Voltar para a página inicial

Confira agora 6 principais usos do plástico no agronegócio

Modificado em: maio 31, 2023

O uso de plástico no agronegócio tem sido visto de forma diferente em comparação aos últimos anos. Material com flexibilidade e, ao mesmo tempo, resistente, dependendo da confecção, ele pode ser aplicado em diversas demandas nessa atividade. Antes visto como um agente de poluição, o entendimento que isso só se configura se houver o descarte inadequado foi um avanço positivo.

Assim, hoje, há diversas possibilidades de uso do plástico no segmento. A versatilidade que o permite ser usado na irrigação, na preparação do solo, no armazenamento e no transporte é um dos pontos de maior vantagem. Além disso, materiais e acessórios confeccionados em plástico tem um custo menor, ainda que sejam altamente eficientes. Isso, por sua vez, gera uma ótima relação custo-benefício.

Há variações no uso do plástico que têm se destacado no agronegócio, conquistando cada vez mais espaço entre os produtores e se tornando fundamentais. Neste post, mostraremos os 6 principais, quais são suas utilidades e de que maneira se tornaram importantes. Confira!

1. Lonas de cobertura do solo

As lonas plásticas são, há algum tempo, um importante recurso utilizado na cobertura do solo, especificamente em plantações de frutas e hortaliças. Essa prática, chamada de mulching, é voltada para proteger o solo desse tipo de plantio, garantindo que ele seja mais qualificado.

Com essa cobertura, o crescimento de ervas daninhas é evitado e a retenção da umidade do solo é propiciada. Respectivamente, esses dois problemas corrigidos geram vantagens: 1) a redução do uso de produtos de proteção do solo; e 2) a menor necessidade de irrigação do terreno. Ambos são fatores de economia de custos com produtos e também de esforços cotidianos.

É possível utilizar também mantas de PVC ou conhecidas também como  geomembranas para impermeabilização de lagoas de irrigação, uso em paisagismo, canais, tanques, bacias, aterros sanitários, reservatório de água e muitas outras aplicações no universo agro, Isso devido à excelente soldabilidade, característica própria do PVC com propriedades particulares de flexibilidade e resistência.

2. Coberturas para estufas

As estufas são estruturas fundamentais na agricultura, principalmente pela sua capacidade de reter o calor necessário e controlado à plantação. Isso, por sua vez, reduz também o excesso de radiação solar. Esse plástico, por ser mais rígido, também é uma proteção a fatores externos que podem prejudicar plantas, como a ação de insetos e pragas aos quais qualquer atividade agrícola está sujeita.

O material utilizado nessa cobertura da estufa é específico para sua finalidade, o que significa proteção térmica e contra a ação de raios UV. Por ser transparente, esse plástico, ao mesmo tempo em que mantém a temperatura controlada, garante também a iluminação necessária à plantação.

Existem ainda galpões com cobertura de PVC  indicado para aquicultores na produção de alevinos e juvenis de peixes, larvicultura de organismos aquáticos, manejo reprodutivo de pós-larvas de camarão, ranicultura (criação de rãs), laboratório de pesquisa sobre produção e nutrição de organismos aquáticos, hidroponia e aquaponia, e também para produtores de flores e hortaliças que utilizam estufas.

3. Tubos de irrigação

Os tubos de irrigação são bastante conhecidos e marcam um dos principais tipos de uso de plástico no agronegócio. Sistema fundamental, esse encanamento é distribuído por toda a extensão da plantação, garantindo que toda a área possa ser devidamente irrigada. O sistema utilizado é o de gotejamento, com uma distribuição controlada e sustentável da água.

O tipo de plástico utilizado também é específico, e isso evita que os materiais que estiverem contato com a plantação sejam tóxicos ou prejudiciais de alguma forma. Desse modo, um polietileno ecológico é a base do encanamento, garantindo que o sistema seja menos agressivo possível e não gere nenhuma consequência em nível de contaminação do solo.

4. Estruturas de reserva e armazenamento de água

Ainda sobre o sistema de irrigação e o uso de plástico no agronegócio, o material se estende para outra parte importante dessa infraestrutura que mantém as plantas devidamente irrigadas: as reservas de armazenamento de água.

