Voltar para a página inicial

Vinivento: tubo de ventilação da Sansuy

Modificado em: maio 31, 2023

O sistema de ventilação possui diversos objetivos, como promover a circulação de ar para manter o conforto humano nos ambientes, garantir a filtragem de ar em locais críticos, remover o ar contaminado de ambientes e também auxiliar na ventilação para obras e escavações de minas e túneis, por meio do uso do tubo de ventilação.

O Vinivento é tubo de ventilação da Sansuy apresenta destaque no mercado devidas às suas características. E foi para trazer a tona todos os detalhes desse produto que desenvolvemos este texto. Fique atento a cada tópico e confira o conteúdo completo!

O que é Vinivento tubo de ventilação?

A Sansuy oferece uma solução em dutos para o sistema de ventilação de obras de escavação em minas e túneis. O tubo de ventilação da Sansuy – Vinivento é adequado às mais diversas solicitações de pressão de trabalho, atendendo às variáveis comumente solicitadas pelos fabricantes de ventiladores.

Como o próprio nome indica, esse é um tubo de ventilação responsável por transportar oxigênio puro aos trabalhadores — e que também retira os gases nocivos presentes no interior da mina e ameniza a alta temperatura produzida pelas máquinas. Esse controle de temperatura é ideal para proporcionar conforto aos profissionais presentes na obra.

Pode ser instalado na horizontal ou na vertical, sua fixação é realizada por meio de alças triangulares soldadas ao corpo do Vinivento e posicionadas de metro em metro. O tubo de ventilação da Sansuy é fabricado em diâmetros de 300 mm a 2.200 mm, com comprimento de 10 m a 20 m.

Os dutos podem ser utilizados para pressão positiva e negativa, e poderão apresentar três opções de conexão entre os módulos:

  • zíper de alumínio;
  • abraçadeira regulável (acoplamento);
  • anel de aço com abraçadeira.

Separamos algumas obras que utilizaram o duto de ventilação Vinivento para você ficar por dentro do assunto:

  • Hidroelétrica Porce III – Colômbia;
  • Complexo Viário Ayrton Senna – SP;
  • Via Expressa Sul – SC;
  • Rodovia Carvalho Pinto – SP;
  • Anglo Gold – MG;
  • Metrô Linha 4 – SP;
  • Metrô do Rio – RJ;
  • Vale do Rio Doce – SP;
  • Linha Amarela do Rio de Janeiro – RJ.

Saiba mais sobre o tubo de ventilação para túneis (rodoviários e ferroviários) e galerias utilizado no processo de exaustão do ar viciado e condução de ar novo para o interior da obra — os dutos de ventilação para minas subterrâneas.

Principais características

Material: laminado reforçado de PVC ou lona de PVC, com tecido de fios de poliéster de alta tenacidade, revestido em ambas as faces por filme de PVC, com aditivos.

Tamanho: com diâmetros de 0,30 m a 2,20 m e comprimentos em lances de 10 m ou 20 m (dimensões especiais sob consulta).

Formato: tubo de ventilação padrão, bifurcação em “Y”, estruturado com espiral metálica, derivação à esquerda ou à direita, geminado, ovalado, etc. Vários tipos de conexão entre módulos.

Acessórios: alças de sustentação de metro em metro, kit reparo, manual de instalação, operação, manutenção e conservação.

Cor: amarelo padrão (demais cores sob consulta).

Embalagem: individual.

Quais são as vantagens do Vinivento tubo de ventilação?

Um diferencial importante é que o Vinivento é produzido e confeccionado com laminados reforçados Sansuy, o que garante maior qualidade e vida útil. Ele também conta com soldas eletrônicas de alta frequência, que garantem total impermeabilidade.

A Lona de PVC do tubo de ventilação é confeccionada com material de alta resistência, proporcionando grande durabilidade. Trata-se, ao mesmo tempo, de um material leve e maleável, o que facilita o manuseio e transporte.

