Cadastre-se e receba novidades  
Selecione o assunto de seu interesse:
Enviando sua inscrição  
Loading...
Móveis, Calçados, EPIS e Lonas MultiúsoCultura do Plástico

Laminados de PVC Sansuy: como podem ser usados neste momento de pandemia?

Laminados de PVC

Que o plástico revolucionou a vida das pessoas nos últimos anos e tornou uma série de produtos mais acessíveis a todos ninguém duvida. No entanto, em momentos tão delicados como este da pandemia do coronavírus, temos visto o quanto esse material é fundamental no dia a dia das pessoas e profissionais da saúde, com destaque especial para um dos tipos mais usados: os laminados de PVC.

O laminado de PVC tem aparecido como um material muito eficiente para a “linha de frente” no combate e prevenção à COVID-19. De modo geral, ele está presente em diferentes objetos e equipamentos da área de saúde, desde bolsas para soro fisiológico, até as estruturas de lonas montadas para os hospitais de emergência.

É justamente por isso que fizemos este post exclusivo para mostrar como esses produtos têm sido aplicados e por que trazem tantas vantagens neste momento delicado em todo o mundo. Vamos conferir?

Afinal, o que são os laminados de PVC?

Certamente, você já viu ou ouviu falar em “laminados”, quase sempre imitando algum outro material como madeira, couro e até mesmo ferro. Essas peças estão presentes em forros de tetos ou pisos, mas o que muita gente desconhece é que eles servem muito bem como revestimentos em geral aplicados em estofamentos, colchões, pisos e paredes.

Os laminados de PVC são materiais maleáveis e flexiveis e podem ser produzidos em diversas espessuras e que podem ser aplicados para revestir objetos e superfícies proporcionando um melhor acabamento e proteção, com inúmeros beneficios devido a possibilidade de aditivação do PVC.

E qual a relação dos laminados de PVC com a pandemia?

Não é de hoje que os laminados de PVC estão presentes na área da saúde, em geral  como matéria prima para diversos materiais, desde os estofados de uma ambulância até a cama em um quarto de uma UTI, por exemplo. No entanto, atualmente percebemos o quanto o PVC tem sido aplicado por inúmeras vantagens que ele proporciona a este ambiente — em especial, pela facilidade higienização e proteção antimicrobial, quando devidamente formulado.

Resistente ao álcool e aos produtos de limpeza e desinfecção hospitalar, higienizar e desinfetar qualquer equipamento hospitalar revestido com PVC se torna muito mais prático, rápido e seguro, o que é fundamental para ajudar a prevenir e a frear o avanço da pandemia.

Além disso, o pvc também é encontrado em outros equipamentos e acessórios essenciais na rotina de um hospital, desde luvas da equipe de limpeza até as cortinas que separam os ambientes. Por isso, é imprescindível na área de saúde. Para exemplificar melhor, reforçamos uma pequena lista de onde é possível encontrar os laminados de PVC nos ambientes hospitalares:

  • macas, colchões e camas, assim como travesseiros e almofadas;
  • balcões, estantes e móveis em geral dentro das unidades hospitalares;
  • aventais, capas, luvas e outros equipamentos de proteção;
  • pisos, forros e revestimentos de paredes;
  • cortinas hospitalares;
  • respiradores infláveis.

Quais são as principais vantagens dos laminados PVC?

Além do acabamento, em termos práticos para o atual momento de pandemia, podemos destacar uma série de benefícios que os laminados de PVC trazem aos ambientes médico-hospitalares. A seguir, separamos uma pequena lista para explicar melhor e mostrar o papel fundamental desse material na rotina dos profissionais de saúde. Confira!

Impermeabilidade

Uma das primeiras vantagens dos laminados de PVC  é impermeabilidade, algo essencial para a conservação dos equipamentos, ainda mais aqueles que estão em contato direto com pacientes infectados, como camas, macas e travesseiros. Sem o material em questão, seria quase impossível desinfetar as superfícies a tempo e permitir que outros enfermos utilizem-nas logo em seguida.

