+55 (11) 2139-2888 [email protected] Voltar para a página inicial
ACESSAR LOJA
+55 (11) 2139-2888 [email protected]
×

Veja como armazenar grãos com a ajuda da Sansuy

Modificado em: junho 6, 2024

Para garantir a eficiência e durabilidade de grãos e sementes, é fundamental implementar boas práticas, desde a colheita até a distribuição dos produtos. Hoje, muitos agricultores têm buscado entender como armazenar grãos com segurança, preservando as suas características e qualidade.

Escolhas inteligentes contribuem para a otimização dos processos e custos, favorecendo a qualidade da produção e promovendo o ganho em termos de competitividade. Pensando nisso, desenvolvemos este conteúdo especial sobre o assunto.

Continue a leitura para entender a importância do armazenamento adequado dos grãos e conheça as soluções oferecidas pela Sansuy!

Qual é a importância de um armazenamento de grãos adequado?

O armazenamento adequado de grãos é fundamental na preservação da qualidade e quantidade do produto. Adotar os cuidados necessários também é sinônimo de rentabilidade para o produtor, já que reduz a ocorrência de perdas.

Vale destacar que existem várias etapas atreladas a esse processo, que incluem secagem, higienização, carregamento e distribuição.

Observar aspectos como a umidade do ambiente, o controle da temperatura, os níveis de ventilação e a proteção contra pragas e doenças é imprescindível para quem deseja garantir bons resultados. Assim, um armazenamento adequado evita uma série de problemas:

  • perda de peso, volume, cor e sabor dos grãos causados em razão da umidade, do calor excessivo e da baixa ventilação;
  • aumento do risco de contaminação e deterioração dos grãos em decorrência de pragas e doenças;
  • falhas, perdas, extravios e atrasos na movimentação dos materiais causados por desordem, falta de identificação e/ou planejamento; 
  • danos ao estoque causados por falhas no sistema de armazenagem ou por acidentes.

Por que é preciso investir em soluções de confiança?

Além de minimizar os riscos e problemas que mencionamos no tópico anterior, a escolha de bons sistemas de armazenamento contribui para:

  •  redução de custos de produção e transporte em decorrência da diminuição de perdas e desperdícios;
  • ganho em produtividade e eficiência, associados à melhora na organização, segurança e qualidade dos processos;
  • fortalecimento da imagem e reputação da empresa em decorrência da oferta de produtos de alta qualidade e da satisfação dos clientes.

Como armazenar grãos?

O armazenamento de grãos pode ser feito usando diferentes estruturas e sistemas. Na Sansuy, você encontra três opções interessantes, que podem ser incluídas em suas estratégias: Vinimazen, Silobunker e Vinigalpão

A seguir, explicamos as características e os detalhes de cada um deles. Confira!

Vinimazen

O Vinimazen é um galpão inflável indicado para o armazenamento de grãos e outros produtos, como os insumos.

Confeccionado com laminado de PVC, este galpão é reforçado com tecido de fios de poliéster de alta tenacidade. Disponível em diferentes dimensões, o produto é comercializado em cores claras e com black-out.

O material que compõe o Vinimazen recebe aditivos especiais que garantem maior segurança e eficiência. Entre esses aditivos, estão o anti-UV, o retardante de chama e o antioxidante.

Graças à sua versatilidade, o Vinimazen é considerado uma opção interessante em diferentes aplicações. Pode ser usado, por exemplo, para:

É indicado para empresas e produtos rurais que estão buscando uma solução de armazenamento temporária em locais que não contam com infraestrutura adequada de recebimento, armazenamento e proteção de mercadorias. Outras características do galpão que merecem destaque incluem:

  • eclusa para entrada e saída de caminhões, maquinários e implementos;
  • proteção contra intempéries; 
  • possibilidade de montagem e desmontagem para locomoção do galpão para outros locais.

Silobunker

O Silobunker é outro produto desenvolvido pela Sansuy visando a atender as demandas de armazenamento de grãos e outros produtos em locais que não possuem infraestrutura adequada.

O Silobunker é uma estrutura metálica que conta com cobertura de lona de PVC. Ele protege os grãos, ou demais mercadorias, de chuva, sol e outros agentes externos. O enchimento é realizado por meio de uma esteira ou outra estrutura disponível.

