Cadastre-se e receba novidades  
Selecione o assunto de seu interesse:
Enviando sua inscrição  
Loading...
Piscinas

Piscina de vinil: quais suas características e principais vantagens?

Piscina de vinil

Pretende adquirir uma piscina de vinil, mas está em dúvida sobre se ela é ou não vantajosa? Ou está pesquisando qual material seria mais adequado para uma piscina que atenda às suas necessidades? Independentemente do motivo, você chegou ao artigo certo!

Isso porque elencamos algumas das principais informações a respeito das piscinas de vinil em forma de perguntas e respostas. Acompanhe!

O que é uma piscina de vinil?

É uma piscina de alvenaria revestida de vinil, um material feito de PVC, cujo revestimento pode ser Vinicolor (estampado). Além disso, esse vinil para piscina, ou bolsão de vinil, pode ser constituído de diferentes tipos de materiais, como:

  • EPS (0,60 mm): um filme sem tecido, sendo utilizado mais em piscina não aquecida para residências;
  • VPS (0,80 mm): esse modelo corresponde a um laminado sem trama e sem tecidos, voltado para piscinas com aquecimento;
  • SP 10730, com espessura 0,85 mm: esse material é composto por dois filmes e um tecido, o que o torna mais reforçado em relação aos anteriores. Ele é voltado a piscinas aquecidas e de utilização coletiva;
  • XP 10354, com 1,5 mm de espessura trançada: esse material reforçado é formado também por dois filmes com um tecido no meio, sendo empregado em piscinas gigantes, com aquecimento e de uso coletivo.

Esses produtos chegam em bobinas, sendo oferecidos com largura de 1,40 m. Com elas, o fabricante confecciona a própria piscina que será vendida ao lojista que oferecerá ao consumidor final.

Quais são as características da piscina de vinil?

Boa parte das características já foram apresentadas no tópico anterior, mas podemos resumir as principais da seguinte forma: a piscina de vinil é um bolsão confeccionado com laminado de PVC, que é acomodado em alvenaria já pronta para isso.

A vantagem é que dá para fazer uma piscina em qualquer formato e tamanho, que pode ser aquecida — na condição de usar o material reforçado. Além disso, a troca do vinil costuma ser rápida e mais econômica do que a de outras opções.

Quais são as vantagens da piscina de vinil?

As características e as vantagens da piscina de vinil são similares, pois, de certa forma, você pode fazê-la no formato, na imagem e no design que quiser. Também pode aquecê-la, bem como montá-la para uso coletivo e para uso residencial.

O vinil auxilia igualmente na impermeabilização do solo, pois ele em si já é impermeável, e resulta numa piscina confortável, uma vez que não escorrega, o que também confere maior segurança aos seus usuários.

Outro ponto positivo é a flexibilidade do produto, uma vez que, como dito, é possível fazê-lo em qualquer formato. Graças a essa característica, dá para fabricar e acomodar uma piscina em um pequeno ou grande espaço.

Além disso, o vinil é um material que une as vantagens de ser resistente e mais acessível no mercado. Também há a beleza da piscina e sua variedade estética, pois dá para utilizar vinil de diferentes cores, tons e estampas, como de ondas, de degraus, de prainhas etc.

Vale destacar que, no caso da Sansuy, ela dá três anos de garantia contra defeitos de fábrica a partir da data de fabricação do produto e ainda fornece suporte de pós-venda a partir da aquisição no fabricante de piscinas, com visita da assistência técnica no local e suporte de orientação.

Para conferir se o vinil de piscina possui a qualidade Sansuy, confira se tem e marca d’água no verso do produto.

Qual a diferença entre uma piscina de vinil e uma de concreto e alvenaria?

Uma piscina de alvenaria, feita de concreto, costuma ter boa resistência mecânica e é durável, podendo resistir a décadas. Já o vinil, como visto, é um revestimento.

Ele é aplicado sobre a estrutura da piscina, que pode ser de alvenaria e concreto, ou seja, não é exatamente um tipo isolado de piscina, mas um complemento. Devido a isso, a piscina de vinil apresenta características semelhantes a um modelo feito exclusivamente com essa primeira estrutura citada.

Contudo, há a adição das próprias peculiaridades do material. Por exemplo, o vinil impermeabiliza a estrutura de alvenaria e ainda serve como finalizador, conferindo beleza à piscina.

Por que piscinas de vinil são úteis às famílias?

É dever dos fornecedores de piscinas de vinil conhecerem profundamente o porquê de as piscinas de vinil favorecerem os clientes, desde o momento da escolha do material, que traz economia e segurança, até o design inovador, com estampas diferenciadas e personalizadas. Abaixo preparamos um resumo de todos os benefícios que as piscinas de vinil trazem às famílias dos clientes. Confira!

