxilia no abastecimento instantâneo de água, seja potável ou para reutilização, evitando desperdícios. A confecção em lona de PVC assegura resistência, impermeabilidade e prevenção contra a dengue, por exemplo.

Se não estiver sendo utilizado, o armazenamento é simples devido ao caráter dobrável da estrutura. Outros benefícios envolvem o sistema contra contaminações da água, a flexibilidade de instalação, o engate rápido, as válvulas de enchimento e esvaziamento etc.

Cases de sucesso

Ao longo das mais de cinco décadas de história da Sansuy, muitos clientes viraram parceiros na pura acepção da palavra. É por isso que surgiram inúmeros cases de sucesso, com empresas do setor aproveitando as soluções da Sansuy para o agronegócio.

A seguir, trazemos alguns exemplos de marcas já reconhecidas nos seus respectivos mercados.

Frigorífico Irmãos do Vale

Localizado em Santa Cecília/SC, o frigorífico Irmãos do Valle procurou informações e descobriu a Sansuy como organização que realmente investe em tecnologia. A compra foi de um biodigestor.

O responsável, Miguel Rogério Busato do Valle, ressalta: “pela necessidade dos tempos modernos, se viu a necessidade de fazer um tratamento de efluentes de forma sustentável. Sentimos carência de empresas no mercado em busca desse objetivo até encontrar a Sansuy”.

A partir da ideia de realizar um tratamento totalmente biológico para frigoríficos, usando apenas bactérias para tratar os efluentes, sem produtos químicos, o Irmãos do Valle chegou a 98% de eficiência. E isso sempre cumprindo os padrões da legislação nacional, com um custo relativamente baixo, segundo o próprio Miguel.

“Depois da implantação do projeto, tivemos uma série de melhorias. Os odores diminuíram bastante, próximo a zero. E a incidência de insetos, como moscas, teve redução na casa dos 100%, com um ganho no balanço social”, diz ele.

O biodigestor também viabilizou a produção de gás metano no local: “a Sansuy acreditou na viabilidade do projeto e, com seu corpo técnico, foi responsável pelo sucesso”, finaliza Miguel.

José Aldivino

Conforme observamos no post, pequenos produtores rurais também podem usufruir das soluções da Sansuy. Prova disso é José Aldivino, outro a investir em um biodigestor da marca e notar os resultados expressivos de maneira bem clara. Ele trabalha com a criação de javalis.

“Optei pelo biodigestor apenas pelo motivo ligado ao meio ambiente. O javali é um animal da fauna silvestre, e muita gente tem reclamado sobre os dejetos que ele produz. Me vi na obrigação de investir no biodigestor”, conta.

José ainda seguiu a linha de Miguel, do Irmãos do Valle, enfatizando o sumiço das moscas no local. Para ele, o sistema colabora muito para o funcionamento correto da granja que administra. E o curioso é que tudo começou a partir da dica de um amigo, que recomendou a Sansuy.

Sobre o sistema, Aldivino acrescenta: “com o biofertilizante, a ideia é começar a usar o biogás como aquecedor, pois pretendo fazer uma coleta extensiva de frangos caipiras e, na época do frio, preciso aquecer”.

O produtor afirma também que sempre foi bem atendido pela nossa marca: “fiquei 100% satisfeito com o projeto. Nunca deixaram de dar assistência, nem mesmo na época da instalação, que necessitou de escavação, e recebi toda a assistência”.

Batatais Agroambiental

A empresa da cidade homônima, no interior de São Paulo, trata a preservação do meio ambiente como princípio de gestão. Um dos administradores, André Freiria, disse ter recebido grande influência da sua época de faculdade a esse respeito, o que ajudou a fortalecer o conceito.

“É uma satisfação ter o biodigestor aqui. Tratávamos o esterco quase como uma sujeira e hoje vemos ele como um benefício. Fazemos questão de realizar o uso adequado dele e, para a rotina daqui, não houve complicação nenhuma. Pelo contrário: a organização cresceu”, diz ele.

A fertilização, de acordo com André, começou a manifestar resultados positivos cerca de um após o início das operações. O intuito da empresa consiste em diminuir a necessidade da adubação química, e na sequência a produção de biogás seria o foco.

“Sempre senti muita credibilidade na Sansuy. Foi o primeiro motivo para minha avaliação positiva, mas em todos os contatos subsequentes com a equipe, percebi confiança e transparência”, finaliza Freiria.

Granja Ouro Preto

Localizada na cidade Ibiúna/SP, a Granja Ouro Preto está representada na voz do fundador e proprietário Luiz Soto Garcia. Preservar a natureza e gerar energia elétrica própria, nas palavras de Seu Luiz, são os atributos que movem a empresa.

“Meu biodigestor foi instalado em novembro de 2013. A energia é produzida por ele mesmo, ao invés de jogar os resíduos em represas. Sem falar na transformação do dejeto em húmus de minhoca. Me alegra participar desse projeto”, conta ele.

Desde o primeiro contato, Seu Luiz percebeu o diferencial da Sansuy. Com a intenção de qualificar a abordagem da marca com relação à sustentabilidade, o biodigestor passou a dar uma “destinação nobre ao lixo”, como fala o dono da granja, “de preferência acompanhado de rendimento financeiro”.

“A preocupação era o gás metano que jogávamos na atmosfera. E eu não queria poluir minha represa de forma alguma. No contato com a Sansuy, recebemos a oferta do produto aliada a uma explicação completa a respeito”, afirma.

Hoje a Ouro Preto tem autonomia todos os dias, inclusive nos horários de pico.

Fazenda Catete

“Conhecemos a Sansuy pela força da marca, vendo na internet, nas lonas etc. Sentimos confiança e qualidade nos contatos, com total disponibilidade de desenvolver um projeto, juntos, aqui, para chegarmos aonde queríamos”.

As palavras de Luiz Gustavo, proprietário da Fazenda Catete, de Ilicínea/MG, explicam bem o impacto da Sansuy no projeto. Satisfeito com o resultado da parceria oriunda do investimento no biodigestor, ele discorre a respeito da operação dos processos feitos pelo sistema na fazenda.

“Temos um espaço para vaca com camas de areias, lavamos três vezes ao dia sempre com a mesma água. A partir da lavagem, a água passa num separador e é dividida do esterco, depois vai a um depósito. A bomba pega a água com esterco e faz essa separação. O sólido fica no depósito e o líquido cai na lagoa, e então recomeçamos o projeto”.

“O único acréscimo de água é a urina dos animais. Diariamente circulam 140 mil litros de água aqui: 100 vão ao reuso e 40 nas lavouras. Na época do milho plantado nas lavouras, a água fica no café. Se não, vai ao milho. Onde o material entra, a qualidade sobe demais”, conta Luiz Gustavo.

Desde o impacto dos produtos que podem ser feito a partir da lona até os cases de sucesso envolvendo a nossa empresa, passando pelas soluções da Sansuy para o agronegócio, ao longo do conteúdo você conferiu a expertise que oferecemos. Não deixe de avaliar suas necessidades e, então, busque qual dos nove itens citados melhor lhe atende para otimizar sua produção!

O post foi útil para você? Quer tirar dúvidas sobre a Sansuy ou conhecer mais detalhes? Aproveite a visita ao blog e entre em contato conosco agora mesmo!

ebook-hidroponiaPowered by Rock Convert