A agroindústria tem um papel muito importante na economia brasileira. É por meio dela que comunidades inteiras se sustentam, seja pelo consumo direto dos produtos ou pela geração de empregos e renda proporcionados pela área, englobando atividades frigoríficas, de laticínios, têxteis e demais setores.
Graças a isso, é possível produzir alimentos e outras matérias-primas fundamentais para o dia a dia das pessoas, promover o desenvolvimento rural e impactar significativamente o comércio internacional — para se ter uma ideia, o agronegócio foi responsável por 49% das exportações durante o ano de 2023.
Neste material, vamos apresentar mais detalhes sobre os diferentes tipos de agroindústria, os principais cuidados necessários em diversas situações e dados recentes sobre o setor no Brasil. Continue a leitura e tire suas dúvidas!
Quais os tipos de agroindústria?
Existem diferentes tipos de agroindústria. A seguir, falaremos brevemente sobre alguns deles.
Indústria frigorífica
Nesse caso, a indústria na agricultura tem a possibilidade de transformar carne proveniente de diferentes animais, como peixes, bois, cabritos, carneiros, aves etc.
Entre as principais atividades desse ramo, destaca-se especialmente o abate humanitário, a desossa e o corte da carne, além de contar com boas técnicas de transporte e refrigeração para manter a qualidade do produto.
Indústria de laticínios
A indústria de laticínios se dedica ao processamento de leite e de outros derivados. Entre as etapas de trabalho desse setor, temos a recepção e o armazenamento de leite, o processamento do material, o controle de qualidade, além de toda a distribuição, comercialização e práticas sustentáveis que envolvem o trabalho.
Indústria têxtil
Na indústria têxtil, transforma-se algodão e outros materiais, como couro e lã, em roupas, tecidos e demais produtos. O processo de fabricação conta com as etapas de fiação, tricotagem, tecelagem, tingimento e confecção, além de ser constantemente influenciada pelas tendências de moda, com padrões que variam de acordo com a época.
Outros tipos
Além desses tipos principais de agroindústria, outros segmentos podem ser mencionados. Entre eles, a indústria de equipamentos e máquinas, produções de ração, indústria de biodiesel, indústria de processamento de mandioca, bem como indústrias voltadas para o processamento de frutas e demais alimentos que compõem a mesa dos brasileiros.
Quais os processos da agroindústria?
Agora, traremos mais detalhes a respeito dos principais processos da agroindústria. Saiba mais!
Processamento de produtos agrícolas
Essa é uma das principais etapas da agroindústria, especialmente para aquelas voltadas para a produção de alimentos. Por meio do processamento de diferentes insumos, ocorre a transformação de matérias-primas em produtos acabados ou semiprontos, que serão utilizados pelo consumidor final.
Como vimos, em vários tipos de agroindústria há a transformação de matérias-primas nas etapas iniciais em outros produtos, como o leite em queijo, por exemplo. Um suíno, depois do abate humanitário, também passa por esse processo, transformando-se em produtos como o bacon, pancetta, pernil, entre outros.
Qualidade e segurança dos alimentos
Independentemente de qual seja o ramo da agroindústria, é preciso fazer um investimento efetivo na qualidade e segurança dos alimentos, desde a compra da matéria-prima ao transporte dos insumos para os consumidores finais.
Para isso, é preciso que a empresa conte com um controle rigoroso de higiene, pois existem órgãos fiscalizadores com o intuito justamente de garantir que os itens contem com os padrões de qualidade adequados.
O ideal é optar por uma equipe própria para isso, ou ao menos um profissional que conheça a legislação e elabore planos de ação para que o negócio atenda a todas as exigências.
Embalagens e rotulagens
Principalmente para o ramo alimentício, é necessário entender sobre as informações que devem estar presentes nas embalagens e rótulos. Há exigências de conteúdo, como o valor nutricional, as instruções de uso, além da data de validade e as condições de armazenamento antes e depois de o produto ser aberto.
