Carregando, por favor aguarde
Cadastre-se e receba novidades

Piscinas

Confira dicas de como expandir uma loja de piscinas

como expandir uma loja

Antes de concretizar uma empresa, você faz pesquisas, procura inúmeras fontes de conhecimento e investe muito em termos de dinheiro, tempo e energia. Entretanto, após o negócio estar de pé, a busca por novos meios e métodos de crescimento se torna uma questão de permanência no mercado.

Aprender como expandir uma empresa é essencial para que um projeto fature além do próprio sustento e adquira consistência. Neste texto, foram selecionadas dicas de estratégias para impulsionar o crescimento do seu empreendimento. Não deixe de conferir!

Como verificar um bom ponto de vendas?

Se você está programando a expansão da sua empresa para novos territórios, é importante ter em mente quais são os planos para o futuro. O local adequado deve estar de acordo com as necessidades comerciais.

Se o objetivo é atuar em outras áreas do setor, como limpeza, manutenção de piscinas e acessórios optar por uma localização mais próxima dos grandes centros será interessante. Afinal, essa tática facilitará o atendimento dos clientes em diferentes pontos da cidade, além de aumentar a visibilidade do seu estabelecimento.

Como identificar o momento ideal para o crescimento?

A fusão entre confiança, planejamento e cuidado determina se um empreendedor está preparado para crescer o seu negócio. Se você não tiver certeza de que está realmente pronto, é importante fazer uma lista de verificação com questões essenciais. Confira.

Base de clientes

Você precisa verificar o crescimento da sua base de clientes. O fluxo regular de compradores mostra a existência de uma demanda contínua pelo seu produto e serviço. Tome cuidado para não considerar picos repentinos de crescimento, fator relevante na sua avaliação.

Lucros e capital de giro

Calcule o faturamento da sua empresa e subtraia esse valor pelas despesas. Isso poderá informar o quanto de dinheiro realmente o seu empreendimento está ganhando depois de pagar todas as contas. Se os seus lucros são uniformes, invista na expansão do seu negócio. Contudo, não baseie essa decisão em avaliações de curto prazo.

Além de lucratividade, é importante que você tenha um capital de giro para arcar com possíveis gastos extras, com isso, a condução da expansão acontecerá de maneira bem-sucedida e sem acúmulo de dívidas para a empresa.

Crescimento da indústria

O Brasil é um dos países com mais números de piscina no mundo, isso gera grandes oportunidades de negócio. Entretanto, é importante ressaltar que, mesmo que a sua área de atuação esteja em expansão, você precisa pensar a longo prazo na variedade de produtos ou serviços que serão oferecidos.

Demanda de serviços

Certifique-se de que a demanda pelo seu produto e serviço está mais alta por muitos meses seguidos. É importante observar se esse aumento da demanda não é apenas um pico temporário.

Planejamento em dia

Observe se as metas criadas estão sendo alcançadas. Um bom sinal é verificar se esses marcos são atingidos antes do prazo. Isso mostra que as suas habilidades de planejamento são sólidas o suficiente para encarar novos desafios.

Equipe eficiente

A expansão exige que você trabalhe com uma equipe dedicada e confiável. Observe o preparo dos colaboradores e considere quantos estão trabalhando de acordo com a sua intenção de crescimento.

Satisfação dos clientes

Os seus clientes podem dizer muito sobre a sua expansão. Observe se os compradores procuram você por conta própria, se indicam o seu produto e se fazem sugestões de serviços que eles esperam contratar de você.

Se após avaliar esses pontos, você estiver confiante para expandir o seu negócio, faça um plano de crescimento levando em consideração todos os dados da sua pesquisa.

Que fatores podem ajudar a expandir uma empresa de piscinas?

Após analisar e chegar à conclusão de que é hora de crescer o seu negócio, pense em atividades que poderão complementar os serviços e produtos oferecidos por você. Confira.

Manutenção e limpeza de piscinas

O gasto com a manutenção e a limpeza de piscinas é extremamente necessário para qualquer proprietário, sendo assim, investir nessa área pode ser lucrativo. Antes de iniciar essa atividade, é preciso:

  • comprar equipamentos, como cabo telescópico, motobomba com mangueiras de sucção, haste de sucção, mangueira, peneira, baldes e buchas de limpeza;
  • investir em produtos químicos e em espaço adequado para armazená-los, pois produtos danificados podem comprometer a qualidade do serviço prestado;
  • contratar técnicos de piscinas qualificados ou capacitar funcionários.

Produtos para limpeza

Se o seu cliente não estiver interessado em contratar o seu serviço de limpeza, você pode oferecer os produtos para o desempenho dessa atividade, como:

  • kit completo para teste de pH da água;
  • elevador de alcalinidade da água;
  • controlador de metais;
  • limpa bordas;
  • clarificantes;
  • algicidas.

Produtos complementares

Outra opção interessante é a venda de capa para piscina, bocais, ralos, aquecedores, móveis para a área de piscina e iluminação.

Procure oferecer uma variedade de itens para que você consiga atender de maneira eficiente as necessidades do seu cliente. Uma pessoa que adquire uma piscina sempre precisará de itens para manutenção e decoração.

Se você oferecer tudo o que o comprador precisa, as suas chances de conquistar fidelização serão maiores, e o faturamento aumentará ao longo do mês.

Inovação

Seja diferente dos seus concorrentes para destacar o seu negócio. Avalie a sua empresa, verifique quais são os pontos fortes dela e fortaleça-os. Crie uma forma única para oferecer o seu serviço ou produto. São inúmeras as possibilidades de pontos de destaque, por exemplo:

Aprender como expandir uma empresa é fundamental para que um negócio se torne cada vez mais uma potência geradora de renda. Concentre-se em avaliar as condições do seu empreendimento e implemente estratégias para colocar o seu projeto no caminho do crescimento.

Se você gostou deste conteúdo sobre como expandir o seu negócio, continue em nosso blog e leia agora mesmo o texto “5 razões para comprar capa de piscina“!