Saber como atrair mais clientes exige a criação de estratégias eficientes para que o seu empreendimento alcance uma posição de destaque em meio a uma concorrência cada vez mais preparada.
Adotar práticas como comunicação adequada, promoções imperdíveis e atendimento diferenciado garante a competitividade do seu negócio, mesmo em tempos de crise econômica e baixa nas vendas.
É importante observar que o comportamento do consumidor passa por mudanças. Antes de realizar uma compra, ele recorre a pesquisas para coletar informações sobre a empresa e o produto. Se você precisa de dicas sobre divulgação, continue por aqui e descubra como essa prática pode aumentar o fluxo de clientes e impulsionar as vendas!
Faça promoções
Todo consumidor gosta de promoções. Esse evento é ideal para divulgar o seu negócio e aumentar a taxa de conversão, transformando visitantes em compradores, mas é importante realizar pesquisas para descobrir qual será a época mais favorável para fazer essa oferta.
Além de promoções com foco no desconto tradicional, é possível aproveitar o momento para experimentar novas possibilidades, como:
- ofertas-relâmpago: muitas redes utilizam essa estratégia para causar um senso de urgência no comprador. Invista em ações como: “últimos dias” ou “faltam X horas para acabar”;
- oferta de brindes, sorteios e sistema de pontuação: as pessoas são atraídas por esse tipo de incentivo e se sentem recompensadas;
- montagem de kits: eficiente para aumentar o valor do ticket médio das vendas.
Marque presença nas redes sociais
As redes sociais são grandes facilitadoras para estabelecer proximidade com o seu público. Não há necessidade de acionar todas as opções: faça uma pesquisa e descubra quais delas a sua persona utiliza para que a sua comunicação e divulgação sejam eficientes.
Antes de começar a escrever, elabore uma estratégia e esclareça seus objetivos. Aposte em informações relevantes, invista no marketing de conteúdo e gere valor para o seu público. Não divulgue mensagens comerciais massivamente!
Especialistas recomendam uma proporção de 80% para posts de conteúdo e 20% para a autopromoção do seu negócio. Usar mídias pagas, como no Facebook, amplia o alcance das suas postagens e aumenta a visibilidade do seu negócio.
Participe de feiras
Participar de eventos como feiras é uma excelente oportunidade para divulgar a sua marca. Expanda a sua rede de contatos e aproveite o espaço para mostrar um diferencial na exposição de produtos.
Treine um representante, pois ele será o cartão de visitas da empresa. É importante que ele tenha informações sobre os produtos, carisma e cordialidade. Também invista algum tempo para elaborar uma exposição criativa do seu material.
Melhore o atendimento
A qualidade da experiência do cliente é um fator determinante para fidelização e avaliações positivas sobre o seu negócio. Ofereça valor para o consumidor, invista na excelência do atendimento e capacite a sua equipe. Crie um protocolo de processo operacional que assegure a agilidade.
O setor de piscinas, por exemplo, precisa de um atendimento diferenciado. O comprador desse produto específico está em busca de soluções. Então, é essencial que o atendente:
- foque no sucesso do cliente, oferecendo serviços de valor agregado;
- saiba fazer recomendações de acordo com a necessidade do comprador;
- ofereça serviços de maneira apropriada;
- seja cordial, educado e transparente;
- atenda de maneira dinâmica.
Além de ações para atrair e atender clientes, o período pós-venda é essencial para garantir a fidelização e estabelecer um vínculo entre o cliente e a empresa. É esse fator que garantirá retorno e indicações. Então, abra espaço para receber sugestões, dúvidas e reclamações.
Ofereça produtos de qualidade
Aprender como atrair mais clientes permitirá a criação de planos de ação direcionados, mas é necessário estar atento à qualidade dos produtos ofertados, principalmente quando esse fator interfere diretamente no sucesso do seu comprador.
Uma mercadoria confiável é responsável pelo aumento da credibilidade, retorno dos clientes e indicações para outras pessoas, além do valor gerado, que diminui objeções relacionadas ao preço ou prazo de entrega.
Pesquise fornecedores confiáveis e reúna informações dos produtos, como reputação, formas de uso, conservação, descarte e sustentabilidade.
Invista em programas de fidelização
Quando o assunto é estabelecer uma ponte entre o cliente e a empresa, investir em programas de fidelização é uma estratégia interessante. No entanto, essas ações precisam ir além dos descontos convencionais.
Você pode, por exemplo, oferecer um prêmio após determinado número de compras, criar um sistema de pontuação ou dar descontos por indicações.
Essa pode ser uma oportunidade para inovação, então use a criatividade para elaborar sistemas únicos, que estimulem o contato do cliente com o seu negócio.
Aproveite as datas comemorativas
Datas comemorativas são excelentes oportunidades para campanhas temáticas. Faça um planejamento dos eventos mais importantes e crie estratégias para oferecer esse produto.
Não se esqueça das datas referentes às estações do ano: aproveite a chegada do verão, por exemplo, para criar promoções.
Valorize seus produtos
Destacar a mercadoria muda a percepção do comprador. Isso vale tanto para a exposição física quanto para a virtual. Antes de pensar na forma de valorizar o seu produto, é importante:
- analisar o público-alvo do seu negócio, assim você contextualiza a apresentação da sua mercadoria de maneira eficaz;
- quando divulgar virtualmente, esteja atento a títulos, descrições e imagens;
- verifique o estoque e assegure a quantidade de mercadoria disponível;
- fuja do óbvio.
Encontre novos canais de venda
Ampliar seus canais de comércio é fundamental para a divulgação e o crescimento das vendas. Com essa prática, você oferece comodidade, agilidade e eficiência para o seu cliente. Existem muitas opções de plataformas de marketplaces disponíveis no mercado; esses espaços são eficientes para a venda e não exigem altos gastos.
Se você precisa de mais autonomia, crie o seu próprio e-commerce. Porém, é preciso ter em mente a necessidade de maior investimento e o aumento de responsabilidades como logística e segurança.
Neste post, você aprendeu como atrair mais clientes para o seu negócio e descobriu informações relevantes para alcançar destaque. Analise as propostas que estejam de acordo com o seu empreendimento e não deixe de colocá-las em prática!
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