Durabilidade e resistência

Outra característica do material é a resistência alta, durabilidade alta dos laminados de PVC, ainda que sob aumento das demandas e frequências de uso. Isso tem impacto direto na saúde financeira do negócio, que não necessita de substituições ou trocas rotineiras.

No caso de hospitais, clínicas ou postos de saúde, as macas por exemplo, podem ser utilizadas por inúmeros anos, desde que não apresentem desgastes ou rasgos ao longo do tempo, atendendo a um número incontável de pacientes e enfermos todos os dias.

Facilidade de manutenção

Além das vantagens já citadas, os laminados de PVC têm o grande diferencial da fácil instalação e da manutenção rápida e prática. Se houver qualquer tipo de acidente com uma maca que acarrete na avaria do material, é totalmente possível retirar o revestimento afetado e substitui-lo por um novo rapidamente, garantindo a proteção e o acabamento ideal e mantendo um excelente custo-benefício

Excelente custo-benefício

Uma outra vantagem presente nos laminados de PVC é o baixo custo de investimento, em relação a todos os outros benefícios que o material promove.

Além disso, pela versatilidade e flexibilidade do produto, esse tipo de revestimento ainda pode ser feito sob medida e, consequentemente, atender a projetos específicos e dentro de orçamentos pré-definidos pela empresa.

Resistência a variação de temperatura

Mais um ponto importante em relação ao uso estratégico dos laminados de PVC nas redes de saúde é a sua resistência às diferentes temperaturas, o que é muito comum dentro da área hospitalar. Normalmente, no interior dos postos de saúde ou hospitais, a temperatura é propositalmente mais baixa para evitar proliferação de determinadas doenças.

Por outro lado, na maior parte do Brasil, o calor predomina o ano inteiro. As macas, por exemplo, transitam nesses dois ambientes, gelado e quente, e o material de revestimento não sofre qualquer variação por conta disso.

Desinfecção fácil

Em tempos de pandemia, a higienização dos ambientes se tornou uma prática ainda mais importante, sobretudo dentro dos hospitais. Os revestimentos de laminados de PVC possibilitam uma desinfeção muito mais prática e rápida das superfícies, o que reduz o avanço das contaminações nos lugares.

Além disso, a superfície lisa do material permite limpezas eficientes e bem simples, que não necessitam de procedimentos especiais, secagens ou qualquer outro tipo. Outra informação importante é que a Sansuy fabrica laminados de PVC que servem como matéria prima para diversos produtos citados acima, que podem contribuir nesse momento de pandemia.

Onde encontrar os laminados de PVC em tempos de pandemia?

Visto o momento de crise humanitária e a necessidade urgente de insumos e equipamentos, a Sansuy, há mais de 54 anos desenvolvendo e atendendo aos mais diversos setores da economia, tem trabalhado com um efetivo especial e propondo soluções emergenciais durante a pandemia.

A empresa, referência na produção e montagem de estruturas, equipamentos e materiais em plástico, se propõe a flexibilizar o diálogo e as negociações para qualquer comprador em busca de respostas rápidas e eficientes no combate ao coronavírus, como hospitais, governos e empresas.

São diversas as soluções, de galpões e abrigos a tanques e contentores de água, passando por lonas, protetores de colchão, aventais hospitalares e até mesmo sacos para o transporte de pessoas. É o laminado de PVC da Sansuy, na sua mais completa versatilidade, na linha de frente no combate à pandemia.

Essas são algumas das vantagens que os laminados de PVC têm nos ambientes hospitalares nesse momento de pandemia. No entanto, vale destacar que esses benefícios não trazem ganhos apenas à área de saúde e podem ser aplicados nos mais variados setores, desde empresariais e industriais até residências e condomínios.

Gostou das dicas? Então, visite nosso site oficial e veja como há diversas soluções e alternativas em plásticos gerais que podem ser fundamentais nesse momento tão importante de nossas vidas e negócios.