Fundamentais para garantir que a água seja levada a toda extensão do solo, abrangendo todo o terreno de plantio, esses reservatórios são posicionados em um local específico da plantação, garantindo que estejam devidamente protegidos da ação do tempo e de outros fatores.

Por serem de grande porte, demandam também certo nível de resistência. Com a confecção em plástico, é possível ter uma estrutura adequada, sem que o custo de aquisição seja muito alto.

No mercado existem reservatórios circulares que podem ser utilizados como tanque para a produção, manejo, manutenção, depuração, quarentena e pesquisas com organismos aquáticos. É uma ótima opção para reservatório de água bruta, coleta e armazenamento de água de chuva para uso na agropecuária e ou na indústria para as mais diversas aplicações.Este tanque se encaixa em diversas soluções de aquaponia.

5. Embalagens para transporte

O uso de plástico no agronegócio também se estende ao transporte, que é uma parte importante do trabalho. Grandes volumes de produtos precisam ser deslocados da área de colheita e levados aos locais de armazenamento para que, posteriormente, veículos realizem a distribuição. Nesse contexto, embalagens de plástico ajudam a oferecer uma estrutura adequada, com resistência e flexibilidade necessárias.

Esse transporte pode acontecer em grandes compartimentos, como caixas de porte maior, que possibilitem comportar produtos sem que eles sofram nenhuma avaria. Quanto aos grãos, há ainda um recurso mais específico, que são os contentores. Eles funcionam como grandes bolsas que permitem que grãos sejam transportados em altos volumes, com segurança e sem desperdício.

Existem também os reservatórios de água de PVC que podem ser como uma caixa d’água flexível fixas ou móveis móvel (pode usado como caminhão PIPA), essa se adapta a vários veículos de transporte, dependendo do volume ou capacidade necessária. É totalmente lacrado e com diversas vantagens sobre outros tipos de transporte de líquidos, podendo ser facilmente usado em obras civis, indústrias, pequenas empresas, irrigação e atendimento emergencial como no caso de seca ou combate a incêndio.

6. Armazenamento de produtos

Os silos são grandes compartimentos de estocagem de grãos, principalmente. Nesses locais, os produtos podem ser mantidos sob proteção, especialmente enquanto ainda secam. O plástico é usado, nesses casos, como cobertura para a estrutura dos silos, garantindo que a ação do tempo, especialmente as chuvas e o sol forte, impactem a qualidade da produção.

Conforme os grãos são esvaziados dos silos, já direcionados para o transporte, a cobertura plástica pode ser recolhida e armazenada novamente. Esse cuidado é uma forma de preservar a estrutura e garantir que ela tenha um tempo de vida mais alto.

Ainda como possibilidade de armazenamento encontram-se no mercado galpões com estruturas metálicas e com cobertura e fechamentos laterais em lona vinílica e são duráveis, resistentes e seguros e normalmente de rápida montagem.

A importância da sustentabilidade no uso de plástico no agronegócio

O uso de plástico é uma ótima forma de ter estruturas e acessórios úteis e adequados, mas é necessário também saber com o lidar com o material. Tudo passa pelo momento de descarte, etapa mais importante e que, se não é feita corretamente, gera riscos de poluição e prejudica uma atividade sustentável.

Por isso, é extremamente necessário que produtores entendam e busquem se informar sobre as melhores práticas de descarte, inclusive prezando pela reciclagem. Essa é a maneira mais responsável de fazer o uso desse material, mas sem gerar consequências prejudiciais ao meio ambiente.

O uso de plástico no agronegócio possibilita que produtores tenham os melhores recursos para proteger solo, plantações e ainda garantir transporte e armazenamento de qualidade. Esses 6 usos indicados no post são úteis e possíveis, desde que haja a responsabilidade total no manuseio e descarte de materiais já sem utilidade.

Gostou de saber mais sobre esse assunto? Agora aproveite e descubra como a impermeabilização com Vinimanta pode ser importante ao agro negócio! Entenda mais sobre o produto e quais vantagens ele traz.

Novidades

Cadastre-se na nossa newsletter
e receba notícias em seu e-mail

Selecione o assunto do seu interesse

    Banner Tanque Circular

    Materiais Gratuitos