Legislação e normas técnicas
Há tópicos específicos de legislação e normas técnicas que devem ser seguidas na agroindústria, como é o caso de:
- normas de segurança alimentar: existem regulações próprias que contribuem para identificar os principais riscos que envolvem a produção de alimentos (linkar texto em produção: Produção agrícola: práticas para o cultivo de diferentes culturas) e as necessidades de controle e mitigação desses riscos;
- regulamentação sanitária: há padrões de higiene no processo de fabricação que precisam ser seguidos pelas empresas, como a limpeza de equipamentos, a higiene pessoal dos profissionais que atuam diretamente com os produtos, o manuseio seguro dos alimentos e ainda o armazenamento adequado de materiais químicos;
- controle de resíduos e agrotóxicos: quanto a esse controle, conte com produtos que tenham registro e autorização dos órgãos fiscalizadores e siga com as recomendações de uso e armazenamento, além do descarte seguro dos principais produtos utilizados.
Qual o papel da tecnologia na agroindústria?
A tecnologia na agroindústria pode ser utilizada em diferentes tópicos. Por meio dela, é possível ter mais precisão nos processos, além de garantir uma melhor qualidade do que é produzido. Veja abaixo os principais tópicos relacionados a esse tema.
Automatização de processos
Hoje, a automatização de processos tem ganhado destaque, especialmente na agroindústria. A necessidade de realizar tarefas repetitivas de maneira mais rápida impulsiona o uso de equipamentos, o que permite aos profissionais se concentrarem mais em funções estratégicas e voltadas para resultados.
Essas máquinas aumentam a eficiência operacional em diversas áreas da empresa, o que contribui para a redução de custos sem comprometer a qualidade dos produtos e serviços destinados ao mercado. São muitas vantagens da automatização, como:
- decisões orientadas por dados;
- padronização de processos;
- mais competitividade.
Precisão em diferentes processos
Contar com precisão em diferentes etapas e processos na empresa vai impactar no uso eficiente de recursos, com menos desperdícios, timing certo para o plantio e colheita, além de utilizar produtos certos para cada uma das etapas.
Nesse sentido, GPS, sensores e drones podem fazer um gerenciamento com mais exatidão de tudo o que é necessário na linha de produção, o que resulta em práticas mais sustentáveis.
Biotecnologia
A tecnologia na agroindústria é utilizada não apenas no operacional, como também no desenvolvimento de soluções — como a biotecnologia, por exemplo. Por meio dela, existe a possibilidade de manipular seres vivos ou até mesmo sistemas inteiros para desenvolver produtos com finalidades específicas.
Entre os diferenciais de práticas de biotecnologia, ressaltamos principalmente o aumento da produtividade, pois organismos geneticamente modificados tendem a ter resultados mais expressivos, além de mais resistência às pragas e doenças, melhoramento nutricional do que é produzido e o desenvolvimento de novos produtos que tende a afetar todo o mercado.
Gestão de dados
O uso de dados não é mais restrito às empresas de tecnologia e de desenvolvimento de produtos. Qualquer nicho de atuação pode se beneficiar nesse sentido, pois a coleta de informações relevantes sobre o seu próprio mercado tende a trazer tomadas de decisão mais efetivas.
Para isso, é preciso contar com ferramentas e soluções que promovam mais exatidão de informações. Os diferenciais são muitos, como:
- mais previsibilidade sobre o momento certo da colheita;
- monitoramento contínuo de saúde animal;
- rastreamento de produtos;
- uso de sensores de plantas, clima e solo que trazem informações em tempo real sobre umidade e temperatura;
- acompanhamento do crescimento de plantas;
- melhorias para a gestão de culturas;
- otimização de irrigação;
- melhorias na qualidade do solo, entre outros.
Quais são os principais cuidados na agroindústria?
Na agroindústria, existem boas práticas na produção de alimentos que devem ser consideradas. A seguir, explicamos brevemente quais são elas. Confira!
