Carregando, por favor aguarde
Cadastre-se e receba novidades

Toldos

Aprenda mais sobre como instalar toldo!

como instalar toldo

Toldos são a escolha certa para quem procura valorizar um determinado espaço e busca proteção solar. Eles desempenham diversas funções e se adaptam a diversos ambientes, sejam eles residenciais ou comerciais, trazendo mais conforto e conferindo um ar de modernidade.

Pensando em todos esses benefícios, escrevemos este artigo com dicas de como instalar um toldo da maneira mais eficaz. Confira o que preparamos para você!

Escolha os materiais adequados

Tenha em mente que seu toldo ficará completamente exposto ao ambiente. Por isso, ele deve ter materiais de alta qualidade, que sejam resistentes a imtepéries.

Revestimento

Escolha materiais impermeáveis e que tenham proteção contra radiação ultravioleta, pois isso garante uma maior durabilidade do material. É possível também acrescentar aditivos fungicidas e antioxidantes. Existe uma variedade de materiais que devem ser escolhidos de acordo com a finalidade do toldo. Conheça os principais a seguir.

Lona de PVC

Esse tipo de lona tem um preço mais baixo do que outras opções e também é mais fácil de lavar. É uma boa opção para donos de comércios, pois pode ser usada na publicidade do negócio. Elas podem ser translúcidas, opacas ou semitranslúcidas de acordo com a quantidade de luz que deseja bloquear.

Lona acrílica

A lona acrílica é altamente resistente e seu processo de pigmentação contribui para que a cor não desbote com facilidade. É possível ainda aplicar várias cores e estampas nesse tipo de tecido. É importante comentar que essa opção normalmente tem um custo maior que lonas de PVC

Policarbonato

Policarbonato é um plástico derivado do carbono. Ele é muito utilizado em coberturas como alternativa ao vidro, pois é mais leve e muito mais resistente às intempéries. Seu material permite que a luz do dia adentre no ambiente, sendo assim uma ótima opção para quem deseja um maior aproveitamento da luz natural.

Armações

A estrutura dos toldos deve ser de alumínio, com engrenagens e parafusos de aço inox. Além de mais leves e duráveis, esses materiais ficam protegidos da corrosão ao longo do tempo. Caso decida pintar a estrutura, use uma tintura eletroestática. Esse é um dos tipos de tintura mais duradouras que existem e geralmente é usada em estruturas metálicas. A tintura comum não é tão eficaz e se deteriora mais facilmente. Vale a pena salientar que existem outras opções para as estruturas como ferro, porém o alumínio é o mais indicado.

Considere o estilo de toldo

Antes de prosseguir com a compra, tenha em mente o ambiente em que você pretende instalar o toldo e para qual finalidade.

Toldos para residências

Se você pretende controlar a entrada de luz e calor em espaços internos, opte por toldos em modelo capota ou capô, que são ideais para janelas de casas e apartamentos. Para varandas e sacadas, toldos verticais são uma ótima opção, pois adicionam privacidade ao ambiente e protegem contra vento, sol e chuva. Apenas tenha o cuidado de não vedar completamente o local, pois, dessa forma, o ambiente ficará abafado.

Toldos para comércios

Para comerciantes, toldos ponto-reto são mais convenientes, já que protegem a loja de ventos fortes e são bastante simples. Existem ainda os modelos em túnel, que são muito usados em locais de passagem de pessoas, como corredores e entradas de lojas e restaurantes. Uma dica importante é escolher um toldo que mantenha a identidade visual da fachada.

Toldos fixos x Toldos retráteis

Também é importante considerar se você quer algo mais definitivo ou versátil. Toldos fixos são ideais para quem pretende apenas cobrir uma certa área sem necessidade de modificá-los, como em coberturas de salões, garagens e quadras. Já os modelos retráteis permitem que o usuário feche ou abra o toldo de acordo com sua necessidade, o que garante um maior controle da entrada de luz no local.

Respeite as normas para instalação de toldos

Quem pretende instalar um toldo em imóvel comercial deve, antes, consultar o código de obras da cidade, pois existem normas municipais que regulam sua instalação.

Em termos gerais, essas normas servem para que os toldos se adéquem ao urbanismo das cidades. Alguns lugares, por exemplo, normatizam o comprimento e altura das coberturas para que a mobilidade dos pedestres não seja comprometida. Em cidades históricas, também é comum que haja uma padronização das cores dos toldos para que fiquem em harmonia com a estética urbana.

Veja dicas de como instalar toldo

Toldos existem para otimizar um determinado espaço. Assim, é preciso levar em conta todas as características do ambiente em que ele vai ser instalado para que o resultado não prejudique o conforto das pessoas que vão utilizar o local. Para isso, considere os seguintes critérios.

Luz solar

A falta de planejamento quanto à geometria solar pode resultar em um local inconvenientemente escuro. Por isso, você deve ficar atento à direção do sol, tanto ao longo do dia quanto do ano. O toldo deve ficar em áreas de maior incidência de luz solar, sendo que, no Brasil, elas são as que ficam voltadas para o oeste, noroeste e sudeste.

Alturas

É muito importante considerar a altura do toldo, que deve ser maior que a altura média das pessoas. Caso você escolha um modelo fixado no chão, ele deve ser projetado de forma que não limite a área do local ou o trânsito de pessoas.

Harmonia do ambiente

Escolha a cor e tipos de tecidos de acordo com os demais elementos do local. Cores muito destoantes podem deixar uma impressão ruim quanto à estética. Da mesma forma, caso pretenda instalar mais de um toldo no mesmo imóvel, escolha a mesma cor para todos eles.

Clima

Esse é um aspecto muito importante a se considerar, pois um toldo inadequado às condições climáticas da região vai resultar em uma péssima experiência para quem utilizar o local. Logo, se você mora em um lugar quente e abafado, por exemplo, deve optar por tecidos arejados e de cores claras. Já em regiões frias, o ideal são cores escuras e materiais que deixam o ambiente aquecido.

Como foi visto, são várias as opções do que você pode fazer em um ambiente usando um toldo. Para que tudo saia da maneira esperada, é importante que você siga o passo a passo corretamente e compre sempre materiais de boa procedência, fabricados por empresas especializadas, principalmente se a situação envolve um empreendimento, pois a comunicação visual ajuda a atrair e fidelizar o público.

Agora que você já sabe como instalar toldo corretamente, assine a nossa newsletter e receba novidades diretamente no seu e-mail!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *