+55 (11) 2139-2888 [email protected] Voltar para a página inicial
ACESSAR LOJA
+55 (11) 2139-2888 [email protected]
×

Como utilizar toldos em projetos de arquitetura? Entenda!

Modificado em: junho 6, 2024

O uso de toldos em projetos de arquitetura tem basicamente duas funcionalidades: primeiramente, a parte de proteção, principalmente ao sol forte, à entrada de luz e também às chuvas. Outra importante função é a parte estética, ou seja, já que é necessário usar esse recurso, há sempre a busca por modelos que sejam bonitos, sofisticados e que combinem com o ambiente.

A partir desses fatores, a escolha pelo toldo ideal passa a considerar mais detalhes, indo além do seu visual. Em projetos de arquitetura, é necessário usar estruturas que se encaixem bem em sacadas, varandas, janelas, jardins e onde mais ele for usado. Tão importante quanto essa projeção arquitetônica, a qualidade do toldo utilizado também faz toda diferença.

Tanto a curto quanto a longo prazo, materiais confeccionados sob padrões de alta rigidez e controle tendem a ser a melhor escolha para o projeto. A seguir, entenda melhor como os toldos são utilizados e saiba como escolher o melhor!

Quais são os tipos de toldo para projetos de arquitetura?

O mercado de toldos produz peças voltadas para diferentes ambientes, seja de menor, seja de maior porte. Isso possibilita escolhas para locais maiores, como estabelecimentos, ou até mesmo, residenciais. Entre os diferentes modelos, é possível personalizar cores, padronagens e tamanhos, mas o que faz diferença realmente é a sua estrutura mecânica e como ele se adapta ao local.

A seguir, confira quais são os principais modelos de toldo no mercado e entenda melhor quais são suas características.

Toldo de Braço Articulado

Esse é um toldo estruturado sobre uma estrutura de ferro articulada, ou seja, ela é móvel e possibilita que esse toldo seja recolhido ou estendido horizontalmente. Com esse movimento, o toldo pode ser posicionado para cobrir com sombra uma área em diferentes níveis, podendo ser esticado para frente e recolhido para trás, a partir de sua base instalada em uma parede.

Toldo Pergola

O toldo Pergola é o famoso retrátil, esse dedicado a instalações maiores, como áreas de grandes varandas e partes de convivência com mesas, sofás e cadeiras em quintais. Uma estrutura de aço ou madeira é fixa em volta da área em que o toldo cobrirá, enquanto ele pode ficar retraído na base, a partir da parede.

Esse toldo, no uso, pode ser puxado para fora, cobrindo toda a área em que a estrutura está posicionada. O modelo Pergola é uma dos toldos em projetos de arquitetura mais utilizados, graças ao seu design pensado em uma estética sanfonada, lembrando telhas de construções clássicas.

Todo Fixo

Os toldos fixos são aqueles que não podem ser removidos e estendidos a hora que o usuário desejar. Por isso, eles são mais limitados a alguns projetos de arquitetura, sendo utilizados em áreas em que ele precisa realmente estar sempre cobrindo a área. Por ser um modelo em que o uso é fixo, geralmente o material de toldo utilizado é mais forte, já que ele está mais exposto ao sol, chuvas e ventos.

Toldo Vertical

O modelo vertical funciona basicamente como uma cortina, mas que é designado para áreas inteiras e de grande porte, não só para cobrir uma janela. A proposta desse toldo é manter um ambiente mais protegido de ventos, chuvas e sol, principalmente quando a área não está em uso. Aplicações em varandas e em terraços é ideal, sempre em conjunto com uma cobertura já existente.

Toldo Ponto Reto

Esse modelo de toldo é mais voltado para cobertura de lojas, com uma função mais estética, sendo posicionado sobre toda a fachada e entrada. Geralmente, esses toldos recebem as marcas das empresas estampadas, obedecendo a uma linha arquitetônica muito comum em alguns locais do mundo. Ele também se encaixa em projetos residenciais, mais especificamente sobre janelas.

