Voltar para a página inicial

O que é Viniarco, como ele funciona e como comprá-lo?

Modificado em: maio 31, 2023

Você sabe o que é Viniarco? Neste post, vamos apresentar as principais informações a respeito do produto. Entre os pontos a serem abordados estão o funcionamento do Viniarco, quem pode se beneficiar de seu uso, como comprá-lo e, ainda, porque adquiri-lo da Sansuy.

Uma das mais renomadas marcas do Brasil, com mais de 50 anos de tradição e certificações que garantem a qualidade tanto dos produtos quanto do atendimento, a Sansuy assegura a longa durabilidade do Viniarco, pois tem a certeza de fabricar, oferecer e fornecer itens e componentes da mais alta qualidade.

Quer entender quais são os diferenciais da marca e saber mais sobre o Viniarco? Vamos em frente!

O que é Viniarco?

O Viniarco é uma espécie de galpão composto por uma estrutura metálica simples, porém, dimensionada em conformidade com os preceitos estabelecidos em norma ABNT NBR e fabricada e matéria-prima e componentes de alta qualidade. Disponível em tamanhos que variam entre 8 e 60 metros de largura e utilizado, principalmente, na aquicultura por piscicultores na criação de peixes, carcinicultores na criação de camarões , ranicultores na produção de rãs , por algicultores na °produção de algas unicelulares ou macro-algas e, assim por diante, para os outros organismos aquáticos, mas não apenas por eles. O Viniarco pode ser usado também para aumentar a produtividade e a segurança em unidades de cultivo de fungos vegetais em ambiente protegido.

Como o Viniarco funciona e para quem é indicado?

Como dito, os principais usos do Viniarco são na aquicultura, piscicultura e na agricultura. No caso da criação de organismos aquáticos, além de proteger das intempéries climáticas e ataques dos pássaros, o produto possibilita o controle da temperatura e do fotoperíodo, o que é essencial, dependendo das espécies cultivadas.

Na agricultura, o produto é usado como uma forma de proteger a lavoura de chuvas muito intensas, vendaval, granizo, alterações demasiadas de temperatura entre o dia e a noite geadas, entre outros fenômenos. O Viniarco possibilita, ainda, controlar o acesso das pragas e incidência de doenças, já que o produto é telado — e, assim, a passagem de insetos é bloqueada. Na produção de fungos, especialmente os cogumelos, o galpão também é fundamental, já que os mantém longe do sol oferecem controle de temperatura e humidade, condições fundamentais nesse tipo de cultura.

Coberturas

Em todos os casos exemplificados até aqui, a adoção dessa tecnologia de produção, baseada na utilização de  coberturas pode ser considerada como é fundamental para atender as necessidades exigências dos consumidores. Pensando nisso, a Sansuy tem quatro tipos de coberturas laminadas de PVC disponíveis para colocar sobre as estruturas do Viniarco. Confira!

Block-out

A cobertura block-out impede a passagem dos raios solares, sendo possível ter um maior controle sobre o fotoperíodo e temperatura, ou seja, sobre a resposta fisiológica dos animais e fungos em relação ao tempo de iluminação ao qual são expostas.

Essa cobertura permite, ainda, trabalhar com produção de fungos, como cogumelos — alguns deles, atualmente muito populares e com demanda aquecida  no mercado como shitake, shimeji e champignon. O que nem todo mundo sabe é que esses itens precisam ser protegidos da luz do sol e mantidos em ambientes mais úmidos e com rigoroso controle de temperatura caso contrário, eles não se desenvolvem da maneira correta.

Branca translúcida

Outra cobertura disponível é a branca translúcida, ou seja, aquela que deixa passar luminosidade para o interior do galpão. Portanto, o que for produzido nesse ambiente estará exposto ao fotoperíodo natural, mas sem aumento de temperatura.

