+55 (11) 2139-2888 [email protected] Voltar para a página inicial
ACESSAR LOJA
+55 (11) 2139-2888 [email protected]
×

Saiba mais sobre o uso do plástico na construção civil

Modificado em: maio 31, 2023

Desde os canteiros de obra até a finalização do empreendimento, o uso plástico na construção civil é amplamente conhecido. Em todas as etapas, esse material pode oferecer diversas vantagens e facilidades que outros não têm — como leveza, possibilidade de reciclagem e reutilização e maior durabilidade.

Além disso, características como baixo custo, elevada resistência mecânica e à corrosão fizeram com que os materiais plásticos conquistassem mais espaço na construção, substituindo peças de madeira e aço. Quer saber mais sobre o uso do plástico na construção e as suas vantagens? Continue a leitura deste artigo!

O uso do plástico na construção civil

O plástico é um material que está presente em muitos aspectos da construção civil, basta observar elementos como calhas, forros, sistemas de ventilação, janelas, sistemas de hidráulica, caixa d´água, entre outros. Além disso, ele é fundamental para o design de móveis, objetos de decoração e para o conforto de colchões e estofados.

Nos canteiros de obra, pode-se observar que o plástico também auxilia na segurança dos trabalhadores ao estar presente em equipamentos de proteção individual e coletiva, como óculos e luvas. Não é à toa que esse material conquistou o setor, apresentando e oferecendo propriedades vantajosas para cada uso.

Os plásticos podem ser classificados em três tipos: termoplásticos, termofixos e elastômeros. Confira agora quais são as principais características de cada um.

Termoplásticos

Esse tipo de plástico amolece quando é aquecido, o que permite que ele seja moldado e posteriormente resfriado. Ao fim desse processo, não há perda das suas propriedades, podendo ser novamente aquecido e moldado. Os mais conhecidos são o náilon, o polietileno e o PVC.

Termofixos

São resultado da reação química entre as moléculas, o que os torna um material duro e quebradiço. Por sofrerem uma reação irreversível, os plásticos termofixos não podem ser moldados duas vezes. Como exemplo, temos a resina epóxi e as melaminas.

Elastômeros

Por fim, os elastômeros apresentam grande elasticidade, recebendo o nome de borracha sintética. Os mais conhecidos são o neoprene, o teflon e os silicones.

Principais benefícios do plástico na construção civil

O uso do plástico na construção civil proporcionou diversos benefícios para o setor, como o seu baixo peso específico, sua propriedade isolantes, a possibilidade de coloração, entre outros. Confira mais vantagens desse material!

Impermeabilidade

Uma das funções mais conhecidas do plástico na construção é o transporte e armazenamento de fluidos em tubulações e cisternas. Além disso, eles podem ser utilizados para evitar a infiltração em grandes obras de infraestrutura por meio das geomembranas, que preservam o solo.

Isolamento acústico e facilidade no transporte

O plástico apresenta ótimas propriedades de isolamento, tanto térmico quanto acústico. Por isso, ele ajuda a economizar energia e a diminuir a poluição sonora.

Outra característica marcante do material é o seu baixo peso, sendo mais fácil de transportar, armazenar e manusear, o que ajuda na redução da emissão de CO2.

Versatilidade

O plástico é um material fácil de operar, instalar e de dar manutenção. Um exemplo disso são os tubos flexíveis, que permitem acompanhar o relevo de um terreno.

Anticorrosão

Os plásticos são muito utilizados na fabricação de encaixes e vedações de tubulações e janelas, com alta durabilidade e resistência. Por ser um material anticorrosivo, a sua vida útil pode chegar a 100 anos para tubos e até 50 anos para cabos.

Higiene

A facilidade de limpeza e a impermeabilidade do plástico o torna um elemento ideal para a fabricação de móveis e superfícies domésticas ou hospitalares, garantindo a higiene e fácil manutenção.

Sustentabilidade

Para o meio ambiente, o plástico contribui com sua elevada durabilidade, bem como com a possibilidade de reutilização e a facilidade de reciclagem. No mais, os produtos que já são coloridos na sua fabricação e as tubulações com emenda por termofusão ou juntas elásticas reduzem a necessidade de tintas e colas, economizando recursos.

Principais tipos de plásticos e suas aplicações

Para cada tipo de aplicação, existe um tipo de plástico adequado. Confira agora quais são os principais e as suas características.

Poliestireno expandido (EPS)

O EPS é o responsável por diversas soluções eficazes na construção civil, pois apresenta alta resistência ao fogo e à quebra, leveza, baixo custo e bons níveis de isolamento térmico e acústico. As principais aplicações são em enchimentos de lajes nervuradas, isolamento de paredes e concreto leve.

Policloreto de vinila (PVC)

O PVC apresenta grande versatilidade e pode ser modificado por meio da adição de aditivos como lubrificantes, plastificantes, estabilizantes, pigmentos e corantes. Com isso, pode-se obter uma grande variedade de equipamentos com propriedades diferentes. Ele é amplamente utilizado em tubulações de água, eletrodutos, forros, revestimento de pisos, esquadrias, entre outras aplicações.

Poliamida

As poliamidas são conhecidas por sua alta rigidez, resistência química e alto ponto de fusão, sendo muito utilizadas em aplicações técnicas. Elas podem substituir materiais como o aço em condutores de gás de média pressão.

Polipropileno (PP)

O polipropileno foi feito pela primeira vez em 1954 e, desde então, ele se tornou uma das resinas termoplásticas mais importantes no mercado. O PP é o terceiro termoplástico mais vendido em todo o mundo, apresentando alta rigidez, baixo peso específico e baixa condutividade térmica.

Ele é amplamente utilizado na fabricação de formas plásticas, telhas e distanciadores, bem como na mistura de concreto e argamassa para oferecer maior resistência à fissuração por retração.

Policarbonato

O policarbonato é um polímero termoplástico facilmente moldável e tem, como característica principal, a sua translucidez. Além disso, ele pode ser encontrado em diferentes espessuras e formas, sendo as chapas planas e as telhas os produtos mais conhecidos. Apesar do custo mais elevado, ele apresenta a grande vantagem do aproveitamento da luz natural, podendo substituir o vidro.

Como você viu neste artigo, o uso plástico na construção civil proporciona diversas vantagens para o setor, como baixo custo, durabilidade e leveza. Para cada utilização, é importante escolher o tipo certo para garantir todos os benefícios que esse material pode oferecer.

Se você gostou deste artigo e ficou com alguma dúvida sobre o assunto, entre em contato conosco para ajudarmos você!

Novidades

Cadastre-se na nossa newsletter
e receba notícias em seu e-mail

icon_newsletter

Selecione o assunto do seu interesse

    Materiais Gratuitos