+55 (11) 2139-2888 [email protected] Voltar para a página inicial
ACESSAR LOJA
+55 (11) 2139-2888 [email protected]
×

Entenda o significado de agroindústria e suas particularidades

Modificado em: maio 31, 2023

A agroindústria é o setor da economia que produz alimentos e bens de consumo a partir de matérias-primas de origem agropecuária. Ela é responsável por todas as suas etapas produtivas, desde a preparação do solo de plantio até a comercialização dos produtos finais, além de se abastecer com os recursos necessários para a realização de cada etapa.

Essa atividade econômica é importante porque eleva as fazendas ao mesmo patamar de outras indústrias já valorizadas pelo mercado, atraindo mais investimentos para a área e contribuindo para o reconhecimento dos profissionais que nela atuam. Ações como essa são essenciais para um país com tamanho potencial produtivo como o Brasil.

Quer conhecer um pouco mais sobre a atuação da agroindústria no mercado brasileiro? Continue a leitura deste artigo para conferir!

Quais são os principais tipos de agroindústria?

Esse setor é muito conhecido pelo seu papel na produção de alimentos, mas a sua atuação no mercado é tão diversa que é difícil definir cada um dos seus segmentos com precisão. Normalmente, a agroindústria se divide em dois grandes grupos.

Agroindústria alimentar: dedica-se à manipulação de matérias-primas que serão transformadas em alimentos para o consumidor final, como vegetais, carne, leite e seus derivados.

Agroindústria não alimentar: transforma as matérias-primas agropecuárias em subprodutos que serão usados para fins diversos em outras indústrias. Um exemplo disso é a produção de couros e fibras para a fabricação de roupas, calçados, bolsas e outros bens de consumo.

A indústria de energias renováveis é outro setor bastante conhecido por sua relação com a agroindústria, como é o caso do cultivo de cana-de-açúcar para a fabricação de etanol.

Quais são os cuidados básicos presentes na agroindústria?

Assim como em qualquer outra área, existem algumas boas práticas que as agroindústrias são obrigadas a seguir durante os seus procedimentos, a fim de garantir a qualidade dos seus produtos e a segurança de que entrarão em contato com eles, dentre outros benefícios.

Higiene e proteção pessoal

Os principais cuidados em qualquer indústria estão relacionados à higiene durante a manipulação dos produtos, algo de extrema importância para evitar que objetos, substâncias ou microrganismos contaminem as mercadorias e causem danos à sua qualidade e à saúde humana. Algumas recomendações nesse sentido são:

  • tomar banho diariamente;
  • usar uniformes exclusivos para o exercício da atividade;
  • fornecer os equipamentos de proteção individual (EPIs) adequados à função de cada trabalhador;
  • lavar as mãos antes de iniciar as atividades e após ter contato com lixo, dinheiro, banheiro etc;
  • limpar bem os ambientes, equipamentos e utensílios de produção;
  • garantir que os locais de armazenagem estejam devidamente ventilados;
  • definir procedimentos operacionais padronizados (POPs) e realizar treinamentos com a equipe.

Controle integrado de pragas

As pragas e doenças já são grandes conhecidas dos agricultores pelos danos que causam às lavouras. Porém, o seu controle deve estender-se a qualquer estabelecimento que lide diretamente com a produção. Além da transmissão de doenças, esse cuidado evita prejuízos pela destruição de mercadorias.

Isso envolve um conjunto de práticas preventivas e corretivas que dificultam a entrada, permanência e proliferação dos insetos e microrganismos. São recomendados hábitos simples, como vedação de lixo e janelas, além da aplicação de inseticidas por empresas autorizadas a fazer esse tipo de serviço.

Armazenagem e transporte

A armazenagem é etapa na qual as matérias-primas ou os produtos finais são acondicionados em um local adequado, de modo a garantir que estejam conservados até o momento de sua utilização ou da venda ao consumidor. Ela deve respeitar as características de cada mercadoria, como temperatura ambiente e data de validade.

Todos os cuidados básicos propostos para a agroindústria devem ser respeitados também na fase de transporte. Assim, os trabalhadores devem estar com sua higiene pessoal em dia, usar os EPIs indicados, manter os veículos limpos, arejados, livres de pragas e com a manutenção em dia, dentre outras práticas.

Quais são as soluções indispensáveis para a agroindústria?

As tecnologias desempenham papéis fundamentais na agroindústria, uma vez que contribuem tanto para a produtividade rural quanto para o desenvolvimento sustentável desse setor. Confira, a seguir, suas principais inovações.

Biodigestores

Os biodigestores são equipamentos que fazem a decomposição de resíduos facilmente encontrados no meio rural, como restos de vegetação, excrementos animais e lixo doméstico. O produto disso é um biogás que pode ser usado nas fazendas, como energia elétrica ou térmica, além de uma biomassa rica em nutrientes para ser aplicada como fertilizante.

Essa é uma tecnologia essencial para o campo em diversos aspectos, pois permite que os produtores fabriquem sua própria energia limpa a partir de sobras que seriam jogadas fora. Esse procedimento também contribui para a diminuição do desperdício e da poluição.

Lonas plásticas

Ainda que aparentemente simples, as lonas plásticas é uma das tecnologias que revolucionaram o agronegócio. Isso porque sua versatilidade permite que sejam adaptadas aos mais diversos propósitos e substituam outros materiais menos eficientes. Um exemplo comum de sua aplicação no campo é na forma de coberturas para a proteção do solo durante o plantio.

Outras utilidades suas também incluem:

  • silagens;
  • construção de coberturas temporárias ou permanentes;
  • cobertura de cargas durante o transporte em caminhões;
  • estufas agrícolas.

Geomembranas

As geomembranas são um tipo especial de manta de PVC destinado à impermeabilização de áreas extensas. Na agroindústria, elas são usadas principalmente na construção de criadouros de organismos aquáticos, reservatórios para armazenamento de água, tanques, sistemas de irrigação e muitas outras instalações.

Sua função é impedir o deslocamento indevido de água e outras substâncias, para que não haja contaminação ao meio ambiente ou à própria produção, além de prejuízos causados por perda de recursos.

A agroindústria é um setor cheio de particularidades, que apenas uma fabricante renomada como a Sansuy é capaz de atender. Temos um portfólio exclusivo para o agronegócio, pensado nas necessidades únicas de quem atua na área, elaborado com as mais altas tecnologias disponíveis para esse mercado, seguindo os padrões de qualidade exigidos pela norma ISO 9001.

Está esperando o que para conhecer as nossas soluções? Entre agora mesmo em contato com a Sansuy e veja como os nossos produtos podem ajudar você a impulsionar o seu negócio!

Novidades

Cadastre-se na nossa newsletter
e receba notícias em seu e-mail

icon_newsletter

Selecione o assunto do seu interesse

    Banner Tanque Circular

    Materiais Gratuitos