Realizar o controle de água
O controle de água na agroindústria requer cuidados específicos para garantir o uso sustentável desse recurso. Por essa razão, realize o monitoramento contínuo do consumo nas diversas áreas do negócio, implemente sistemas de irrigação eficientes para controlar o uso da água e adote práticas de reutilização. Mantenha ainda os equipamentos de irrigação em boas condições para assegurar que apenas a quantidade necessária seja aplicada às lavouras.
A capacitação e o treinamento de profissionais de diferentes setores em boas práticas de utilização também é indicado. Por fim, integrar esse controle a um plano geral de práticas sustentáveis do negócio é importante para alinhar as áreas em direção a objetivos comuns, sem comprometer os planos operacionais da empresa.
Fazer a manutenção de áreas físicas
A manutenção das áreas físicas da empresa abrange diversos objetivos. Um aspecto que pode ser ressaltado é o investimento em inspeções regulares para identificar potenciais problemas, conhecido como manutenção preventiva.
Esse programa é muito utilizado por empresas e permite a avaliação contínua de equipamentos, sistemas elétricos e outras instalações. Dessa forma, é possível corrigir falhas antes que causem interrupções na operação, o que poderia impactar negativamente a produtividade e os resultados do negócio.
Além disso, é preciso contar com uma equipe dedicada à higienização e limpeza das diversas áreas físicas do negócio. Não deixe, ainda, de realizar o controle de pragas para proteger instalações e produtos contra infestações. Reparos oportunos em todas as máquinas agrícolas utilizadas também devem ser considerados, independentemente do setor a que a sua empresa faz parte.
Investir no bem-estar animal
Para investir no bem-estar animal, é preciso muito mais que apenas fornecer a alimentação adequada para o seu crescimento e desenvolvimento.
Inclusive, esse é um fator que impacta os resultados do negócio. Explicaremos mais detalhes adiante, mas muitas empresas, antes de buscar um fornecedor, fazem uma pesquisa detalhada para encontrar uma indústria sustentável e que cause o mínimo possível de impacto ambiental.
Por essa razão, alguns cuidados devem ser considerados, como:
- fazer avaliações contínuas das instalações nas quais os animais ficam para atender a todos os requisitos exigidos em legislação;
- ter profissionais capacitados que vão elaborar uma dieta mais bem elaborada para os animais, trazendo todos os nutrientes necessários para o seu crescimento e desenvolvimento;
- realizar o manejo de forma adequada, com funcionários treinados com as melhores práticas que vão proporcionar menos estresse durante as diferentes etapas;
- permitir que os animais tenham espaço adequado para o trânsito entre ambientes, além de cumprir com todas as exigências legais.
Qual é a importância da agroindústria?
A agroindústria traz reflexos positivos para a sociedade como um todo. Primeiramente, possibilita a produção em larga escala de alimentos, fator altamente disponível para o abastecimento sustentável da população, tanto no Brasil quanto em países que mantêm acordos estratégicos. Além disso, ela é um motor significativo para o desenvolvimento econômico de diferentes regiões.
Para ilustrar seu impacto na economia brasileira, apesar de uma pequena queda na participação do PIB, o agronegócio ainda representa 23,8% da economia do país, com uma tendência de crescimento positiva nos últimos trimestres. Adicionalmente, esse setor econômico permite que muitas cidades gerem receita e garantam a subsistência local, o que proporciona sustento para inúmeras famílias.
Por meio da agroindústria, é possível integrar diversos setores da economia, desde a produção agrícola até empresas que utilizam essas matérias-primas para fornecer alimentos essenciais aos brasileiros.
Quais os desafios da agroindústria no país?
Existem alguns desafios que devem ser considerados quando mencionamos a agroindústria. Conhecê-los contribui para traçar estratégias com o intuito de minimizá-los. A seguir, selecionamos alguns dos principais. Confira!
Desperdício na produção
Para reduzir o desperdício na produção e garantir a lucratividade e receita do negócio, diversas medidas são necessárias. Primeiramente, é preciso investir em ferramentas de planejamento e gestão de estoque que otimizem o uso de recursos e minimizem perdas. Além disso, utilizar tecnologias avançadas de processamento e embalagem pode melhorar algumas das etapas operacionais.
