Cadastre-se e receba novidades  
Selecione o assunto de seu interesse:
Enviando sua inscrição  
Loading...
Piscinas

Vinil para piscinas: conheça suas principais características!

Vinil para piscinas

Os consumidores hoje são muito exigentes e, portanto, devemos apresentar soluções que sejam versáteis e tenham ótimo custo-benefício. A piscina é o diferencial de muitas casas e projetos comerciais, por isso, é importante investir em materiais de qualidade, com fácil manutenção e boa durabilidade. Nesse sentido, o vinil para piscina se tornou uma tendência em muitos designs.

Trata-se de uma boa solução, sendo importante entender como ela é utilizada, quais são suas principais características e a relação entre custo e valor agregado ao empreendimento. Acompanhe nosso conteúdo e descubra como essa pode ser uma boa opção para você, seus clientes e sua loja!

Quais são os tipos de vinil geralmente utilizados em piscinas?

Os tipos de vinis mais utilizados são os que têm espessura média de 0,60mm e 0,80mm e, para vinil reforçado, esses números ficam entre 0,85mm e 1,5mm. Ainda que seja muito comum aplicar esses produtos, antes de escolher qual é o melhor material, verifique as solicitações de resistência, dimensões e particularidades do projeto da piscina.

O vinil para piscina é uma opção competitiva no mercado, dada sua resistência e tecnologia aplicada na elaboração do material. Além disso, esse composto é um produto ecologicamente correto, pois sua instalação agride menos o meio ambiente e a manutenção também é facilitada.

Outra informação importante é que o vinil para piscina é altamente resistente aos produtos químicos utilizados para limpeza e manutenção da água das piscinas.

Quando o vinil para piscina surgiu no mercado?

O vinil para piscina vem conquistando clientes desde a década de 80. Começou a ser utilizado nas piscinas tipo bolsão, aquelas com a seguinte composição: estrutura em alvenaria e concreto armado, com alguns pilares e vigas para sustentação do carregamento de água. O mais convencional é que a estrutura seja feita dessa forma, no entanto, o vinil também é compatível com estruturas metálicas e de madeira, por exemplo.

O vinil é aplicado como revestimento, responsável pela impermeabilização da estrutura da piscina. Ele possibilita a proteção da estrutura e evita a possível contaminação da água, proporcionando facilidade de limpeza, impermeabilização, durabilidade e resistência.

Quais os principais diferenciais do material em relação aos outros tipos de piscina?

Como já citamos, o vinil para piscina é durável, resistente, impermeável e higiênico, mas as vantagens não param por aí. Como ele é um material flexível, pode ser utilizado nos mais diversos projetos, portanto, viabiliza piscinas com os mais diversos formatos, tamanhos e designs.

Os arquitetos e responsáveis pela piscina poderão ousar na concepção. Contudo, lembre-se de instruir a equipe para alinhar os conceitos do projeto com os cuidados para instalação — isso evita que materiais e mão de obra sejam desperdiçados por falhas de planejamento.

Além do vinil de piscina, você também pode optar pelo revestimento de fibra ou concreto. A piscina de fibra é uma excelente alternativa, caso você procure preços acessíveis, já que são comercializadas em modelos pré-fabricados. Por ter uma superfície lisa, sua instalação é mais fácil, assim como a sua limpeza.

No caso da piscina de concreto, sua alta durabilidade — até 30 anos — compensa o fato de custar um pouco mais. Bastante versátil, ela pode ser construída em diversos tamanhos e ser facilmente personalizada com azulejos, pedras ou pastilhas. Entretanto, sua construção é um tanto trabalhosa, exigindo a impermeabilização do local com argamassa ou manta asfáltica.

Qual é a diferença na durabilidade do vinil para piscina?

A resistência do vinil é perceptível especialmente quando falamos dos produtos químicos. A garantia atestada varia de fabricante para fabricante, mas o vinil para piscina Sansuy tem garantia de até 3 anos e de até 5 anos para o vinil reforçado (defeitos de fabricação do produto).

Quais as vantagens de utilizar vinil na construção de uma piscina?

É notável que a popularidade do vinil de piscina esteja aumentando. Contudo, quais são os atrativos que esse material oferece para se tornar a escolha do momento? Confira a seguir alguns deles.

Tamanhos variados

Como o vinil é um material maleável, você pode projetar sua piscina em tamanhos variados, pois cortes e curvas são feitas facilmente durante a instalação. Essa característica é uma vantagem especialmente em terrenos irregulares. Afinal, o vinil se adapta a qualquer local.

Designs personalizados

Além de poder escolher o tamanho da sua piscina, você também pode selecionar o design que quiser sem preocupações. Uma opção bem conhecida é a imitação de pastilhas. Desenhos geométricos e estampas também são alternativas que estão caindo nas graças de muitos clientes. Tudo o que você precisa fazer é escolher o desenho que mais se encaixa em suas necessidades.

Entrega simples e rápida

Ao contrário dos modelos de alvenaria ou de fibra, as piscinas de vinil são fáceis de serem transportadas e instaladas. Por não demandarem grandes espaços de circulação, o trabalho total é finalizado com mais agilidade — em geral, 15 ou 20 dias.

