Carregando, por favor aguarde
Cadastre-se e receba novidades

Toldos

Lonas para toldos: aprenda como escolher corretamente

lona para toldos

A escolha por toldos para a cobertura de lugares é umas das possibilidades que mais tem ganhado espaço nos últimos tempos. Sua facilidade de instalação e mobilidade a tornam uma escolha ideal. Porém, a lona para toldos precisa atender perfeitamente sua necessidade para que o resultado final seja de fato positivo.

No mercado há inúmeros modelos, cores, resistências e materiais utilizados para a fabricação de lonas. Sua escolha nem sempre é das mais fáceis e alguns pontos precisam ser observados. A escolha do material ideal será fundamental para que você tenha um produto de qualidade e com grande durabilidade.

Para ajudar você nesse processo, preparamos este post com itens que precisam ser verificados no momento da escolha da lona. Confira!

Fique atento à matéria-prima

O primeiro passo ao se escolher uma lona para toldos é ficar atento à matéria-prima usada na fabricação. No mercado, há certa variedade, mas as mais indicadas são a sintética e a acrílica.

A lona sintética é feita com material de PVC laminado e reforçado, é antichamas e antimofo e tem excelente custo-benefício, com longa durabilidade. Já a lona acrílica lembra um material feito em tecido, mas é impermeável à água. Ela tem baixa manutenção e pode ser lavada facilmente.

Examine a qualidade do material

Um fator que se deve ficar atento é a qualidade do material utilizado na fabricação da lona. Dependendo do fabricante, ela pode ter uma vida útil mais baixa, o que te obrigará a trocar a lona e representará um custo extra.

Verifique quem é o fabricante e certifique-se que os materiais utilizados são de qualidade. Um dos fatores que determina se a empresa tem capacidade técnica são suas certificações ISO, que demandam uma série de exigências e comprometimentos com o processo produtivo. Essa certificação é feita por empresas credenciadas, e seu selo é intransferível.

Analise o grau de transparência

Dependendo da quantidade de luminosidade desejada, há uma variedade de materiais que permitem a entrada maior ou menor da luz do sol e isso deve ser levado em consideração durante a sua escolha pela cobertura ideal.

As lonas sintéticas são indicadas para áreas onde há necessidade de maior entrada de luz externa. Elas garantem a luminosidade do espaço e têm alta resistência, podendo durar muitos anos — tempo que pode ser ainda maior se elas não ficarem abertas 24 horas por dia.

Já as lonas acrílicas são feitas com tecidos mais fechados e formam maior proteção contra a luz solar, deixando o ambiente mais escuro. São ideais para coberturas de áreas onde as pessoas ficam mais tempo como decks, por exemplo.

Escolha a cor ideal

As lonas têm como diferencial a possibilidade de serem fabricadas em diversas cores, que podem combinar de forma ideal com o seu projeto. Fique atento apenas ao fato de que lonas mais escuras tendem a absorver mais o calor do sol, enquanto as mais claras costumam refletir esse calor.

Se a lona for usada para um toldo comercial, o proprietário pode optar por acabamento brilhante ou fosco que trazem charme ao espaço.

Confira a resistência do produto

Na fabricação das lonas, a gramatura do tecido é que garante a maior ou menor resistência do produto final.

Esse tecido é geralmente formado por fios de poliéster de alta tenacidade que, dão forma ao tecido de alta resistência sendo muito mais difícil de ser rasgado. Além disso, permite maior tensionamento da lona, que dá um melhor acabamento ao toldo.

A resistência vai depender da espessura e da quantidade de fios de poliéster por centímetro quadrado. Quanto maior a quantidade e a espessura, mais resistente será a lona.

Cuide para que tenha o peso ideal

Um ponto que precisa ser observado é o peso que a lona terá. Como serão aplicadas sobre estruturas metálicas, se elas forem muito pesadas podem comprometer a estrutura.

É necessário estar atento também à formação de bolsões que podem reter água em dias de chuva, que igualmente aumentam em muito o peso sobre a estrutura. O ideal é que, ao ser instalada, fique bem esticada justamente para não ocorrer esse tipo de problema.

Verifique quais aditivos foram adicionados

No processo produtivo das lonas, alguns aditivos podem ser adicionados, que garantem proteção extra ao material. Há produtos que dão ao material proteção contra os raios UV, proteção contra incêndio, isto é, que não propagam facilmente as chamas, fungicidas que reduzem ou eliminam totalmente o aparecimento de mofos e antioxidantes.

Claro que cada aditivo representa um custo adicional ao preço da lona e, ao ter a certeza para qual fim ela será usada, fica mais fácil escolher o modelo ideal para o seu projeto de toldo.

Vimos até aqui que diversos fatores devem ser analisados ao se escolher corretamente a lona para o seu toldo. Mais do que apenas uma cobertura, ela será um item que poderá dar charme e proteção para o espaço escolhido.

No Brasil, a Sansuy é referência na produção de lona para as mais diversas aplicações. O resultado de todo esse empenho é a conquista de importantes certificações como ISO 9001:2008, ISO TS 16949:2009 e o destaque na América do Sul como fabricação de laminados de PVC (Policloreto de Vinila). As lonas da Sansuy, inclusive, contam com marca d’água, que atestam a sua procedência, que são  inseridas na face avesso de toda sua linha de lona para toldos, para garantir que é de nossa fabricação e assegurar confiabilidade ao consumidor. Procure esta marca na sua lona.

Agora que você já sabe o que considerar na hora de escolher a lona para toldos perfeita, conheça o site da Sansuy. Ela tem a solução perfeita para o seu projeto.