Economia

O cliente economiza ao investir em uma piscina de vinil, pois para a sua construção é necessário apenas escavar o solo, concretar o interior e instalar o revestimento de vinil. Esse processo requer um esforço significativamente baixo, caso comparado com outros tipos de piscinas, tanto se o quesito for o preço ou mesmo o tempo necessário para a finalização da obra.

Isso significa que você pode convencer clientes a optarem por uma piscina de vinil, mesmo aqueles que julgam o preço de aquisição muito alto.

Segurança

Piscinas de vinil trazem mais segurança às famílias dos clientes, pois são fabricadas em uma estrutura única, sem a necessidade de encaixes no fundo ou mesmo revestimentos de azulejo. Piscinas fabricadas de outra maneira podem trazer sérios danos à integridade física de quem as utiliza, exatamente em função da falta de objetos ou materiais cortantes em seu interior.

Modelos como as piscinas revestidas de azulejos podem cortar a pele das pessoas, pois azulejos quebrados são materiais cortantes em potencial.

Variedade de estampas

A variedade de estampas fabricadas para as piscinas de vinil é incrível. Empresas de alto nível investem em personalizações de estampas, exatamente de acordo com o desenho que o cliente deseja. Essa versatilidade é incrível e pode repaginar o espaço do projeto, dando cara nova a todo o ambiente.

Além disso, estampas fabricadas nas cores mais escuras podem manter a temperatura da água aquecida. Isso acontece porque quanto mais escura é a cor mais calor ela absorve do sol, o que impede que a água esfrie durante a noite.

Design inovador

Algumas obras requerem formatos diferentes de piscinas pelo formato da área onde elas serão construídas ou mesmo porque o cliente deseja ter uma piscina diferente dentro de casa.

Piscinas de vinil favorecem o cliente e a empresa responsável pela obra, pois pode ser fabricada em modelos personalizados, de acordo com a necessidade de quem está adquirindo o produto. Isso facilita até mesmo o trabalho das pessoas envolvidas na instalação da piscina, porque basicamente o serviço será escavar o terreno, concretar o buraco e colocar a estrutura.

Limpeza e manutenção

A limpeza e manutenção das piscinas de vinil é muito mais simples do que qualquer outro tipo de piscina. Diferentemente dos concorrentes, o material das piscinas de vinil é liso e sem poros, colocando os fornecedores desse produto mais uma vez na frente do mercado.

Isso ocorre porque é bem difícil acumular limo nas paredes ou no fundo desse tipo de piscina, da maneira como acontece com o azulejo. Ou seja, todo procedimento de limpeza e tratamento da água e da superfície da piscina é extremamente mais simples do que em qualquer outro modelo.

Quais são os cuidados gerais que devem ser tomados com a piscina de vinil?

O vinil simplifica a sua higienização por ser fácil de limpar porque não conta com rejuntes e tampouco costuma acumular muita sujeira, fungos, algas etc. No entanto, a durabilidade da piscina de vinil não depende só de uma boa limpeza, mas também da qualidade do material, de seu uso e conservação. Portanto, ela necessita de alguns cuidados.

Por exemplo, é preciso ter cautela ao usar produtos químicos ou itens de limpeza. Um deles é o cloro que, em excesso, pode fazer com que a tinta do vinil desbote, e a sua superfície fique ressecada. Uma dica é utilizar uma capa para piscina a fim de protegê-la enquanto não é usada. Dessa forma, será preciso realizar menos limpezas nela e, assim, o uso de produtos químicos tende a diminuir.

Além disso, é preciso ter cuidado com os objetos que serão manuseados ou usados na piscina, pois o vinil é suscetível a cortes e a rasgos. Também é necessário cuidado ao encher essa piscina, procedimento que precisa ser feito rapidamente para prevenir rugas. Nesse caso, recomenda-se utilizar muita água de uma vez, como a fornecida por caminhões-pipa.

Outro ponto de cuidado é o esvaziamento da piscina, pois não é aconselhável fazê-lo sem antes conversar com um profissional especializado para receber orientação sobre como esse procedimento precisa ser feito. Caso contrário, um esvaziamento inadequado pode danificar o vinil e até mesmo a estrutura de alvenaria por baixo, provocando trincas, rachaduras, entre outros problemas.

Contudo, ao ter cuidado com a manutenção da piscina de vinil e ao seguir atentamente as instruções do fabricante, você poderá aproveitá-la bastante com sua família, amigos e conhecidos. Dessa forma, conseguirá passar bons momentos nesse ambiente que faz toda diferença numa casa, enquanto desfruta de beleza, de flexibilidade e de comodidade.

Entre agora em contato com a Sansuy, somos a maior referência do Brasil em artigos de PVC!