O agronegócio é um dos setores que mais cresce no Brasil e no mundo, gerando riquezas para o país e diminuindo as desigualdades econômicas e sociais.
Contudo, muita gente ainda não sabe como funciona esse setor importantíssimo para a economia do mundo e qual a sua dimensão em escala nacional e internacional.
Por isso, neste post, vamos explicar como funciona o agronegócio e quais são as principais tendências tecnológicas para o futuro desse segmento. Continue com a leitura do texto na íntegra para conferir!
Definição de agronegócio
O agronegócio contempla as atividades ligadas à agropecuária, ao plantio e à administração de árvores com fins comerciais (silvicultura) e extrativismo vegetal.
Entretanto, o agronegócio vai muito além das atividades desenvolvidas diretamente no meio rural. Ele envolve diversos setores da economia, como a indústria e o comércio. Por isso, é um dos setores que mais gera emprego e renda, aumentando o desenvolvimento do país e das pessoas. Acompanhe mais detalhes sobre esse segmento.
Setores da economia
Diversos setores da economia estão relacionados ao agronegócio. Dito isso, é possível dividir esse setor em três níveis: primário, secundário e terciário. Veja, a seguir, mais detalhes sobre cada um deles!
Primário
Tem relação com a produção rural, agricultura e pecuária. É responsável pela produção dos produtos primários, ou seja, aqueles produzidos e cultivados para se tornarem mercadorias a serem comercializadas posteriormente.
Secundário
Esse setor tem ligação com as agroindústrias e fazendas que produzem insumos e matérias-primas em larga escala.
Nessa área, há o envolvimento do maquinário rural e diversos insumos que visam à otimização da produção.
Terciário
Esse setor é o do comércio. O armazenamento, estruturação e a venda de produtos rurais é um negócio extremamente lucrativo e rentável. As exportações também são incluídas no setor terciário.
Características do agronegócio
Segundo dados da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), em 2020, o Brasil foi o maior produtor e exportador de soja, café, suco de laranja e açúcar. Já nas exportações, o Brasil é o quarto país que mais exporta produtos agropecuários, estando atrás apenas da União Europeia, da China e dos EUA.
Em suma, o agronegócio é bastante importante para a economia brasileira, pois é responsável por 26% do produto interno bruto do país (PIB), mesmo em meio à pandemia de Covid-19, que se instalou em 2020.
Importância do agronegócio no Brasil e no mundo
Como vimos, o agronegócio é o propulsor da economia. Com isso, dada a sua relevância no cenário econômico mundial, é considerado um dos maiores responsáveis pelo desenvolvimento econômico e social.
Tendências tecnológicas para 2023
O Brasil vive na era da Agricultura 4.0, ou seja, a produtividade é aumentada de forma significativa graças ao uso intensivo da tecnologia nos campos e nas indústrias. Essa revolução tecnológica teve início na década de 1970. Já em 1990, o uso das sementes geneticamente modificadas foi ganhando espaço nas produções do país.
Conheça, agora, quais são os principais recursos utilizados hoje para a otimização da produção e regulação da qualidade dos insumos agrícolas.
Uso de drones e máquinas no campo
A tendência para esse setor é cada vez mais o uso da tecnologia modernizar a produção agrícola. Por isso, os drones são úteis para coletar fotos e dados para a aplicação de insumos, acelerando a produção de forma exponencial. Outra função bastante importante dos drones é sobrevoar as plantações, buscando identificar possíveis pragas ou doenças.
IoT
A IOT, do inglês Internet of Things (ou Internet das coisas), na agricultura, é definida como as ferramentas tecnológicas que otimizam a produção e auxiliam o agricultor no acompanhamento de sua lavoura ou do seu rebanho. Acompanhe as principais inovações tecnológicas presentes no agronegócio!
Robôs inteligentes
A robótica vem se desenvolvendo e adentrando no mundo do agronegócio de forma muito rápida. A inteligência artificial (IA) tem como função substituir grandes máquinas controladas por humanos por dispositivos pequenos, muitas vezes, trabalhando de forma independente e automatizada.
Os robôs conseguem identificar e controlar ervas daninhas, fazer a colheita de frutas e grandes culturas, o plantio de sementes, o manejo e controle da criação de animais, entre outras funções.
Telemetria
A telemetria é o compartilhamento de informações sobre veículos, equipamentos e máquinas de forma remota. Ela tem como função avaliar as condições dos veículos e sua eficiência durante a produção.
Sensores de irrigação
Existem também sensores que detectam e executam várias ações, como verificar a qualidade do solo e calcular a quantidade ideal de água necessária, evitando, assim, o desperdício.
Energias limpas
A tecnologia também serve para ajudar o meio ambiente, reduzindo os poluentes e danos ao meio ambiente que o agronegócio pode causar. Isso porque não é possível pensar em desenvolvimento sem antes falarmos de sustentabilidade. Isso porque, além dos danos ao planeta, a falta de consciência ambiental também pode causar danos à produtividade.
Por isso, o uso de energias limpas, ou seja, aquelas que não emitem poluentes, é fundamental para construir uma cultura agrícola mais sustentável. Veja as mais utilizadas no agronegócio:
- energia solar;
- energia eólica;
- energia hidráulica;
- gás natural;
- energia maremotriz;
- energia da biomassa;
- energia geotérmica.
Vale ressaltar que a tendência para o uso dessas fontes de energia, em 2023, é só aumentar, pois o Brasil tem condições climáticas favoráveis para a geração de energias solar, eólica e hidráulica.
Evolução dos softwares
Os softwares e aplicativos têm diversas funções no agronegócio. Entre elas, podemos citar o controle da produção e do maquinário, o mapeamento e a análise de áreas de cultivo, pulverizações, o acompanhamento de procedimentos, entre outras.
Em suma, o agronegócio é um dos setores mais importantes para a economia do Brasil e do mundo. Por isso, é preciso que seja cada vez mais otimizado e modernizado. Tendo isso em conta, o uso de máquinas no campo automatiza e aperfeiçoa todo o processo da produção agrícola, reduzindo os custos e, consequentemente, aumentando a lucratividade.
O conteúdo apresentado sobre agronegócio foi relevante para você? Então, não perca tempo e siga nossas páginas no Instagram, Facebook, YouTube, Twitter e LinkedIn para ficar por dentro de todas as novidades!