Voltar para a página inicial

7 boas práticas para aumentar a produtividade na agricultura

Modificado em: maio 31, 2023

O agronegócio é um dos segmentos mais movimentados da economia, responsável por abastecer os setores comerciais e industriais. Por esse motivo, investir em técnicas para elevar a produtividade na agricultura é a melhor maneira para melhorar os resultados.

Nesse cenário, a produtividade é um fator importante para o agricultor e contribui para otimizar e aperfeiçoar processos, desde o plantio até a colheita. Portanto, consiste na oportunidade ideal para quem deseja alcançar um bom desempenho, evitar perdas e gerar lucratividade.

Se você deseja saber como atingir esse objetivo e potencializar os resultados na sua propriedade, não se preocupe que vamos ajudar! Confira, neste post, 7 dicas incríveis para aumentar a produtividade na agricultura e atingir os seus objetivos com excelência!

O que é e como funciona a produtividade agrícola

Considerada um objetivo comum a todos os empreendedores do agronegócio, a produtividade agrícola consiste na relação entre quantidade produzida, tempo, qualidade, custos e insumos — que devem estar alinhados para entregar resultados satisfatórios. Em outras palavras, a produtividade agrícola é um processo abrangente que tem o objetivo de aumentar a produção e a qualidade.

Além disso, as ações aperfeiçoam os processos para melhorar os números e identificar oportunidades para reduzir os custos. Assim, a produtividade na agricultura funciona com a revisão das atividades, para identificar oportunidades de melhoria, otimizar o tempo e aumentar a produção. Em vista disso, consiste em uma atividade feita considerando os objetivos e as características da propriedade.

Por que é importante aumentar a produtividade

A produtividade na agricultura é um indicador que pode ser influenciado por diversos fatores, como a condição climática e as características do solo. Entretanto, quando o empreendedor investe em estratégias para melhorar os números, é possível ter vantagens importantíssimas.

Nesse contexto, aumentar a produtividade é importante pelos seguintes motivos:

  • ajuda a evitar desperdícios;
  • otimiza o tempo;
  • melhora as atividades;
  • gera lucratividade;
  • gera empregos.

7 práticas para impulsionar a produtividade na agricultura

Agora que você viu a importância da produtividade da agricultura, é o momento de conhecer boas práticas para começar a aperfeiçoar seus processos. Esse é um grande passo para conseguir resultados consistentes ao longo do tempo e oferecer produtos de ótima qualidade.

Veja a seguir, as melhores formas para aumentar a produtividade na agricultura!

1. Aposte na agricultura de precisão

A agricultura de precisão é uma modernidade importante para produzir mais e com qualidade, por isso, é algo que você precisa contar. Consiste no uso de dados sobre o solo e o clima, para ter clareza sobre como melhorar pontos específicos e gerar produtividade.

2. Use corretamente os fertilizantes

Para ter um solo nutritivo e aumentar a sua produtividade, é indispensável saber usar os fertilizantes da maneira correta. Sendo assim, é importante que você faça um estudo do solo e da safra, para conhecer as necessidades nutricionais e, assim, investir nos produtos e nas quantidades certas.

3. Contrate mão de obra qualificada

Ter profissionais qualificados para atuar na propriedade é fundamental para melhorar a produtividade e os resultados. Por isso, procure trabalhadores atualizados e capacitados para executar as funções. Para os trabalhadores que já estão com você, a melhor opção é realizar treinamentos.

4. Faça a rotação de culturas

A rotação de culturas é uma técnica muito importante para preservar o solo e garantir produções mais eficientes. Sendo assim, faça um estudo do solo e defina meios para fazer a rotação e evitar a degradação do solo, além do surgimento de pragas e plantas daninhas, que oferecem sérios riscos para sua produção.

5. Use bons equipamentos

Atualmente, existem diversos equipamentos de qualidade, modernos e específicos para potencializar a produção agrícola. Assim, considere as características do seu negócio e invista em equipamentos e máquinas de qualidade, para automatizar processos e aumentar a produtividade.

6. Adote modelos de produção sustentáveis

A produção sustentável é importante para a preservação dos recursos naturais e, também, para gerar processos mais produtivos e enxutos. Além de evitar desperdícios, contribui para melhorar a qualidade e o desempenho, por isso, é uma etapa importante para a produtividade.

7. Invista em tecnologia

Outra dica que não deve ser ignorada é investir em tecnologias específicas para melhorar a produtividade na agricultura. Com o uso de recursos tecnológicos, você pode automatizar processos manuais e otimizar o trabalho da equipe, aumentando a agilidade e a precisão nas tarefas.

Os produtos Sansuy são essenciais para ter produtividade

A produtividade é um conceito abrangente e, para alcançá-la, é importante aperfeiçoar processos e contar com materiais de qualidade. Afinal, são requisitos essenciais para as atividades na agricultura e, por isso, ter materiais duráveis e específicos é indispensável.

Para isso, a Sansuy oferece uma linha de produtos modernos e feitos para atender a diversas necessidades das atividades do agronegócio. São itens resistentes e preparados para contribuir e aumentar a produtividade e a performance da sua propriedade de uma forma completa.

Na Sansuy, você vai encontrar os seguintes produtos para otimizar as suas tarefas:

  • Abrigo rural: abrigo de lona PVC resistente ao tempo e ideal para proteger pessoas, máquinas e produtos;
  • Biodigestor compacto: ideal para tratamento de menor volume de dejetos, indicado para propriedades menores;
  • Biodigestor Plus: Atende a toda propriedade rural, independentemente do tamanho, são inúmeros formatos, modelos e medidas, transformando os dejetos em energia limpa;
  • Vinibiodigestor: indicado para a preservação ambiental, transforma matérias orgânicas em energia e biofertilizantes;
  • Vinimanta; geomembrana de PVC para a impermeabilização de solos e taludes, evitando impactos ambientais causados pela erosão;
  • Vinitouca: lona de PVC para proteger fardos de algodão;
  • Vinitubo: tubo de irrigação de alta resistência e favorece o uso consciente da água
  • Cisterna agroindustrial: ideal para armazenamento da água de chuva;
  • Reservatório de água: ideal armazenar e transportar água para áreas com pouca disponibilidade.

Todos esses produtos são desenvolvidos considerando altos padrões de qualidade e oferecem eficiência e durabilidade. Fatores indispensáveis para evitar gastos, preservar seus equipamentos, aumentar a produtividade, melhorar a gestão e alcançar seus objetivos.

Como você pôde notar neste artigo, a produtividade na agricultura é um assunto importante e que faz toda a diferença nos resultados. Portanto, aproveite e siga nossas dicas para ter produções elevadas e com excelente qualidade, oferecendo o melhor produto a seus clientes.

Gostou do post? Agora, o que acha de conhecer soluções incríveis para facilitar sua vida? Veja, agora mesmo, a linha de produtos Sansuy e entenda como podemos revolucionar suas atividades!

Novidades

Cadastre-se na nossa newsletter
e receba notícias em seu e-mail

Selecione o assunto do seu interesse

    Banner Tanque Circular

    Materiais Gratuitos