Voltar para a página inicial

Conheça os principais tipos de toldos e as suas diferenças!

Modificado em: maio 31, 2023

Versáteis e resistentes, os diversos tipos de toldos são estruturas que combinam uma estética moderna com proteção e funcionalidade. Trata-se de uma alternativa extremamente interessante tanto para residências quanto para empresas e comércios.

Nesse contexto, os toldos são aplicáveis em muitas situações e oferecem proteção contra raios solares, chuvas e intempéries. Tudo isso, com praticidade e sem a necessidade de fazer grandes intervenções ou obras, que sempre saem caro e pesam no bolso.

Se quer saber mais sobre essa solução e quais os modelos existentes no mercado, não tire os olhos da tela! Neste post, vamos apresentar quais são os principais tipos de toldos, a importância e como escolher o ideal!

A importância e a versatilidade dos toldos

Uma forma eficiente de garantir proteção para sua casa ou comércio é com a instalação de toldos. Além de dar conforto térmico, eles podem diminuir a radiação solar e proteger áreas da ação da chuva.

No mercado, há diversos tipos de toldo, cada um com uma função específica. Esses modelos podem ser usados para proteção de fachadas de comércios, ou então, nas portas e batentes da sua casa.

Permitem, ainda, a criação de espaços de lazer protegidos ou ampliar a área útil de um imóvel. Atualmente, há lonas de várias cores e formatos , que valorizam seu lar ou empreendimento, sem contar que podem criar ambientes protegidos para livre circulação.

Diante disso, você deve ter percebido que o investimento em um toldo é extremamente benéfico, tanto na estética quanto na funcionalidade. Essa é uma aposta que proporciona diversas vantagens, sobretudo, em relação ao custo-benefício.

Garantia além da proteção

Antes de falarmos sobre os tipos de toldos que existem no mercado, é importante que você saiba que eles garantem mais que proteção do sol e da chuva. Eles podem, inclusive, ser aliados do meio ambiente.

Com a instalação de toldos em locais específicos, eles podem diminuir o calor excessivo no interior de sua casa ou comércio, reduzindo a necessidade do uso de ventiladores ou aparelhos de ar-condicionado.

Uma dica valiosa é que você instale toldos retráteis em portas ou janelas voltadas para o oeste e o norte. Assim, eles bloquearão a ação do sol nos meses mais quentes do ano e permitirão que você aproveite esse calor no inverno, recolhendo a lona.

Além disso, conforme o material utilizado, você pode controlar a iluminação ambiente, permitindo a entrada de mais ou menos luz natural do sol, economizando energia elétrica.

Tipos de toldos no mercado

Agora que você conhece um pouco mais sobre as vantagens dos toldos e os benefícios que eles trazem também ao meio ambiente, é hora de observar os tipos que existem no mercado e qual melhor se encaixa em sua necessidade.

Essa perspectiva vai ajudar a identificar qual o modelo que se adéqua às suas necessidades e vai contribuir para proteção, funcionalidade e design. Uma forma inteligente para direcionar a busca no mercado e atender a suas expectativas.

Confira, a seguir, quais são os principais tipos de toldos!

Fixos

Os toldos fixos são os mais comuns — aqueles usados em ambientes em que não é necessário remover o equipamento. Eles são mais frequentes em comércios, principalmente, nas áreas de estacionamento, residências e em condomínios.

Como ficam por longo tempo expostos à chuva e ao sol, o material a ser utilizado deve ser cuidadosamente pensado. O mais indicado, nesse caso, são estruturas em alumínio com lona em PVC, que proporcionam maior durabilidade e resistência.

Retráteis

Os toldos retráteis são indicados para áreas em que você pode escolher se quer ou não desfrutar do sol. Eles geralmente apresentam fácil manutenção, principalmente, devido à facilidade no manejo, e são ideais para ter um uso flexível da proteção.

Dentro dessa categoria, há os toldos com braços articulados, que permitem que a abertura e o fechamento sejam feitos manualmente. Pode ter a ajuda de uma manivela ou automaticamente, via sistema de motor, que oferece ainda mais comodidade.

Nesse segundo caso, ele é mais indicado para áreas em que a abertura e o fechamento são realizados várias vezes ao dia, o que facilita o trabalho. Porém, não é indicado para toldos pequenos, já que o sistema automatizado encarece a instalação da cobertura.

Embutidos

O toldo embutido é indicado para aqueles projetos que primam pela aparência discreta. Ele conta com braços articulados e, quando recolhido, fica guardado dentro de uma estrutura, com isso, não são visivelmente percebidos no ambiente.

É indicado, principalmente, para residências e comércios cuja fachada merece destaque especial. Pode ser aberto apenas em momento de sol mais forte ou em dias de chuva, e quando não há incidência, são encaixados em uma estrutura.

Verticais

Os toldos verticais ou cortina são indicados para áreas que necessitam de proteção lateral contra o vento ou chuva. São usados, principalmente, em varandas, sacadas ou mesmo deques, e podem ser feitos com material translúcido ou totalmente transparente.

