Cadastre-se e receba novidades  
Selecione o assunto de seu interesse:
Enviando sua inscrição  
Loading...
Piscinas

Quais são os principais materiais existentes para a construção de uma piscina?

material para piscina

Em um país de clima tropical como o Brasil, em que as temperaturas tendem a ser mais elevadas durante quase todo o ano e na maior parte do território, a piscina certamente posiciona-se como um dos itens mais desejados em residências e em condomínios, principalmente.

Além de compor esteticamente o ambiente e valorizar o imóvel, a piscina está associada de forma direta aos momentos de lazer, de descanso e de alegria das pessoas. Por isso, é um item bastante valorizado. Hoje, o mercado oferece diferentes modelos, configurações e custos quando o assunto é piscina.

Assim, quem atua nesse segmento precisa estar atento às inovações, buscando alternativas mais atrativas e competitivas para oferecer aos seus clientes, aliando custos, durabilidade, flexibilidade e personalização. Para isso, o ponto de partida é conhecer o material para piscina mais indicado a cada projeto.

Pensando em ajudar, preparamos este artigo a fim de falar um pouco mais sobre os principais materiais existentes para a confecção de piscinas. Continue a leitura e confira!

Quais são os principais materiais existentes para a construção de uma piscina?

Atualmente, as principais alternativas oferecidas pelo mercado para a construção e instalação de piscinas são a fibra de vidro, o vinil e a tradicional alvenaria. Cada um desses padrões tem suas particularidades e, por isso, merecem ser mais bem esclarecidos.

Vinil

De forma mais técnica, o vinil é um polímero sintético de plástico que tem como características principais a maleabilidade, a impermeabilidade e a resistência. Atualmente, o vinil tem inúmeras aplicações, como a fabricação de coberturas, de materiais gráficos e, também, o revestimento de piscinas.

O vinil é, sem dúvida, um dos materiais mais modernos utilizados na construção de piscinas. Hoje, ele está presente em grande parte dos projetos, dadas a sua facilidade de manuseio e a sua flexibilidade na aplicação, sendo empregado na fase final de construção, em conjunto com a estrutura de alvenaria feita para receber a cobertura de vinil.

Fibra de vidro

A fibra de vidro é um dos materiais mais comuns na construção de piscinas, estando presente em grande parte dos projetos. De forma mais técnica, essa fibra é um material compósito, resultado da junção de finos filamentos de vidro a partir da utilização de diferentes tipos de resina, como a de poliéster.

Por se tratar de um material maleável, ela é capaz de assumir diferentes formas com a utilização de moldes.

Alvenaria

A alvenaria é uma das maneiras mais tradicionais quando o assunto é a construção de piscinas. No passado, como não existiam compostos plásticos e alternativas mais simples e eficientes, a alvenaria comum, baseada em cimento, concreto, estruturas metálicas e revestimentos em azulejos era muito empregada.

Quais os prós e os contras de cada um desses materiais?

Como dito, cada material para piscina tem suas características e é indicado para determinados projetos, considerando uma série de variáveis, como custos, espaço disponível e nível de personalização desejado. Assim, é natural que os materiais tenham prós e contras, os quais merecem ser citados. Confira!

Vinil

O vinil é um material que agrega uma série de vantagens à construção de piscinas. Ele permite, por exemplo, a escolha da estampa utilizada no revestimento, dando ampla liberdade ao cliente. Além disso, é um material durável, de fácil manutenção e que não acumula resíduos ou bactérias.

Outro ponto positivo do vinil é que, por se tratar de um material maleável, ele pode assumir qualquer formato. Assim, existe a possibilidade de aplicação em qualquer projeto, reduzindo os custos e o tempo de construção da piscina.

A desvantagem do vinil é que ele está associado a estruturas de alvenaria. Como é utilizado para cobrir toda a piscina, impermeabilizando-a, é preciso uma preparação para receber a aplicação.

Fibra de vidro

A fibra de vidro é um material de fácil limpeza, já que não acumula muitos resíduos. O lado negativo desse material é a dificuldade em personalizar a piscina. Geralmente, elas já são adquiridas em tamanhos e em formatos padrões, com poucas variações.