Transparente plena

Essa cobertura retém apenas cerca de 3% da luminosidade total incidente e promove a difusão dos raios solares e o aquecimento da área protegida, sendo recomendada para o cultivo de plantas que se beneficiam de mais luz e calor.

Branca leitosa

Trata-se de mais uma opção de cobertura transparente, mas o seu leve tom de branco barra 30% da luminosidade. Assim como o material anterior, promove a difusão dos raios solares e o aquecimento no interior do ambiente também é menor do que o registrado em um Viniarco coberto com o laminado transparente pleno.

Como comprar o Viniarco?

Diferentemente de outros produtos da marca, que podem ser adquiridos na Loja da Sansuy, o Viniarco é vendido diretamente pela equipe comercial interna da Sansuy. Os interessados devem acessar o link contato para enviar uma mensagem e se comunicar diretamente com a fábrica. Esse atendimento é direcionado ao vendedor, que abre um canal de comunicação com o produtor para entender melhor as suas necessidades, características e especificações relacionadas á aplicação do produto.

Nesse contato, é feita uma análise do que o usuário deseja montar na sua propriedade. Alguns detalhes precisam ser conhecidos previamente, como por exemplo, se a intenção é instalar uma estufa para trabalhar com hidroponia ou, ainda, para abrigar uma unidade de reprodução de camarão — citando apenas duas possibilidades.

É por isso que a Loja da Sansuy, que vende produtos mais prontos, não comercializa o Viniarco . Afinal, aqui estamos falando de uma solução mais individual e personalizada, que deve ser construída para atender a necessidade específica de cada usuário e ou aplicação.

Por que comprar o Viniarco da Sansuy?

Além da qualidade e durabilidade reconhecida dos produtos da Sansuy, uma empresa de tradição no mercado nacional e internacional, o viniarco® conta com tecnologia capaz de automatizar os processos de entrada de luz e controle de temperatura e humidade do ambiente. Veja mais vantagens!

Durabilidade

O Viniarco sai da fábrica com a estrutura metálica preparada para instalação, seguindo as normas da ABNT. Sua vida útil é superior a 20 anos — em geral, após duas décadas de uso, pode ser necessário realizar manutenções para uma durabilidade ainda maior.

Apesar de o ambiente ser úmido, o Viniarco conta com uma proteção de zinco que garante a sua longevidade. Uma característica que dá suporte a essa durabilidade toda é a possibilidade de agregar anodos e catodos de sacrifício (ligas metálicas anexados á estrutura para oxidarem preferencialmente no lugar das peças que compõem este produto) na estrutura e, com isso, prolongar ainda mais a sua vida útil.

As coberturas, porém, podem precisar ser trocadas com mais frequência. Ainda assim, a durabilidade média dos produtos da Sansuy é de sete anos.

Tecnologia

Uma das características do Viniarco  Sansuy é a possibilidade de automatizar diversas operações. É viável, por exemplo, instalar sensores internos e externos controlados por programas de computador. Assim, as cortinas podem ser abertas ou fechadas de acordo com a necessidade do ambiente, aumentando ou diminuindo a exposição à luz e à promovendo a renovação do ar e o controle da humidade e da  temperatura dentro do galpão.

Ou seja, esse dispositivo automatizado permite fechar as janelas para resfriar um pouco o ambiente ou, então, abri-las nos momentos em que se faz necessário aumentar a temperatura interna da área protegida. A entrada de predadores e pragas também é controlada ela tela que veda todas as aberturas do ambiente protegido.

Ficou claro o que é o Viniarco, como ele funciona e como adquiri-lo? O produto é um diferencial e tanto para piscicultores e agricultores que desejam ter o maior controle possível sobre a sua produção, protegendo-a de agentes externos que podem comprometer os seus resultados.

Para comprar o seu, visite, agora mesmo, o site dedicado ao Viniarco!

Novidades

Cadastre-se na nossa newsletter
e receba notícias em seu e-mail

Selecione o assunto do seu interesse

    Banner Tanque Circular

    Materiais Gratuitos