Descarte e limpeza facilitados

Caso a sustentabilidade seja um tema importante para seu projeto, optar pelo vinil de piscina será mais uma vantagem. Esse material deixa pouquíssimos resíduos durante a construção, além de ser completamente reciclável.

Quanto à limpeza, sua composição evita a formação de fissuras, o que previne a formação de colônia de bactérias. Sua textura lisa também dificulta o acúmulo de sujidades.

Para quais públicos os vinis são mais indicados? E os valores?

O vinil para piscina é uma opção com ótimo custo-benefício, pois é um material acessível e durável. Por isso, é recomendado para todo tipo de piscina. Alguns fornecedores trabalharão apenas com empresas, não com o público final, por isso, esse composto é uma opção ainda mais acessível.

Os usos mais comuns para esse material são: piscinas residenciais, piscinas de academias, piscinas de clubes, condomínios e resorts. Em função de sua resistência aos produtos químicos de tratamento e à versatilidade para composições, o vinil é uma ótima ideia para qualquer piscina!

No que se refere a valores, o preço de uma piscina de vinil varia de acordo com a localidade. Em geral, os custos para um projeto dessa natureza variam entre R$4.000,00 e R$30.000,00. Quanto mais detalhes o seu planejamento tiver, mais cara sairá a construção.

É possível personalizar o vinil para piscina?

Sim, os vinis podem ser personalizados de acordo com a solicitação do cliente. Na Sansuy, elaboramos projetos de estampas exclusivas com base na sua necessidade — e o que é ainda melhor: uma vez elaborado, o design não será vendido para outro cliente!

Afinal de contas, a exclusividade perde todo o sentido se o produto for comercializado em larga escala. Por isso, priorizamos a individualidade de cada fabricante de piscinas.

Existe restrição quanto ao tamanho do vinil para piscina?

Não existe nenhuma limitação, pois o vinil pode ser instalado nos mais diversos formatos e concepções de piscinas. Ainda que a dimensão do vinil não seja suficiente, é possível fazer emendas entre as peças.

Outra informação importante é que o vinil pode ser instalado sobre os mais diversos substratos, sendo a instalação mais comum sobre a base em alvenaria e concreto. No entanto, seu uso não fica restrito a isso.

O vinil para piscina pode ser instalado sobre estruturas metálicas, peças de madeira, plásticos injetáveis, estruturas de fibra e blocos em EPS, por exemplo. Portanto, ouse nas criações, já que o material permite executar lindas ideias!

E sobre a instalação, existe algum cuidado específico?

Em linhas gerais, a instalação do vinil para piscina é muito simples. A principal orientação que nós fornecemos é: tenha cuidado especial com as emendas. Para assegurar a resistência e a impermeabilização da lona, elas devem ser muito bem executadas.

O procedimento ideal de emenda é a solda entre peças de vinil, o que pode ser feito manualmente e in loco. É necessário que a equipe responsável tenha os aparelhos adequados, como as máquinas de radiofrequência.

Depois de feita, verifique a estanqueidade (a capacidade de não deixar passar líquidos) da solda, pois a ligação entre peças será um ponto sensível das piscinas. Para que o vinil para piscina tenha mais durabilidade, siga as orientações de limpeza divulgadas pelo fabricante, bem como quais produtos utilizar.

Uma de suas grandes vantagens é que a manutenção pode ser feita sem precisar esvaziá-la. Os kits de manutenção foram fabricados para serem utilizados nessas circunstâncias. Com isso, vale destacar que a água da piscina é permanente, ou seja, não precisa ser trocada, basta tratá-la regularmente.

Como comprar o vinil ideal?

Já vimos sobre as características do material, os cuidados na instalação e as aplicações do vinil, mas você sabe o que observar para comprar o ideal?

  • Verifique as características de resistência do material;
  • confira qual é a espessura indicada;
  • procure um bom fornecedor ou revendedor;
  • busque informações sobre a assistência prestada pela empresa;
  • observe o período de garantia do produto.

Agora você conhece mais sobre o vinil para piscina, que vem sendo usado há muitos anos, dada sua versatilidade e durabilidade. Por isso, verifique a viabilidade de empregá-lo em seus projetos, garantindo o encantamento do seu cliente com as inúmeras possibilidades desse material. Dito isso, é fundamental ressaltar que você deve investir em marcas de qualidade e tradição no mercado.

Por fim, os clientes satisfeitos recomendarão a marca e serão fidelizados, e nós estamos aqui para ajudá-lo nesse processo! A Sansuy é uma empresa totalmente brasileira, com mais de 50 anos de mercado. Estamos sempre investindo em soluções tecnológicas e na melhoria de nossos produtos.

Nosso compromisso é sempre entregar itens de qualidade dentro do prazo, e comprovamos isso por meio do nosso certificado ISO 9001. Conte conosco e saiba que o seu projeto terá materiais de alto nível, com todos os quesitos de durabilidade, segurança, sustentabilidade e personalização que tratamos neste post.

Gostou deste conteúdo? Então, entre em contato com a Sansuy e descubra como podemos ajudar seu negócio a crescer!