Vinivento pode ser utilizado para pressão positiva ou negativa (apenas no modelo estruturado). De fácil instalação e versátil, o tubo de ventilação da Sansuy pode ser instalado na horizontal e na vertical, como dissemos.

Ainda existe a possibilidade de reparo, com manutenção feita em campo, de forma simples e rápida. Mas vale a pena lembrar que a Sansuy oferece assistência técnica em todo o território nacional e no exterior.

Além de todos esses benefícios, nossos tubos de ventilação são capazes de proporcionar um controle ideal da qualidade e quantidade de ar presente nas galerias durante o expediente de trabalho, mesmo porque a ausência desses fatores causa sérios danos à saúde e pode, até mesmo, dar início a explosões.

Assim, por meio desses equipamentos, é possível proporcionar maior segurança aos trabalhadores presentes nas obras subterrâneas e elevar o respectivo bem-estar durante as operações.

Dessa maneira, podemos definir as vantagens do Vinivento da seguinte forma:

  • a sua lona de PVC é fabricada com um material altamente resistente, proporcionando maior confiabilidade e durabilidade;
  • o material é leve e maleável, além de apresentar fácil manuseio e transporte simplificado;
  • as suas soldas eletrônicas são de alta frequência e garantem completa estanqueidade e resistência ao produto;
  • a instalação é realizada facilmente e apresenta alta versatilidade, podendo ser instalado horizontal ou verticalmente;
  • a sua estrutura permite que o produto seja utilizado para pressão positiva ou negativa;
  • apresenta facilidade de reparo e sua manutenção pode ser feita em campo, de maneira simples e rápida.

Como é a manutenção do Vinivento tubo de ventilação?

A manutenção dos tubos de ventilação Vinivento pode ser realizada no campo, em caso de necessidade de costura de rasgos causados por atrito. De execução simples, esse reparo poderá ser finalizado com sobreposição (colagem) de lona de PVC sobre a área reparada.

Confira algumas dicas para prolongar a vida de seu Vinivento Sansuy:

  • o Vinivento deve ser lavado com água e sabão ou detergente neutros ou produto específico para limpeza de vinil;
  • não utilizar produtos derivados de petróleo;
  • não utilizar produtos químicos agressivos e/ou corrosivos;
  • não utilizar escovas de aço ou objetos perfurantes;
  • quando o Vinivento não estiver em uso, ele deve estar limpo, ser dobrado cuidadosamente e, preferencialmente, guardado em sua embalagem original.

Qual a importância de utilizar um tubo de ventilação?

Utilizar um tubo de ventilação é um recurso empregado em obras da construção civil, sejam elas simples, como prédios residenciais e comerciais, ou mais complexas, como as subterrâneas.

No caso das obras subterrâneas, o principal objetivo é carregar ar puro por entre as minas, túneis e galerias, no intuito de proporcionar uma condição de trabalho mais confortável, além de prevenir explosões e o acumulo de gases nocivos.

Obras assim necessitam que os tubos de ventilação sejam mantidos em intensa observação por parte dos responsáveis, o que possibilita manutenções e ajustes mais acertados, para que o funcionamento se mantenha sempre adequado às condições de trabalho.

Essa é, sem sobra de dúvidas, uma das fases mais complexas de uma obra subterrânea, envolvendo rigorosos estudos e análises para a instalação dos tubos de ventilação, além das suas respectivas verificações constantes e quaisquer manutenções. Todos esses procedimentos devem ser realizados minuciosamente e de forma detalhada.

Quais são os modelos de ventilação existentes?

Devemos destacar que existem equipamentos específicos que são utilizados em obras subterrâneas. Aprenda agora os principais modelos.

Ventilador centrífugo

Esse modelo é geralmente utilizado como o principal exaustor em obras subterrâneas. O seu funcionamento é semelhante a uma bomba de ar, e as suas pás podem ser viradas para trás, radiais ou voltadas para frente. Aqueles equipamentos que apresentam pás para trás são bastante silenciosos, caso sejam aplicados de maneira adequada, apresentando autolimitação da potência e sendo muito eficientes.

