Voltar para a página inicial

Manutenção de toldos: entenda a sua importância!

Modificado em: maio 31, 2023

Não importa o setor nem o item específico: é essencial ter cuidado com todo o patrimônio e prezar pela qualidade em qualquer serviço. No caso dos toldos, por exemplo, a máxima não se altera: a proteção contra chuva e raios solares que essa estrutura oferece exige a devida atenção.

A manutenção de toldo, então, cumpre papel fundamental para tirar o maior proveito possível dele. Trata-se de uma prática que deve ser periódica para aumentar a vida útil do toldo, garantindo preservação e eficiência. Se você tem esse item em sua loja ou, até mesmo, no ambiente caseiro, certamente já sabe da relevância do assunto.

Ao longo do post, nós trazemos diversas questões envolvendo toldos, desde as suas funções até a limpeza ideal, passando por vida útil, importância e período mais indicado para realizar a manutenção. Basta seguir conosco e conferir. Boa leitura!

Quais são as funções de um toldo?

O papel de um toldo vai bastante além de proteção contra fenômenos naturais, como sol e chuva. Hoje em dia, várias opções no mercado já representam excelentes aliadas do meio ambiente. Afinal de contas, existe um benefício claro pela redução do excesso de calor no interior do local de instalação.

Essa vantagem diminui, consequentemente, a necessidade de utilizar equipamentos aliviadores, como ar-condicionado e ventilador. De quebra, a conta de luz também pode apresentar uma queda, sobretudo quando o toldo é colocado em janelas ou portadas voltadas às regiões oeste e norte.

Essa atitude ajuda a bloquear o impacto de raios ultravioleta nos ambientes durante os períodos mais quentes. Por outro lado, no inverno, é possível recolher a estrutura para tirar proveito da sensação reconfortante do sol batendo no rosto.

Os benefícios não param, pois o toldo possibilita um melhor controle da luminosidade no espaço, aumentando a incidência de iluminação solar, o que incentiva a economia de energia elétrica, por exemplo. As lonas são recicláveis, ou seja, o processo de troca não maltrata o planeta.

Qual é a vida útil de um toldo?

A manutenção de toldo, como você deve imaginar, desempenha função essencial para alongar a vida útil da estrutura. Afinal de contas, a limpeza periódica adequada ajuda a preservá-lo sem perda de eficiência.

Estima-se que a vida útil de um toldo figure na casa dos 10 aos 15 anos. Mas vale lembrar de que, nesse cenário, a durabilidade varia bastante conforme uma série de elementos, especialmente o clima. Quando a estrutura fica exposta a raios solares durante muito tempo, ou é assolada por severas chuvas, a tendência aponta para uma redução desse período de utilidade.

Qual é a importância da manutenção de toldo?

Conforme vimos até aqui no post, a eficácia de um toldo depende diretamente da manutenção dada. Essa tarefa é vital para que a estrutura não sofra com problemas comuns quando ela não ocorre, sobretudo envolvendo o surgimento de fendas, perfurações e rasgos na superfície, além de falhas no sistema de retração.

A importância de estar em dia com a manutenção do toldo assegura que a cobertura entregue o desempenho desejado por quem nela investiu. Assim, a proteção buscada fica ao alcance, impedindo que intempéries danifiquem o interior do ambiente. E vale lembrar de que o processo de manutenção pode ser preventivo ou corretivo.

Inclusive, atividades de vedação e higienização também costumam figurar nos procedimentos de manutenção. Se você tem um toldo ou pretende realizar a compra, sempre preze por detalhes como esse.

Existe um período ideal para a manutenção?

Uma vez por ano, ou a cada seis meses, é a periodicidade recomendada, em geral, para que um toldo não apresente problemas estruturais comuns. E não se esqueça de que aborda processos especializados de manutenção, sem gambiarras.

Durante o serviço, diversos aspectos passam por verificação, como o estado das ferragens da cobertura. Afinal de contas, elas não raramente ficam empenadas depois da exposição a chuvas intensas, por exemplo. O sistema de retração exige cuidado, pois, quando forçado, pode estragar.

Outras ações comuns e eficientes envolvem a aplicação de produtos lubrificantes e reparadores de superfícies contra raios solares e chuvas. No que diz respeito à pintura, costuma-se recomendar a eletrostática, caracterizada pela resistência e compatibilidade aos itens usados na fabricação do toldo. O estado da lona também recebe atenção.

Como a limpeza deve ser feita?

A higienização também faz parte, é claro, da manutenção de toldo. Aliás, trata-se de um hábito que exige boa periodicidade para preservar o estado de conservação de toda a estrutura. Ao menos uma vez por mês, procure colocar em prática esse cuidado.

Dependendo do ambiente do toldo, o prazo pode mudar para mais ou menos, e cabe a você identificar os momentos adequados. Tudo varia conforme a exposição às já mencionadas ações da natureza, como chuvas, rajadas de vento e raios solares. De qualquer maneira, vale atentar a alguns detalhes essenciais de limpeza.

Por exemplo, não use materiais como esponjas, vassouras e quaisquer tipos de abrasivos na hora de realizar a higienização da estrutura. Antes de começar, remova acúmulos de resíduos mais espessos que são costumeiros, especialmente galhos e folhas.

Na sequência, então, aplique, na superfície do toldo, uma combinação de detergente neutro e água. Feito isso, enxágue e dê um tempo até que tudo seque por completo. Cada detalhe é importante, o que significa que a pressa ou a má capacidade de lidar com a cobertura podem causar problemas a ela.

Conforme observamos ao longo do post, a manutenção de toldo é, acima de tudo, um hábito. Ao investir nessa excelente estrutura, que apresenta as vantagens conferidas anteriormente, você também precisa acrescentar pequenas rotinas periódicas ligadas ao cuidado, para que o toldo dure mais tempo.

Nos tópicos abordando a necessidade de atenção redobrada com a limpeza, fica claro o impacto da contratação de uma equipe especializada nesse processo. Hoje em dia, a internet possibilita que se pesquise a fundo antes de selecionar profissionais, de fato, capacitados para a função.

Então, o que achou do post? Se você for um toldeiro não deixe de conhecer as lonas da Sansuy para toldos!

Aproveite para compartilhar o conteúdo nas redes sociais e mostrá-lo aos amigos!

Novidades

Cadastre-se na nossa newsletter
e receba notícias em seu e-mail

Selecione o assunto do seu interesse

    Materiais Gratuitos