Cadastre-se e receba novidades  
Selecione o assunto de seu interesse:
Enviando sua inscrição  
Loading...
Barracas de Feira

Quais são as causas de prejuízos na feira e como evitá-las?

prejuízos na feira

A vida do empreendedor que atua no varejo de rua é bem corrida e agitada. Afinal, montar a estrutura de sua empresa cada dia em um local diferente é uma tarefa desafiadora. Por isso, lidar com prejuízos na feira é algo acaba fazendo parte da realidade da profissão do feirante.

Aspectos como a qualidade da lona da barraca, mudanças climáticas repentinas e problemas durante o transporte e a armazenagem das mercadorias estão entre as principais causas que levam esse empreendedor a ter a sua lucratividade afetada.

Pensando nisso, preparamos este conteúdo com as principais causas de prejuízos na feira e como você pode reverter essa situação. Acompanhe a leitura para saber mais!

Problemas com a barraca de feira

Se considerarmos que a feira é uma espécie de “empresa móvel”, podemos afirmar que a lona da barraca seria como a estrutura física do estabelecimento. Dito isso, é imprescindível que ela seja feita com um material resistente e de boa qualidade, já que o uso cotidiano contribui com o desgaste e, consequentemente, para que ocorram rasgos e furos que podem causar prejuízos nos produtos, em especial os alimentos.

Entre as funcionalidades da barraca de feira, podemos citar algumas como principais, veja!

Proteção dos alimentos

Um dos motivos que mais causam prejuízos em feiras, como já foi dito, é a degradação de insumos alimentícios por conta de problemas na lona da barraca. Sendo assim, podemos afirmar que uma de suas principais utilidades é proteger os alimentos da exposição do tempo.

Em sua maioria, as feiras são ao ar livre, isto é, expostas à chuva, sol, vento e poeira. Para que os produtos sejam conservados adequadamente, é muito importante que a lona seja de qualidade.

Manutenção da temperatura certa

Vivemos em um país tropical, no qual o clima predominante na maior parte do ano é de temperaturas altas, o que favorece a degradação de frutas, legumes e outros alimentos. O sol forte em um dia aberto pode até ser bom para atrair a clientela e ajudar a vender mais, porém, também pode impactar negativamente a vida do feirante.

O calor pode estragar diversos produtos, causando prejuízos. Nesse quesito, o papel da lona é importantíssimo, pois ajuda a controlar a temperatura da barraca, evitando a perda de mercadorias.

Falta de cuidado com transporte e armazenagem

O trabalho do feirante consiste em uma espécie de “sociedade” ou conjunto de parcerias, se assim você preferir chamar. Ou seja, o profissional que atua na feira é o responsável pela intermediação entre a mercadoria e o cliente final. Porém, há todo um trabalho nos “bastidores” de uma feira, que envolve o contato com fornecedores e transportadores.

Dito isso, o transporte de cargas, geralmente realizado por frotas de caminhões, tem um peso fundamental em todo o processo. Por isso, deve ser realizado de maneira minuciosa e que não comporte erros.

Muitos prejuízos na feira ocorrem por conta de atrasos e perdas devido às más condições de transporte e armazenagem, e isso afeta todos os envolvidos nessa cadeia produtiva.

ebook-feirantePowered by Rock Convert

Por isso, é muito importante contar com profissionais de confiança e credibilidade na área, já que quem acaba pagando a maior parte (financeiramente falando) por qualquer erro cometido até que o produto chegue nas mãos do cliente é o próprio feirante.

A importância de investir em materiais e equipamentos de qualidade

Como você pôde entender até aqui, entre os principais motivos de prejuízos na feira, a aquisição de materiais de baixa qualidade está entre os principais. Por isso, preparamos este tópico para reforçar a importância de investir em uma barraca fornecida por empresas de confiança.

Confira algumas causas que levam feirantes a terem prejuízos por conta de barracas.

Lonas que não são feitas para uso em feiras

Seja por falta de conhecimento ou por pressa, o fato é que muitos feirantes acabam adquirindo lonas que não são fabricadas especificamente para suportar as condições climáticas e o uso cotidiano comum nas feiras. Por mais que elas pareçam cumprir com a finalidade, alguns pontos fazem com que essa decisão seja um grande erro.

Além de não protegerem as mercadorias adequadamente da chuva e do sol, as lonas comuns não têm o acabamento necessário para o uso do dia a dia do feirante. Sem mencionar o fato de que suas texturas e tamanhos são diferentes e não ornam com a identidade visual da feira.

Preço baixo como prioridade

Qualquer microempreendedor sabe que preço é realmente um fator de peso na hora de tomar a decisão de comprar não apenas a lona da barraca, mas também insumos e outros tipos de mercadoria. Porém, essa não deve ser uma prioridade, já que a lona é a infraestrutura física da barraca do feirante. Sendo assim, o ideal é priorizar o custo-benefício, isto é, encontrar uma lona de qualidade e que não custe mais do que você pode pagar.

Compra de qualquer fornecedor

O que não falta no mercado são fornecedores de lona para barraca de feira, contudo, é importante destacar que nem todas são confiáveis e fabricadas dentro dos padrões de qualidade exigidos. Portanto, pesquise bastante antes de tomar a sua decisão.

Priorize empresas que atendam você da melhor maneira possível, apresentando as razões pelas quais os seus produtos podem se destacar A Loja Sansuy, por exemplo, é uma ótima fornecedora de equipamentos para feirantes. Vale a pena conferir sua linha de produtos para feiras.

Lonas sem resistência

Adquirir uma lona pouco (ou nada) resistente, é, certamente, um dos erros que mais causam prejuízos na feira — e que jamais deve ser cometido. Como feirante, você sabe muito bem o quanto as lonas são “judiadas” por conta de uma série de fatores.

Um material sem qualidade não resistirá aos atritos, ao manuseio pesado e aos efeitos do tempo. Por outro lado, uma lona fabricada com materiais de qualidade e acabamento de ponta terá toda a flexibilidade e resistência necessárias — além de ser impermeável — para garantir que você a utilize por bastante tempo e que a sua mercadoria permaneça protegida.

Como você pôde conferir, os principais motivos que causam prejuízos na feira são a qualidade da estrutura da barraca e as condições de transporte e armazenamento. Por isso, para evitar que os alimentos e demais produtos sejam afetados, é fundamental ter um bom planejamento e investir nos melhores fornecedores do mercado!

Agora que você já conhece boas práticas para evitar prejuízos na feira, não deixe de conferir também o nosso guia completo e gratuito com as melhores dicas de empreendedorismo para feirantes!

Powered by Rock Convert