+55 (11) 2139-2888 [email protected] Voltar para a página inicial
ACESSAR LOJA
+55 (11) 2139-2888 [email protected]
×

Vinivento: conheça agora suas aplicações e seus benefícios

Modificado em: maio 31, 2023

As organizações que trabalham em setores como mineração e construção civil, especificamente de obras subterrâneas ou que envolvem escavação, precisam de sistemas de ventilação eficientes. O vinivento serve exatamente para isso, ou seja, é elemento essencial para a condução, exaustão e troca de ar em ambientes profundos.

O vinivento é um tubo em PVC essencial para a segurança e o bem-estar dos funcionários dessas obras, além de contribuir para a climatização e o arejamento de ambientes de trabalho críticos. O vinivento pode ser produzido em uma variedade de formatos distintos, que se adaptams a espaços sinuosos, bifurcações, cruzamentos, entre outros.

Listamos informações importantes sobre o assunto, para que você entenda como o vinivento da Sansuy funciona e os benefícios que oferece. Acompanhe!

O que é e para que serve o vinivento?

O vinivento é um tubo de ventilação flexível, com diâmetro de 0,30 m a 2,20 m, confeccionado em membrana têxtil (PVC). Ela pode ser constituída de lona de PVC, com tecido feito de fios de poliéster de alta tenacidade — tendo as suas faces revestidas por filme de PVC, acrescido de aditivos — e pode ser feita de laminado reforçado de PVC.

O vinivento é utilizado para a condução ou a exaustão de ar do interior de obras subterrâneas, como as de mineração e de escavação de túneis. Sua construção permite uma rápida instalação, adequada às normas regulamentadoras voltadas à ergonomia.

Como o vinivento funciona e quais são suas aplicações?

Conectado a um ventilador apropriado para a finalidade, o vinivento conduz o ar gerado por esse ventilador até o interior de uma mina, de um túnel ou de outro espaço. O tubo pode ter a linha de alimentação com mais de 1.000 m de comprimento.

A determinação do modelo de vinivento a ser utilizado depende das informações prestadas pela empresa que precisa utilizar esse equipamento em seus empreendimentos. Nesse caso, é importante mencionar:

  • o tipo de ventilador;
  • a pressão estática;
  • a vazão de ar;
  • o comprimento da linha, entre outras informações.

O fato de os diâmetros do vinivento variarem de 0,30 m a 2,20 m possibilita atender aos mais diversos planejamentos de ventilação existentes. Isso permite certo grau de customização para a empresa na hora de adquirir e implementar um sistema de circulação de ar.

Quais são as características do vinivento?

Em função de sua construção, o vinivento é adequado às mais diversas solicitações de pressão de trabalho e velocidade do ar, atendendo às variáveis comumente utilizadas pelos fabricantes de ventiladores para essa finalidade.

Ele pode ser instalado na horizontal ou na vertical. Esse produto conta com um sistema de fixação por meio de bainha com ilhoses ou alças triangulares de engate rápido ao cabo de sustentação.

Além disso, a conexão entre os módulos é realizada rapidamente por intermédio de zíper de alto desempenho, oferecendo agilidade na instalação. Outra opção de conexão entre módulos são as abraçadeiras reguláveis ou o anel de aço com abraçadeiras.

Para utilização em pressão negativa (exaustão) o vinivento é estruturado com espirais de aço com passo de 200 mm ou 300 mm, assegurando resistência e durabilidade à operação.

O vinivento é compatível com muitos modelos de ventiladores axiais, atendendo às mais variadas solicitações de pressão de trabalho. Esse aspecto, aliado às suas características e aos benefícios, permite que ele seja aplicado em uma série de obras e locais, como:

  • em mineração (subterrânea);
  • em túneis rodoviários e ferroviários;
  • em galerias;
  • em hidrelétricas;
  • em metrôs;
  • em complexos viários;
  • em exaustão ou na injeção de ar para um ambiente.

Como é feita a sua manutenção?

A manutenção do vinivento pode ser realizada em campo, o que é uma vantagem adicional desse material. Além disso, para melhor preservá-lo, são necessários alguns cuidados, como:

  • evitar perfurações durante o seu manuseio;
  • evitar arrastar o vinivento no solo, pois pode ocorrer perfuração caso ele entre em contato com elementos pontiagudos;
  • manter os dispositivos de união dos módulos livres de poeira ou terra, a fim de permitir a adequada movimentação do zíper.

Quais são os principais benefícios oferecidos pelo vinivento?

O vinivento da Sansuy conta com muitos benefícios. Veja alguns dos principais:

  • é feito com material de alta resistência e durabilidade;
  • tem soldas eletrônicas de alta frequência, que asseguram impermeabilidade;
  • conta com facilidade de manuseio e de transporte, especialmente porque o material dele é leve e maleável;
  • atende às demandas de ventilação e exaustão onde se faz necessária a troca constante de ar, como no interior de minas e túneis;
  • pode ser usado para pressão negativa e positiva;
  • é fabricado com membranas têxteis diversificadas e de alto desempenho, sendo adequadas a diferentes tipos de trabalho solicitados pelas empresas que o utilizam;
  • tem grande variedade de dimensões e modelos de junção entre módulos, que garantem uma instalação rápida no local de trabalho;
  • pode ser fabricado em diferentes cores, atendendo também à demanda de sinalização ou diferenciação de aplicação de cada empresa;
  • a possibilidade de ser aplicado verticalmente ou horizontalmente também acaba sendo uma vantagem, especialmente em locais que contam com espaços complexos, com multiníveis, com cruzamentos etc.;
  • pode ser confeccionado em vários formatos, como tubo reto, “Y”, ”T”, derivação à esquerda ou à direita, redução de diâmetro, tubo em curva de 45°, 60° e 90° ou curva especial. Também pode ser ovalado, geminado, estruturado em espiral metálica etc. — isso permite utilizar o vinivento em diferentes situações de instalação no interior de minas e túneis;
  • tem qualidade inigualável e grande vida útil graças aos materiais usados, como laminados reforçados da Sansuy — essa qualidade é assegurada pelos mais de 25 anos de comercialização;
  • a Sansuy fornece atendimento a projetos especiais de dimensionamento e aplicação;
  • sua fabricação é rápida, proporcionando agilidade à condução das obras;
  • ele conta com Assistência Técnica da Sansuy em todo o território nacional, inclusive no exterior.

Vale reforçar que se o vinivento for corretamente instalado e não houver interferências mecânicas, ele não requer cuidados especiais para a sua conservação. Caso ocorra uma pequena avaria, ele pode ser reparado no local com o uso do kit de reparo que acompanha o vinivento. Em caso de danos mais severos, é importante consultar a Sansuy para instruções adicionais.

Restou alguma dúvida sobre o assunto ou deseja conhecer melhor o vinivento? Entre em contato com a nossa equipe para que possamos ajudar você!

Novidades

Cadastre-se na nossa newsletter
e receba notícias em seu e-mail

icon_newsletter

Selecione o assunto do seu interesse

    Materiais Gratuitos