+55 (11) 2139-2888 [email protected] Voltar para a página inicial
ACESSAR LOJA
+55 (11) 2139-2888 [email protected]
×

Profissões da construção civil: conheça as 6 principais!

Modificado em: maio 31, 2023

As profissões da construção civil vão muito além do engenheiro civil e do pedreiro. Cada profissional exerce um papel fundamental em todas as etapas de uma obra, desde o planejamento até a execução e entrega.

O mercado da construção civil é considerado um dos termômetros da economia e uma importante referência para o PIB brasileiro. Isso acontece pela grande dependência que muitos setores têm da construção, como a geração de empregos, as atividades da indústria, os investimentos imobiliários e o setor siderúrgico. Durante o ano de 2019, a construção civil tinha perspectivas de crescimento e de recuperação. Porém, a pandemia do coronavírus impediu muitos projetos e desacelerou o desenvolvimento do setor.

No entanto, isso não quer dizer que ele foi paralisado. Muitas obras se mantiveram em andamento, mesmo que a passos lentos. A qualificação profissional do setor também é um desafio. Por isso, mostraremos quais são as profissões mais buscadas na construção civil. Acompanhe!

1. Engenheiro civil

O engenheiro civil é o responsável por projetar, gerenciar e executar as mais diversas obras, como viadutos, prédios, casas, estradas, pontes e barragens. Para esse trabalho, ele precisa adequar a obra às legislações vigentes, como as normas de segurança e leis ambientais. Esse também é o profissional que supervisiona as equipes de trabalho, avalia os custos das obras e controla os prazos. O planejamento das redes hidráulicas, elétricas e de saneamento básico também faz parte do repertório dessa profissão da construção civil.

O engenheiro tem duas principais vertentes de trabalho: no escritório e no canteiro de obras. No escritório, ele exerce atividades de gestão e processos de compra de itens para a construção. Também é o nome e a assinatura desse profissional que está presente em projetos, laudos, atestados e avaliações.

2. Arquiteto

Entre as profissões da construção civil também está o arquiteto. Esse é o profissional que estuda para planejar os espaços e desenhar projetos, ou seja, elaborar projetos arquitetônicos que sejam funcionais, atendam às legislações e se se encaixem nos pedidos dos clientes. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o arquiteto não se preocupa somente com a estética do espaço e a decoração. Esse profissional é peça-chave para tornar os empreendimentos confortáveis e sustentáveis.

Além disso, o arquiteto precisa pensar e calcular diversos detalhes, principalmente para não entrar em conflito com as normas que o engenheiro precisa seguir, como instalações elétricas e hidráulicas e iluminação. Para isso, é importante que ele também faça visitas periódicas à obra. Pessoas e empresas (públicas e privadas) também podem contratar arquitetos para projetos de paisagismo, incluindo sacadas, fachadas, áreas verdes em shopping, empresas e residências, por exemplo.

3. Mestre de obras

O mestre de obras é uma das profissões da construção civil encarregada de fiscalizar, coordenar e acompanhar a execução das obras. A supervisão é feita desde o primeiro até o último dia da construção. O trabalho desse profissional inclui o monitoramento dos materiais da construção, as solicitações de compra de mais itens e a gestão das equipes operacionais. Não há uma formação específica para ser mestre de obras, mas é necessário saber interpretar projetos, ter conhecimento sobre instruções técnicas, legislações e materiais e experiência em obras.

Nos últimos anos, com a necessidade de tornar as obras mais sustentáveis e de reduzir custos na construção civil, o mestre de obras ganhou um novo papel: gerenciar os resíduos das obras. Esse profissional precisa orientar as equipes para evitar desperdícios e cuidar para que os prejuízos e perdas sejam os menores possíveis. Todos esses processos precisam seguir datas, horários e prazos que são definidos no cronograma das obras.

4. Técnico em edificações

O técnico em edificações pode ser comparado a um enfermeiro em um hospital. Esse profissional tem grande importância na construção civil e oferece um apoio fundamental para o engenheiro. Após concluir o curso técnico, é necessário o registro no conselho Regional de Engenharia e Agronomia, o Crea, para que o profissional possa exercer as suas funções.

Entre todas as suas atribuições, as mais importantes e comuns são:

  • organização e orientação às equipes de trabalho de campo;
  • aprovação de projetos;
  • recebimento e verificação de materiais;
  • elaboração de cronogramas de obra;
  • definição das equipes de trabalho;
  • levantamentos topográficos;
  • demarcação de terrenos;
  • monitoramento e execução de normas técnicas (saúde e segurança no trabalho, orientações de higiene e de meio ambiente).

5. Engenheiro eletricista

O engenheiro eletricista é uma das profissões da construção civil que geram dúvidas nas pessoas. Esse profissional é responsável pelo planejamento elétrico de diversos tipos de plantas, como de usinas eólicas, indústrias e hidrelétricas. Além da elaboração dos circuitos elétricos, o engenheiro eletricista é o encarregado de garantir a manutenção de plantas dos sistemas para geração de energia nas edificações.

Na construção civil, ele pode ser contratado tanto para executar essas tarefas quanto para prestar consultorias. Como consultor, ele tem o papel de dar suporte às soluções da construção civil no âmbito da geração de energia, análise de condições técnicas e de perito técnico.

6. Pedreiro

Sem o pedreiro, as construções não seriam possíveis. É ele quem executa o que os engenheiros, arquitetos e técnicos planejam. O pedreiro é o responsável por toda a construção, reforma ou reparação das edificações. Ele é aquele que faz de tudo um pouco. Também é o pedreiro quem faz instalações de pisos, portas, janelas, hidráulicas e hidrossanitárias, acabamentos e demais assentamentos. Grande parte dos pedreiros é “formada pela vida”, ou seja, não tem especializações na área, mas entende muito bem sobre o assunto na prática.

Porém, o mercado de trabalho e da construção civil vem ficando muito acirrado. Isso faz com que esses profissionais busquem qualificações e certificações, como cursos de alvenaria, acabamento, manutenção predial e outros. Em algumas obras, ainda é possível encontrar o servente de pedreiro, que é basicamente o auxiliar do pedreiro. É ele quem prepara o canteiro, ajuda na organização e preparação de materiais e ferramentas e atua na limpeza dos campos.

No entanto, de nada adianta contar com os melhores profissionais, se os produtos não são de qualidade. O primeiro passo para viabilizar o trabalho dessas profissões é investindo em bons materiais. A Sansuy está presente nesse mercado há mais de 50 anos. No setor da construção civil, atuamos com tubos de ventilação, vinimanta de PVC para impermeabilização de obras e túneis e lonas, ou filmes, de PVC para diversos tipos de piso — desde corredores de espera até estandes de feiras.

Do engenheiro ao servente de pedreiro, todas as profissões da construção civil são indispensáveis. Esses profissionais se complementam e atuam com funções-chave para o sucesso de uma obra. Além disso, conte com a Sansuy como sua parceira para garantir produtos de qualidade na sua obra.

Precisando de materiais de qualidade para as suas obras? Acesse o nosso site e confira o nosso catálogo de produtos para a construção civil.

Novidades

Cadastre-se na nossa newsletter
e receba notícias em seu e-mail

icon_newsletter

Selecione o assunto do seu interesse

    Materiais Gratuitos