+55 (11) 2139-2888 [email protected] Voltar para a página inicial
ACESSAR LOJA
+55 (11) 2139-2888 [email protected]
×

Decoração de área externa com lona: 5 dicas para aplicar na sua casa

Modificado em: junho 6, 2024

Você sabia que é possível fazer a decoração de área externa com lona? Quando pensamos em deixar a nossa casa bonita e agradável, costumamos buscar referências para chegarmos a esse objetivo. Há pessoas que gostam de utilizar materiais mais tradicionais, enquanto outras amam ousar!

O que pouca gente sabe é que existe a possibilidade de fazer essa decoração utilizando lona, de modo que a sua área externa fique dentro das suas expectativas e se diferencie daqueles estilos mais tradicionais.

Pensando nisso, elaboramos este material para que você entenda como é possível decorá-la de modo eficiente. Continue a leitura e saiba mais!

1. Use a mobília adequada

Antes de mais nada, é importante termos em mente que a decoração da área de lazer exige a escolha de uma mobília adequada para aquele espaço, e nesse caso lona se aplica por ser uma das matérias primas mais utilizadas na indústria moveleira. Para uma escolha correta, alguns pontos devem ser considerados. Primeiro, você precisa definir qual é o estilo da sua decoração que utilizará a lona como um de seus elementos. Dessa forma, há a oportunidade de filtrar as opções existentes no mercado de acordo com o seu interesse.

Além disso, a escolha do material para a área externa precisa ser de um produto resistente às intempéries. Faça sol ou faça chuva, existe a necessidade de que esses itens sejam resistentes. Se o local tiver piscina, que também pode ser ser de vinil, outra opção de “lona” que é utilizada nas área de lazer, porém no caso dos móveis é importante considerar opções que também não se danificam com o cloro. Afinal, é comum que as pessoas saiam molhadas e encostem no mobiliário.

Tecidos devem ser resistentes à água, e o ideal é que os produtos sejam fáceis de limpar. Vamos levar em consideração que temos mais poeira na área externa, o que exige um cuidado especial com a higienização, que se torna mais frequente.

Por fim, é preciso ter cuidado para não errar o tamanho dos móveis. O ambiente precisa estar harmonioso, portanto, escolha produtos que sejam proporcionais ao seu espaço disponível.

2. Faça uma área coberta

Você deve estar se perguntando: como posso utilizar a lona como parte da decoração? Por meio da área coberta. É possível usar o seu espaço tanto em dias de sol quanto em dias de chuva. Assim, se marcar uma festividade ou uma confraternização entre amigos, não há com o que se preocupar com o clima. A lona se aplica nessa categoria em tendas e coberturas que podem servir para deixar o ambiente no seu jardim e área externa muito mais protegido de intempéries.

Nessa área coberta, você ainda poderá colocar alguns elementos muito importantes para esse espaço — um balcão, por exemplo. Nele é que você vai apoiar os alimentos quando houver algum evento, além de disponibilizar bebidas quando for o caso. Para a escolha desse produto, é importante considerar que a altura precisa ser adequada — e, novamente, estar atento quanto à resistência do material.

Nessa parte em específico, o recomendado é que utilize cores neutras para a decoração. Além de contribuir para uma sensação de amplitude do espaço, esse é um ambiente de calmaria, onde você vai descansar e passar um tempo com os amigos. Por essa razão, o ideal é que opte por branco, marfim ou demais variações.

3. Plante um jardim vertical

Se você tem uma área externa e deseja investir em decoração, não pode deixar de lado o jardim vertical. Para construí-lo, o primeiro passo é analisar quais são os seus espaços que estão mais vazios.

Procure sempre levar em conta que, para ter um ambiente harmônico, nenhuma área pode ser invadida pela outra. Ou seja, de nada adianta ter um jardim vertical, se as plantas podem, eventualmente, atrapalhar a circulação das pessoas ou impedir que você utilize aquele local.

Essa análise de espaço fará com que você escolha as plantas ideais para o seu jardim vertical. Existem aquelas que se adaptam melhor ao sol, enquanto outras preferem a sombra. Por isso, analise bem a posição desejada e, se possível, não deixe de consultar na própria loja quais se desenvolvem melhor com as condições que você tem.

Você pode, inclusive, optar por plantar uma horta. É uma oportunidade de ter produtos orgânicos, sem investir uma grande quantia — além de ser de fácil acesso. Se há animais domésticos em casa, o ideal é que o jardim esteja em uma alta onde eles não possam alcançar — principalmente porque existem algumas plantas que são tóxicas para os bichinhos.

Com o objetivo de garantir que a água utilizada para a rega do jardim não encoste na parede, existe a possibilidade de utilizar uma lona na estrutura de madeira. O ideal é que seja uma lona mais escura, uma vez que vai fazer um efeito de sombra que tornará o seu espaço esteticamente mais bonito.

4. Opte por toldos para a parte da piscina

Mais uma dica de decoração de piscina impecável: é necessário que haja outras áreas de proteção ao sol além da área coberta. Assim, uma pessoa que acaba de sair da água terá onde ficar por algum tempo até que se seque — ou, ainda, utilizar aquele local para beber, comer e conversar com os amigos, sem ser incomodada com a incidência solar.

Mais uma vez, toldos para projetos de arquitetura podem ser utilizados. Assim, você terá a oportunidade de contar com um ambiente que poderá ser aproveitado durante todo o dia, sendo um complemento para a arquitetura do local.

5. Conheça outros itens de decoração

Além de todas as dicas apresentadas, existem outros itens que também podem ser utilizados na decoração. Utilizar pisos vinílicos, por exemplo. O mais indicado é que a cor seja oposta ao dos móveis de sua área externa. Se a mobília for clara, opte por cores mais escura nos pisos vinílicos. Assim, vai garantir uma harmonização mais efetiva para o seu espaço.

Também é possível que a piscina atue como um complemento de sua decoração. Para o seu revestimento, vinil decorado contribuirá para que a área de lazer fique impecável e de acordo com o perfil escolhido para o seu ambiente.

E então, o que achou de conhecer essas dicas sobre decoração de área externa com lona? Como vimos, trata-se de uma ótima opção para tornar o seu espaço esteticamente mais bonito e aumentar o aconchego de amigos e familiares. Para isso, o ideal é que você encontre um fornecedor com produtos de qualidade e que entendam sobre o assunto.

Quer saber um pouco mais? Entre no site da Sansuy e tire as suas dúvidas!

Novidades

Cadastre-se na nossa newsletter
e receba notícias em seu e-mail

icon_newsletter

Selecione o assunto do seu interesse

    Materiais Gratuitos