Qual feirante nunca se perguntou a respeito de quais produtos para vender na feira seriam mais lucrativos ou venderiam mais? Tal dúvida é bastante comum, pois, no geral, cada feira tem um perfil de gosto de clientes específico. Desse modo, é relevante entender o que pode ser de agrado geral e qual margem de lucro pode ser maior, quando comparada a outras mercadorias.
Investir em esforços para fazer uma boa escolha de itens a serem vendidos faz toda a diferença no resultado final. Por isso, é relevante que conheça sobre diferentes setores, a fim de entender se uma maior diversidade será a melhor estratégia para seu negócio ou não, por exemplo.
Separamos, neste artigo, tudo o que você precisa saber para escolher os produtos certos na feira! Se não quiser perder nenhum detalhe, continue a leitura conosco.
1. Prefira produtos com alta demanda
Produtos com alta demanda são sempre uma ótima opção, pois o giro de vendas é grande. Ou seja, se sua barraca vende legumes e verduras, é importante garantir aquilo que é básico na salada, por exemplo, que terá uma grande procura por parte dos consumidores.
Se você tem experiência, com certeza já terá uma ideia do que tem maior procura. No entanto, é sempre importante conversar com outros feirantes e buscar mais a respeito em diferentes feiras para entender no que você deve investir mais.
Lembrando que, quanto maior a venda de seus produtos, menor será seu estoque e, consequentemente, seu custo de armazenamento. Logo, seu lucro será maior. Portanto, não deixe de dar atenção a esse ponto!
2. Cosméticos naturais para pronta entrega
A nova onda dos cosméticos são aqueles feitos com ingredientes naturais, devido à grande popularidade de suas propriedades hidratantes, cicatrizantes etc. Você pode investir em sabonetes, hidratantes, shampoos sólidos, desodorantes e outros.
Para isso, busque um bom fornecedor e tenha certa diversidade de produtos, além de um menu com todas as opções restantes. É preciso, afinal, saber o que os clientes vão querer consumir em uma próxima vez.
Não se esqueça de entender quais tipos são mais vendidos, porém ofereça para todos os tipos de pele! Se possível, deixe uma amostra para que os clientes possam cheirá-los, passar em suas peles e confirmar a qualidade!
3. Invista em mercadorias que não sejam comuns na grande concorrência
Outra forma de escolher produtos para aumentar o sucesso de sua barraca é garantir que os grandes concorrentes não os tenham. Por exemplo, se você vende frutas, pode fazer uma pesquisa nas feiras de que participa e saber quais são as que mais faltam ou que não são vendidas.
Após isso, veja quais opções são procuradas pelos clientes e invista para trabalhar como um diferencial. Algumas mercadorias que são bastante raras são favas de baunilha, pitaya, jaca verde e outras.
4. Opte por produtos que não são fáceis de serem encontrados em supermercados
Alguns itens são bastante comuns em feiras, no entanto, não estão presentes em grande mercados. Cereais são exemplos bastante comuns de serem mercadorias de destaque para feirantes, já que muitas pessoas os buscam para receitas, dietas ou produção de remédios caseiros.
Você ainda pode ofertá-los a granel, opção de levar a quantidade que o cliente escolher. Ela é uma ótima alternativa para aqueles que não querer ir a grandes centros comerciais e ter de levar mais do que precisam. Portanto, invista na ideia!
5. Acessórios são sempre um bom diferencial nas feiras
Se você quer investir em algo diferente, lembre-se de que acessórios são uma ótima opção, principalmente pelo baixo custo de investimento. Por exemplo, você pode vender brincos ou colares com margens de lucro de 100% ou mais, em especial, se comprar em grande atacadistas, como os da Rua 25 de Março, em São Paulo.
Algumas boas escolhas de acessórios são conjuntos de anéis para todos os dedos, que estão bastante em alta, assim como opções coloridas para épocas sazonais, como o Carnaval.
6. Lembre-se de que lanches são uma boa opção
Quem nunca foi à feira e sentiu uma fome, após sentir cheiro de diferentes tipos de comida e bebida, que atire a primeira pedra! Lanches são sempre uma boa opção, pois a feira é um ambiente composto por algumas barracas que oferecem, por exemplo, pastel e sucos naturais, despertando a vontade em muitos consumidores.
Se sua barraca oferece também comida, é possível que o cliente já aproveite um único local para fazer suas compras. Uma ótima alternativa é investir em sanduíches naturais, pois são mais difíceis de serem encontrados, são menos gordurosos que outros tipos de lanche e podem ser resfriados em bolsas térmicas. Que tal experimentar?
7. Saiba tudo a respeito de seus produtos
Por fim, mas não menos importante, antes mesmo de listar produtos que sejam estratégicos para o seu negócio, é essencial saber tudo sobre o que vai vender. Essa dica é muito relevante, pois quem nunca desistiu de comprar alguma coisa por falta de informação ou insegurança no discurso de vendedor?
Além de trazer credibilidade para a sua barraca, o cliente também terá muito mais confiança para adquirir sua mercadoria. Ou seja, se estiver disposto a expor frutas, por exemplo, é necessário que saiba o máximo possível sobre elas (particularidade de cada, receitas, benefícios para a saúde etc). Assim, é possível até vender mais do item ou maior variedade.
Viu como é importante escolher adequadamente as mercadorias para o sucesso do seu negócio, assim como aumento de clientes e, consequentemente, poder fidelizá-los? Por isso, entenda quais mercadorias são as mais relevantes para garantir suas vendas, a manutenção dos consumidores em sua barraca e reduzir o custo de estoque.
Agora que você já sabe as principais dicas para escolher os melhores produtos para vender na feira, não deixe de começar já a segui-las! Por isso, prefira mercadorias com alta demanda, que não sejam comuns na grande concorrência, que não sejam facilmente encontrados em grandes redes de supermercados, além de oferecer lanches e saber muito sobre tudo o que vender!
Se você gostou deste conteúdo e quer continuar acompanhando mais novidades e dicas para feirantes, nos siga nas redes sociais! Estamos no Facebook, no LinkedIn, no Twitter, no Instagram e no YouTube!