Cadastre-se e receba novidades  
Selecione o assunto de seu interesse:
Enviando sua inscrição  
Loading...
Piscinas

Veja 7 novidades em design de piscinas

design de piscinas

Todos os segmentos do mercado passam por constantes transformações. Portanto, é preciso buscar atualização para manter a competitividade diante da concorrência. Nesse sentido, o design de piscinas, por exemplo, tem novas tendências surgindo com bastante força.

Inúmeras cores, formatos e texturas trazem ideias modernas e eficientes para atender às necessidades das pessoas e, ainda, criar ambientes agradáveis. Conhecer os recursos disponíveis e saber usá-los para desenvolver projetos inovadores faz a diferença.

O ramo empresarial envolvendo arquitetura, construção, lazer e decoração trabalha diretamente com questões como conforto e bem-estar dos clientes. Dessa maneira, se você atua na área, em especial lidando com piscinas, continue a leitura e confira 7 novidades em design de piscinas!

1. Revestimento em vinil

As piscinas tradicionais apresentam revestimento e fundação de concreto, assegurando a integridade dela e impedindo derramamentos em caso de danos à superfície. Uma das tendências, porém, chegou para modificar esse costume: o revestimento em vinil, durável, resistente e impermeável.

O vinil também se destaca pela suavidade no acabamento, eliminando a necessidade de fazer camadas com outros materiais para reduzir o caráter áspero do concreto. Além disso, não é preciso aguardar por nenhuma secagem, o que acelera o processo de instalação da piscina.

2. Revestimento em alta definição

A principal e mais atraente característica desse tipo de design é o acréscimo de elementos da natureza ao projeto da piscina. Aspectos da textura se assemelham bastante a materiais naturais, amparados por uma série de variações de tons que também reforçam essa característica.

Depois da conclusão do processo de preparação da massa, cada peça integrante da construção ganha um acabamento impresso. Feito na superfície, esse procedimento se dá por meio de imagens transmitidas via computador ao aparelho de impressão.

Uma ideia interessante, por exemplo, é isolar 20% da área de uma piscina retangular para projetar as imagens, de preferência em um dos cantos. Quando bem executada, a ideia resulta em um estilo mais rústico, valorizando o jogo de cores referentes à natureza.

3. Bordas infinitas

Caso a intenção seja adotar um caráter de maior glamour no desenvolvimento do projeto da piscina, as bordas infinitas figuram como ótima alternativa de design. O nome é autoexplicativo, já que se procura transmitir a sensação de que não existem bordas.

Também chamada de borda negativa, a piscina com essa peculiaridade passa outra impressão que está na moda: a de que a água escorre para a superfície externa. Entretanto, não necessariamente é preciso usar o modelo em toda a área da piscina, dependendo de questões como formato e entorno.

Esteticamente, uma piscina ao ar livre com borda infinita agrega uma beleza fora do comum, e aí mora a principal qualidade desse estilo. Se localizada em uma área elevada com bonitas paisagens ao fundo, por exemplo, o efeito da vista é potencializado ao máximo!

4. Iluminação inteligente

Mesmo durante a noite, é possível tornar o ambiente da piscina bonito e agradável. Atualmente, existem iluminações inteligentes com alta capacidade de acrescentar beleza ao espaço, além de aumentar a segurança.

Nas bordas, a luz enfatiza os formatos da construção, sobretudo quando o projeto da piscina é personalizado. Além disso, a água fica bem iluminada, facilitando mergulhos noturnos. Como se não bastasse, a harmonia estética causada pelo encontro entre a iluminação e a água é outro elemento positivo desse recurso.

Caso a área onde a piscina se localiza seja muito grande, vale a pena investir no acréscimo de luz externa. Nesse sentido, questões como perímetro de muros e posição das plantas interferem na decisão da melhor alternativa.

A tecnologia também é uma grande aliada das tendências de design de piscinas. Opções modernas, como o controle da iluminação via aplicativo de smartphone, permitem a troca de cor das luzes com temas customizados, criando um fantástico jogo de tonalidades.

5. Mosaico

A popularidade desse formato de decoração se justifica porque um mosaico demanda pouca manutenção.

Mesmo majoritariamente elaborados com vidro reciclado ou cerâmico, os mosaicos têm inúmeras cores básicas de cerâmica à disposição. A consequência disso é que podem ser montados vários modelos, dependendo da criatividade dos responsáveis.

Em geral, um mosaico dura bastante tempo e tem capacidade de substituir a tinta à prova d’água utilizada nas piscinas.

6. Preto e branco

Charme, originalidade e uma dose de luxo consistem nos grandes atrativos das piscinas escuras. O ”mood” preto e branco resulta em ambientes exóticos e capazes de proporcionar uma excelente sensação de relaxamento dentro da água ou em volta dela.

Sofisticando a área da piscina, tonalidades como essas combinam muito bem com uma série de fatores externos, desde belezas naturais até o revestimento de locais fechados. A neutralidade das cores escuras ainda propicia maior facilidade para encontrar a decoração ideal ao redor da água.

7. Formatos personalizados

A evolução no segmento da construção possibilita o desenvolvimento de projetos bem mais ousados de design de piscinas. Por mais que a simetria continue como preferência de grande parcela das pessoas, a fuga da tradição das linhas retangulares vem ganhando força.

Lugares com espaços menores ou marcados pela irregularidade do terreno são muito favorecidos pela maleabilidade dos diversos formatos personalizados. Atualmente, moldes do tipo gato, raia e violão figuram entre as tendências mais famosas e eficientes à disposição.

O acréscimo de flexibilidade dado por essa quebra de paradigma possibilita a instalação de piscinas em uma gama bem mais extensa de ambientes do que antes, algo que o mercado está sabendo aproveitar.

Cada um dos tipos de design de piscinas listados ao longo do texto evidencia a relevância da personalização, não é verdade? As tendências trazem inúmeros benefícios tanto para o consumidor final quanto para empresas do ramo, que abrem um enorme leque de oportunidades. Portanto, diante desse cenário, aposte na originalidade!

Aproveite a visita ao blog e confira um material completo sobre o vinil para piscinas e suas principais características!