Indo além, a fibra de vidro também pode sofrer bastante com a exposição ao sol, exigindo cuidados estéticos e estruturais para que trincas não ocorram ao longo da vida útil do produto.

Alvenaria

A maior vantagem da alvenaria está na durabilidade. Por se tratar de uma piscina que é totalmente construída, é possível definir todas as suas características, bastando ter o espaço necessário para a construção.

A desvantagem da alvenaria está nos custos, que são bastante elevados. No mais, a manutenção pode ser um pouco mais complexa, especialmente em caso de rachaduras e de problemas em tubulações, os quais podem exigir uma grande mão de obra.

Como escolher a melhor opção de material?

Como vimos, existem prós e contras para cada padrão de construção. Por isso, a escolha do material para piscina deve basear-se, principalmente, nas necessidades e nas características do projeto do seu cliente. Um contato prévio com ele é essencial para definir as exigências e o perfil do projeto. Assim, fica mais fácil oferecer a melhor opção.

De qualquer forma, o vinil hoje destaca-se na construção de piscinas. É um material altamente durável, de custo acessível e de simples manuseio. Além disso, como já pontuamos, ele oferece um alto potencial de personalização, o que pode se tornar um diferencial valioso aos olhos do consumidor final que deseja compor um ambiente único, de acordo com o seu gosto.

Do ponto de vista estrutural, o vinil não interfere na tubulação, nos filtros, nos drenos e nas demais estruturas presentes na piscina, sendo aplicado com um acabamento perfeito em termos estéticos e funcionais, eliminando qualquer probabilidade de vazamentos.

Quais são os materiais oferecido pela Sansuy?

A Sansuy é referência nacional na fabricação e na comercialização de laminados de PVC, oferecendo soluções de ponta para variados setores e para diversos tipos de aplicação. No contexto das piscinas, a Sansuy disponibiliza às empresas do ramo vinil para piscinas de alta resistência e qualidade, atendendo com precisão às demandas desse segmento.

Trabalhando apenas com matérias-primas de procedência, a Sansuy reforça a atuação do fabricante de piscinas, garantindo total satisfação do seu cliente, dados a alta durabilidade e o nível de personalização dos materiais fornecidos.

Por que escolher a Sansuy e não outra empresa do ramo?

Com mais de 53 anos de experiência no mercado, a Sansuy coloca à disposição dos seus parceiros e clientes o que há de mais moderno, seguro e qualificado em termos de fabricação de laminados de PVC. Ao trabalhar com produtos Sansuy, a sua empresa poderá oferecer ao cliente final um material de ponta, que atende a rigorosos processos de fabricação e aos padrões estabelecidos por certificações importantes, como ISO 9002, QS 9000, ISO 9001:2008 e ISO TS 16949:2009.

Outro diferencial oferecido pela Sansuy é a flexibilidade na escolha das estampas do vinil. Existe uma ampla gama de opções, as quais são exclusivas para cada cliente Sansuy. Ou seja, é possível oferecer mais exclusividade ao consumidor final, o que pode ser altamente valorizado.

Além disso, a Sansuy oferece todo suporte técnico ao seu negócio, estando ao seu lado para solucionar eventuais questões com o cliente, sempre com o objetivo de preservar a imagem e o profissionalismo da sua empresa, além de reforçar a qualidade dos produtos com os quais trabalha.

Por fim, como foi possível perceber, a escolha do material para piscina é um ponto essencial para ter sucesso nesse segmento. Hoje, dados os avanços na tecnologia e nos meios de produção, existem alternativas mais modernas, econômicas e flexíveis, atendendo com muito mais eficiência às demandas do consumidor final quando o assunto é piscina. A Sansuy é parceira do seu negócio, oferecendo não só vinil de ponta, mas um suporte técnico estratégico diferenciado.

Gostou deste artigo? Quer conhecer mais os produtos e serviços da Sansuy e tornar-se nosso parceiro? Entre em contato conosco hoje mesmo!