Voltar para a página inicial

Inspeção e manutenção são importantes para a obra?

Modificado em: maio 31, 2023

Os processos de inspeção e manutenção são da maior importância para as obras da construção civil, pois garantem o melhor funcionamento, assegurando o bem-estar de todos os envolvidos e a qualidade do imóvel final.

Mesmo assim, os processos nem sempre são encarados com bons olhos pelos construtores e demais profissionais do ramo. As atividades demandam tempo e, muitas vezes, algum investimento que não havia sido previsto no início do projeto. É questionada, inclusive, a necessidade de realizar esse tipo de fiscalização.

Por outro lado, esses também são processos fundamentais para o bom andamento de qualquer projeto. As vistorias e a manutenção periódica devem ser encaradas não como um “atraso” no seu cronograma, mas como uma oportunidade para otimizar os custos da sua obra, melhorando a sua construção. Através delas, inclusive, é possível fazer uma boa economia, priorizando a responsabilidade e segurança.

As vistorias devem ser feitas por profissionais especializados, com um olhar crítico e embasamento técnico. O bom senso e a responsabilidade sempre devem comandar as suas ações.

Quando for necessário fazer um reparo ou manutenção na sua obra, aja de maneira responsável e providencie o mais rápido possível. A demora em corrigir as falhas, mesmo que pequenas, pode acarretar em uma série de prejuízos. Acompanhe como fazer isso corretamente a seguir!

Realize a inspeção

A inspeção se trata de uma vistoria, ou seja, uma visita técnica realizada para determinar as condições da obra. Já que essa avaliação está ligada ao conhecimento e à qualidade do profissional que executa a inspeção, é fundamental que ela seja realizada por pessoas capacitadas e idôneas.

Faça a manutenção

A manutenção deve fazer parte da rotina de qualquer construção, mesmo os imóveis já finalizados. Ela serve tanto para conservar os equipamentos, o material e as instalações, quanto para reparar possíveis erros ao longo do trabalho. É importante que seja feita apenas por profissionais treinados para esse serviço.

Evite acidentes

Uma grande parte dos acidentes na construção civil são causados justamente pela falta ou pela deficiência da manutenção nas obras, tanto durante a sua execução quanto no período posterior. É um aspecto que não apenas aumenta o volume de gastos, mas pode colocar em risco a vida de trabalhadores e futuros residentes.

Por isso, também é parte da inspeção e manutenção investir em ações para evitar que isso aconteça, incluindo a inspeção das obras. É ela que vai determinar se algum item na obra precisa ser alterado para garantir o seu funcionamento e a segurança. Os acidentes, mesmo quando não apresentam vítimas, ainda representam um prejuízo alto.

Realize a manutenção preventiva

A manutenção preventiva dos equipamentos evita falhas e defeitos no futuro. Uma máquina quebrada pode danificar as instalações e causar atrasos na evolução da obra. Além disso, é uma questão de segurança.

Tenha certeza de que os seus funcionários são treinados para utilizar os equipamentos e realize manutenções regulares, de acordo com a especificação do fabricante e as normas técnicas. A vistoria das máquinas e sua manutenção, quando necessário, devem ser realizadas por um profissional capacitado.

Promova a economia

Junto com todos esses fatores, a fiscalização das atividades da construção garante ainda a economia. Ela evita transtornos e possibilita que os custos com falhas e eventuais defeitos sejam minimizados.

Lembre-se que fazer uma inspeção e manutenção na obra sempre sai mais barato do que os processos corretivos aplicados no futuro. O mais importante é enxergar a inspeção e a manutenção como atividades que fazem parte da construção civil, necessárias para garantir que a obra seja concluída com sucesso.

Trace um plano de inspeção de obras

Para que a inspeção e a manutenção de obras sejam bem-sucedidas, é fundamental atingir algumas etapas cruciais, como planejar a vistoria adequadamente e coletar informações da forma correta. Assim, você poderá confiar nos resultados e, consequentemente, apresentar soluções para melhorar o andamento do projeto. Veja abaixo como fazer isso.

Planeje a vistoria

Você pode executar as vistorias aleatoriamente ou agendá-las com antecedência juntamente às equipes de campo. De qualquer modo, o inspetor deve planejar cuidadosamente cada etapa da vistoria, bem com os dados que serão coletados, selecionar os processos que serão monitorados e como isso será feito. Dessa forma, nada será esquecido.

Colete os dados

No processo de coleta de dados durante a inspeção e a manutenção, é essencial ter o cuidado de verificar todas as áreas da obra. Isso inclui analisar os locais que abrigam os sistemas hidráulico e elétrico, avaliar a qualidade da infraestrutura, a forma como os times trabalham e outros pontos. Para isso, vale a pena utilizar ferramentas digitais a fim de registrar as informações coletadas.

Avalie os resultados

Depois da coleta de dados, é necessário analisar os resultados obtidos e compará-los com as projeções feitas antes de o projeto começar. É fundamental que tudo ocorra de acordo com o que foi estabelecido em contrato. Caso contrário, os erros precisam ser corrigidos o quanto antes para evitar o surgimento de problemas.

Proponha ações corretivas

Na hora de corrigir eventuais falhas de processo, as estratégias devem ser baseadas nos resultados gerados. Também é importante organizar cada item a ser corrigido e definir uma ordem de prioridade.

Quanto maior for o risco apresentado por determinado problema, mais rápido ele deve ser solucionado. Para isso, faça um acompanhamento de execução e defina prazos para que as correções sejam finalizadas sem comprometer o progresso das obras.

Conte com a ajuda da tecnologia

Dissemos mais acima que ferramentas digitais são bastante úteis na hora de inspecionar uma obra. Isso porque são capazes de gerar dados de modo preciso, o que facilita o trabalho das equipes e o sucesso do projeto. Veja quais utilizar a seguir.

Controle por imagens

Registrar imagens por meio de fotos é uma excelente forma de otimizar a vistoria. Essa ferramenta enriquece o laudo, eliminando falhas de comunicação ou de interpretação dos registros realizados. Além disso, as imagens podem ser compartilhadas em tempo real, agilizando as correções necessárias.

Segurança de dados

Nessa altura, você já sabe a importância de coletar dados ao longo do projeto e como eles são usados na vistoria. Nesse sentido, é fundamental utilizar um software de mobilidade e armazenamento em nuvem para proteger as informações coletadas e não as perder.

Essas foram nossas informações sobre a importância de realizar a inspeção e a manutenção de obras. Para facilitar esse processo em seu negócio, a Sansuy oferece uma série de ferramentas inovadoras. Por isso, considere fechar uma parceria conosco e invista no sucesso do seu empreendimento.

Gostou deste conteúdo? Então, entre em contato com a Sansuy e descubra as soluções que temos para seu negócio!

Novidades

Cadastre-se na nossa newsletter
e receba notícias em seu e-mail

Selecione o assunto do seu interesse

    Materiais Gratuitos