Um dos seus principais diferenciais é que ele pode ser instalado em solo compactado e movido de um local para outro com facilidade. Não é necessário investir em obras de alvenaria para a sua instalação.

É ideal para armazenamento temporário de produtos que aguardam o transporte ou a venda. No Silobunker, você pode armazenar grãos a granel ou produtos já acondicionados em big bags e sacarias.

Vinigalpão

O Vinigalpão é formado por uma estrutura metálica galvanizada, normamalmente me formato duas águas, com fechamento em laminado de PVC, reforçado com fios de poliéster de alta tenacidade.

Os materiais que compõem o galpão também recebem aditivações especiais, incluindo o anti-UV, o retardante de chama e o antioxidante.

Está disponível em diferentes configurações e dimensões, o que o torna uma opção versátil que atende às necessidades de diferentes clientes.

Projetado para resistir a condições climáticas adversas, ele é robusto e durável. Sua versatilidade garante que ele seja usado para armazenar grãos e outros tipos de produtos e mercadorias.

Entre os seus diferenciais, além da robustez, está a facilidade e rapidez na montagem, que pode ser feita em qualquer tipo de terreno plano.

Quais são os diferenciais de cada uma dessas soluções?

Para acertar na escolha de um galpão logístico, é importante conhecer as diferenças e características de cada produto, avaliando qual deles melhor se adequa às suas necessidades.

A seguir, destacamos as principais características do Vinimazen, do Silobunker e do Vinigalpão, que devem ser avaliadas antes da aquisição. Confira!

  • Vinimazen: armazém inflável com dimensões variadas. É indicado para armazenamento de grãos a granel ou em big bags, fertilizantes, enfardamentos de algodão, cavaco de madeira, entre outros. Necessita de pouco tempo para inflamento e montagem. Para garantir o funcionamento do ventilador que ajuda a manter a estrutura, é recomendado o uso de um gerador de energia elétrica — ele oferece suporte em caso de queda de energia.
  • Silobunker: silo com estrutura metálica e fechamento superior em lona PVC. Pode ser usado para o armazenamento de fertilizantes e grãos a granel. Por ser um produto modular, as suas montagem e desmontagem são fáceis e rápidas. Versátil, conta com diferentes opções de dimensões.
  • Vinigalpão: estrutura metálica galvanizada a fogo, ele tem ampla versatilidade de armazenamento, pode ser usado para estocar grãos a granel ou em big bags, cavaco, fertilizantes, algodão, maquinários, entre outros. Em razão das suas características, é um produto com maior valor agregado.

O que considerar na hora de escolher?

É comum que o cliente tenha dúvidas com relação à escolha do produto de armazenamento ideal. Como você viu, as três opções têm muitas semelhanças entre si. Por isso, a escolha deve partir da análise das suas necessidades, considerando aspectos como:

  • tipo de produto que será armazenado;
  • forma de operação de carga e descarga do material;
  • dimensões;
  • infraestrutura disponível para instalação;
  • operação; 
  • legislação aplicável ao seu negócio.

Quais são os diferenciais da Sansuy?

A Sansuy oferece soluções para armazenamento de grãos. O Vinimazen, o Vinigalpão e o Silobunker foram desenvolvidos com o propósito de atender às demandas de diferentes tipos de clientes, sempre com qualidade em segurança.

Os galpões são confeccionados com materiais de alta qualidade – laminado de PVC e tecido de fios de poliéster de alta resistência –, garantindo durabilidade e segurança aos produtos armazenados.

Além disso, são oferecidas diferentes opções de cores e tamanhos. São opções adaptáveis que atendem a diferentes demandas e necessidades, além de serem produtos de fácil montagem e desmontagem.

Como você pôde ver, é fácil saber como armazenar grãos. Hoje, com as opções disponíveis no mercado, é possível acondicionar os seus produtos com segurança e praticidade. Empresas que não têm uma infraestrutura própria podem beneficiar-se de galpões lonados com segurança e versatilidade.

Quer saber mais sobre como armazenar grãos usando as soluções da Sansuy? Entre em contato conosco e solicite informações adicionais sobre aplicações e custos.

Novidades

Cadastre-se na nossa newsletter
e receba notícias em seu e-mail

icon_newsletter

Selecione o assunto do seu interesse

    Banner Tanque Circular

    Materiais Gratuitos