O sistema de fechamento pode ser feito manualmente, enrolando a lona, ou com a instalação de sistema automatizado. É um modelo versátil e que pode ser aplicado em muitas situações, de forma prática e sem grandes estruturas.

Piramidais

O toldo pirâmide ou piramidal leva esse nome pelo formato, e é usado, principalmente, em eventos e áreas externas. Ele pode ser feito em vários tamanhos, procurando atender sempre a suas necessidades, e é ideal para proteger do sol e da chuva.

Com uma estrutura mais expressiva, esse tipo de toldo é móvel e pode ser montado em determinada situação e, depois disso, desmontado novamente. Por esse motivo, é mais comum em eventos e até em estacionamentos temporários.

Capôs

São instalados sobre portas e janelas e podem ser fixos ou retráteis, de acordo com sua necessidade de entrada de luminosidade. Além disso, podem ser nos formatos reto ou semicurvo, lembrando o formato de um capô.

Trata-se de um tipo de toldo muito comum em apartamentos e empresas que precisam de proteção contra os raios solares. Mais uma opção de instalação prática e rápida, além de garantir a resistência e a durabilidade.

Túneis

O toldo túnel ou passarela é indicado para circulação de pessoas entre áreas, sendo instalado, geralmente, em entradas de prédios ou escolas. Ele permite que o acesso da rua até a construção ocorra em local protegido da chuva ou do sol intenso.

Também é um modelo que pode ser instalado e desinstalado em determinadas situações, garantindo o acesso protegido entre dois pontos. O toldo em túnel é, normalmente, utilizado em empresas, condomínios e em eventos.

Transportáveis

São toldos com estruturas independentes e desenvolvidos para serem transportados conforme a necessidade. Podem, inclusive, ser transferidos conforme a trajetória do sol e são indicados para proteção de áreas específicas em residências.

Braços tensores

São toldos com braços móveis, que permitem que a lona possa ser esticada para diversas posições, conforme a necessidade. A abertura pode ser controlada entre 0° e 90°, mantendo a lona esticada graças à tensão constante feita pelos braços.

São instalados na fachada de comércios, permitindo que sejam regulados conforme o avanço do sol. É uma alternativa flexível e que garante a proteção em todas as situações, sem grandes esforços ou obras.

Chapéu de bruxa

O toldo chapéu de bruxa é mais um tipo ideal para eventos, pois oferece flexibilidade, proteção e pode ser portátil. O modelo é composto por uma estrutura metálica com quatro pilares, encaixando a lona para cobertura em forma de um chapéu.

A estrutura é facilmente montada e desmontada, além de existir em diversos tamanhos. Uma opção ideal para locais amplos e exige atenção apenas para garantir a estabilidade dos pilares no solo no momento da montagem.

Pergolado

O pergolado, ou toldo pergola, é um modelo retrátil que quando instalado em um ambiente, pode ser esticado e recolhido de acordo com a necessidade. Trata-se de um tipo muito comum em áreas gourmet ou de lazer de residências, protegendo do sol e chuva.

A importância da escolha do modelo certo

Você já conheceu os modelos e os benefícios de optar pelo uso de toldos em sua residência e comércio. Agora, cabe a você decidir por aquele que melhor se encaixa no seu projeto. Considere sempre qual área deseja proteger e se a melhor opção são os fixos ou retráteis.

Mesmo com funções parecidas, mas com diversas aplicabilidades, é possível dizer que os toldos garantem flexibilidade extra em relação ao conforto térmico e à beleza estrutural. Isso, sem contar que eles representam melhor custo-benefício, se comparados a outros sistemas construtivos de proteção.

Sabemos que a decisão pelo melhor modelo nunca é tarefa fácil. Mesmo você conhecendo os diversos tipos que existem no mercado, se necessário, conte com a ajuda profissional para indicar o melhor modelo para suprir a sua necessidade.

Nesse sentido, a escolha de um fornecedor especialista e que tenha credibilidade no mercado é indispensável para ter um produto de qualidade. Esse é um aspecto que faz a diferença para ter um toldo resistente e que vai atender a todas as suas expectativas.

Portanto, procure uma empresa confiável e que tenha expertise na fabricação de lonas de algodão, lonas de PVC, lona de caminhão, coberturas, barracas e lonas para toldos. Assim, você vai realizar uma compra segura, de um produto que vai oferecer a devida proteção para sua casa ou empresa.

Como pode notar, são diversos tipos de toldos para contar com uma proteção eficiente, sem custos excessivos e durável. Por isso, escolha a opção ideal para ter uma estrutura perfeita e ainda garantir um charme extra ao seu imóvel.

Se você gostou de nosso artigo sobre os diversos tipos de toldos que existem no mercado, não perca tempo! Conheça em em nossa loja digital a linha de produtos Sansuy para toldos e veja soluções de alta performance e qualidade!

Novidades

Cadastre-se na nossa newsletter
e receba notícias em seu e-mail

Selecione o assunto do seu interesse

    Materiais Gratuitos