É recomendável que as indústrias estabeleçam critérios claros de qualidade desde o início da fabricação para descartar produtos defeituosos ou fora dos padrões.
Incorporar práticas de reaproveitamento de subprodutos e treinar a equipe em práticas sustentáveis também são outros pontos fundamentais para criar uma cultura organizacional focada na redução de desperdício e na busca por resultados sustentáveis.
Impacto ambiental
Tanto empresas quanto consumidores finais estão cada vez mais propensos a escolher marcas que se preocupam com o impacto ambiental de seus processos de fabricação. Muitas organizações, inclusive, optam apenas por indústrias que incorporam boas práticas de sustentabilidade à sua rotina, seja devido às políticas internas ou em resposta às exigências de seus próprios clientes.
Para reduzir de forma contínua esses impactos, é preciso promover o uso eficiente de recursos naturais e adotar práticas agrícolas sustentáveis. Além disso, conservar a biodiversidade, com a manutenção de áreas de vegetação nativa e habitats naturais também são estratégias que devem estar em pauta, bem como implementar ações de economia de água e investir em fontes de energia renováveis.
Logística
Por fim, outro desafio relacionado à agroindústria que merece atenção é a logística. Para alcançar excelência, é necessário estar atento aos pontos abaixo:
- gerenciamento do fluxo de produção: muitos produtos agrícolas estão naturalmente sujeitos a sazonalidades. Além disso, existe a necessidade de entender o tempo de colheita para que mudanças de temperatura e clima não impactem na qualidade dos itens;
- transporte: boas condições de armazenamento devem ser consideradas, além de contar com os veículos apropriados para fazer o transporte e a entrega dos materiais;
- distribuição: em muitos casos, a distribuição de produtos da agroindústria acontece em locais distantes, um desafio extra para a logística. Caso seja de exportação, ainda é preciso entender sobre as questões burocráticas que envolvem os dois países de negociação para que não haja nenhum problema com a legislação vigente.
Como é a agroindústria no Brasil?
A agroindústria no Brasil tem ganhado relevância nos últimos anos. Para se ter uma ideia, mesmo com a agricultura, de forma geral, apresentando uma leve queda ao longo de 2023, houve um significativo crescimento de diferentes tipos de produções industriais. Em dezembro, se comparado com o ano de 2022, o aumento foi de 1,7%.
Esse crescimento se deve principalmente pelos segmentos de produtos alimentícios e bebidas, cujo acréscimo foi de 3,2%, bem como os produtos de origem vegetal, com um crescimento de 7,3%.
Em dados mais recentes, pegando como parâmetro o mês de abril de 2024, temos resultados muito positivos para o setor. De acordo com a Fundação Getúlio Vargas Agro, a expansão foi de impressionantes 12,1% se comparado com o mesmo período de 2023, o que o torna o melhor resultado desde abril de 2013.
A comparação feita entre os meses de março e abril também apresenta um crescimento de 0,8%. No ano de 2024, esse aumento foi de 4,1% — recorte de janeiro a abril.
Além disso, o fato de o Governo investir constantemente em programas de desenvolvimento e melhorias para a área é um diferencial para o agro. O programa Nova Indústria Brasil, por exemplo, tem como objetivo utilizar instrumentos de políticas públicas para ampliar os investimentos federais, com previsão de aplicação de mais de 300 bilhões de reais no setor, provenientes principalmente de instituições como o BNDES, FINEP e Embrapii.
Neste material, você pôde entender melhor sobre a agroindústria, seus desafios e práticas adequadas em diferentes contextos. Como podemos observar, trata-se de um setor de grande relevância em nossa economia, que não só promove a adoção de hábitos alimentares saudáveis, mas também influencia positivamente comunidades rurais e impulsiona a geração de empregos em todas as regiões do Brasil.
Se deseja saber ainda sobre a agricultura 4.0, continue no blog e confira um outro material que produzimos a respeito do tema, suas características e diferenciais.