Os radiais são utilizados em trabalhos brutos, uma vez que são mais pesados e barulhentos. Quando o ventilador apresenta as pás para frente, comumente apresentam problemas de corrosão mais facilmente, apesar de serem ainda os mais eficientes. Isso porque esses são os equipamentos com a maior capacidade de exaustão, mesmo com uma velocidade reduzida.

Ventilador axial

O ventilador axial pode ser utilizado como o principal exaustor, apesar de, geralmente, ser mais empregado em redes de duto. Esse modelo estabelece a corrente de ar de maneira axial, apresentando hélices em perfil e com elevada eficiência. O ventilador axial é projetado para operações onde o ar é limpo, com vapores e também gases. Ele é capaz de suportar temperaturas extremas, sejam elas negativas ou positivas.

Como a ventilação pode ser definida?

No momento de definir a ventilação de uma obra subterrânea é necessário, em primeiro lugar, realizar um levantamento para compreender o tamanho da necessidade de ar durante o trabalho nos túneis. Para tanto, a vazão de ar fresco é a referência mais importante, uma vez que essa é a quantidade insuflada no lugar onde ocorre o serviço.

Também é necessário levar em consideração outras variáveis importantes, como o número de trabalhadores envolvidos, a quantidade e a força de cada equipamento que utiliza diesel, o percentual de produção média, os gases contaminantes envolvidos no processo e os demais fatores que sejam próprios aos túneis, minas ou galerias.

Assim, é muito importante desenvolver e implantar um plano de ventilação que apresente um fluxograma atualizado frequentemente. O certo é que ele seja capaz de indicar a localização das minas, a pressão e vazão exercida pelos ventiladores principais, o vetor do fluxo de ar e o local de todas as portas e ferramentas utilizadas para controlá-lo.

Quais são os tipos de ventilação?

Abaixo, preparamos um resumo dos tipos de ventilação que são utilizados tanto em obras civis mais comuns quanto nas obras subterrâneas. Confira!

Ventilação natural

Esse é o tipo de ventilação que ocorre em função dos processos naturais. São exemplos comuns desse sistema as ventilações presentes em instalações hidrossanitárias de prédios comerciais e residenciais.

Ventilação principal

A ventilação principal é baseada na presença de ventiladores que podem ser posicionados e direcionados para forçar a passagem de ar por entre um circuito principal, onde existem galerias que favorecem a condução do ar em grande quantidade e boa qualidade na direção do ambiente de trabalho, além de retirar as impurezas em função do retorno.

Devemos ressaltar que durante esse percurso, o ar necessita superar as resistências presentes. Outros equipamentos que auxiliam nesse processo são os reguladores, que podem aparecer na forma de tapumes, paredes ou pontes.

Ventilação secundária

A ventilação secundária acontece em função de ventiladores, exaustores e dutos que transportam o ar puro por entre os painéis e frentes de trabalho. O seu objetivo consiste em auxiliar a respiração dos trabalhadores e amenizar os gases nocivos que podem ser aspirados em uma grande quantidade.

Ventilação auxiliar

Essa tipo é utilizado em galerias que ainda não foram concluídas ou para reforçar as partes de um sistema de ventilação principal que apresente uma baixa passagem de ar.

O Vinivento tubo de ventilação é realmente um produto incrível, que proporciona bem-estar e segurança aos trabalhadores presentes em obras subterrâneas. A Sansuy oferece assistência técnica em todo o território nacional, estando na hora e no local certo quando você precisar.

Nossos produtos e serviços apresentam destaque pela qualidade e praticidade que proporcionam. Não é por acaso que somos referência em toda a América Latina para soluções em plástico.

Se você está a procura de tubos de ventilação para obras subterrâneas, entre agora em contato com a Sansuy, somos a maior referência no assunto do mercado!

Novidades

Cadastre-se na nossa newsletter
e receba notícias em seu e-mail

Selecione o assunto do seu interesse

    Materiais Gratuitos