Toldo Capota

Outra opção para janelas residências, o toldo capota é um dos mais tradicionais, com uma construção estruturada, mas sem partes de sustentação aparente. Ele pode ser mais arredondado, em formato de concha, ou mais com uma concha e com uma barra na sua extremidade.

Como os toldos podem ser usados nos projetos de arquitetura?

O uso de toldos em projetos de arquitetura é muito comum, desde construções residenciais, em casas e apartamentos, até em estabelecimentos diversos. Entenda melhor o papel do toldo em cada ocasião a seguir!

Proteção

A função de proteção talvez seja a principal dos toldos. Varandas e áreas com piscinas estão propensas ao sol, e o toldo serve como uma proteção para os dias mais quentes. Eles também cumprem um ótimo papel para manter essas áreas conservadas também em dias de chuvas.

Expansão

Alguns toldos servem para cobrir áreas que não têm teto, sendo uma alternativa de expansão de espaços, mantendo eles cobertos e totalmente transitáveis. Esse tipo de toldo é muito utilizado em áreas abertas que são utilizadas por shoppings que aproveitam pátios, restaurantes, estacionamentos e outros locais.

Decoração

Com o desenvolvimento dos projetos arquitetônicos e os novos recursos de confecção de toldos, ao longo do tempo eles também ganharam mais detalhes e modelos diferentes. Hoje, pensar em um toldo de proteção também passa pela escolha de modelos que combinam com o projeto de arquitetura, sendo bonitos, modernos e que combinem com o ambiente.

Como escolher o melhor tipo de toldo?

A escolha de toldos em projetos de arquitetura precisa respeitar alguns parâmetros e considerar pontos importantes relacionados a adequação e também à finalidade do uso do acessório. Confira a seguir algumas avaliações que devem ser feitas antes de escolher o melhor tipo de toldo.

Avalie o uso

Qual é a finalidade do toldo escolhido? Para projetos residenciais ou comerciais? Ele apenas será um acessório estético ou precisará realmente cobrir áreas. Qual a extensão do local em que ele será instalado? Tudo isso precisa ser avaliado para decidir a melhor estrutura, o modelo e o material.

Pense na parte estética

É sempre importante que essa escolha esteja relacionada com o ambiente em que o toldo será utilizado. Por isso, um modelo que combine com a decoração e a arquitetura do local é o ideal para o projeto, algo que o profissional saberá definir bem.

Consulte preferências pessoais

Em projetos para clientes, é sempre importante dar a eles o poder de decisão, afinal, a palavra final deve ser sempre de quem receberá o projeto. Por isso, arquitetos e profissionais responsáveis pela instalação devem oferecer as opções para escolha.

Avalie restrições e leis

Toldos também podem passar por restrições de uso, algo que está relacionado a cada município, principalmente em instalações comerciais. Antes de definir o modelo, consulte a Prefeitura da região e busque mais informações a respeito.

Por que os toldos da Sansuy são a melhor escolha?

Há mais de 50 anos no mercado, a Sansuy conhece bem as lonas utilizadas na confecção de toldos e entende as exigências pelas quais o produto passa. Ao escolher um toldo, é fundamental contar com empresas como a Sansuy, que trabalha sempre no desenvolvimento da tecnologia de seus produtos com um único foco: atender a todo tipo de projeto e consumidor.

Um investimento certeiro só acontece quando é feito pensando na relação custo-benefício, algo que a Sansuy garante no mercado há bastante tempo. Assim, na hora de pensar em toldos em projetos de arquitetura, conte com uma empresa que conseguem oferecer qualidade com um preço justo.

Gostou deste conteúdo? Assine a nossa newsletter para receber mais dicas e conhecer os produtos da Sansuy!

 

 

 

Novidades

Cadastre-se na nossa newsletter
e receba notícias em seu e-mail

icon_newsletter

Selecione o assunto do seu interesse

    Materiais Gratuitos