+55 (11) 2139-2888 [email protected] Voltar para a página inicial
ACESSAR LOJA
+55 (11) 2139-2888 [email protected]
×

Você sabe quais são os principais tipos de canos usados na irrigação? Descubra!

Modificado em: maio 31, 2023

Saber escolher um bom cano de irrigação é fundamental para garantir o funcionamento eficiente de qualquer sistema de irrigação. Entretanto, é compreensível que muitos encontrem dificuldades em tratar desse assunto. Afinal, há uma variedade enorme de tubulações, cada uma com finalidades e funções distintas.

Ter um sistema de irrigação eficaz significa oferecer ao solo a umidade necessária para atender às exigências hídricas dos plantios. Isso porque depender somente das chuvas pode ser insuficiente. Quando o sistema é bem planejado, a produção pode triplicar.

Quer saber como escolher um tubo de irrigação corretamente? Continue acompanhando este conteúdo e confira as nossas dicas a seguir!

Confira os principais tipos de canos para irrigação

Antes de tomar qualquer decisão, você deve conhecer os tipos de materiais usados nos canos mais famosos e bem recomendados no mercado.

Veja abaixo quais são eles!

Canos de PVC

Entre os materiais citados, os tubos de PVC podem ser considerados os que têm maior versatilidade. Isso porque eles podem ser aplicados em sistemas de irrigação por aspersão, microaspersão e gotejamento.

No sistema por gotejamento, por exemplo, os canos de PVC agem como uma ponte que facilita o bombeamento de água até o aspersor, gerando a emissão de gotas de água. Tendo isso em vista, esse tipo de cano apresenta excelente custo-benefício, grande eficiência e praticidade na instalação.

Já o sistema de aspersão, projeta jatos de água que, assim que atingem determinada altura, retornam ao chão em forma de gotículas, simulando uma chuva artificial. Esse sistema se adapta a todos os tipos de solos, tem uma estrutura ajustável e diversificada e pode ser usado em conjunto com a fertirrigação.

Canos de polietileno

Um cano de irrigação feito de polietileno pesa bem menos que os tubos feitos de outros materiais. É personalizável, oferece fácil instalação e é fabricado para evitar eventuais vazamentos. Sua agilidade e facilidade de instalação se deve às suas saídas soldadas e integradas, bem como ao fato de que pesam dois terços menos que os tubos comuns. Assim, a mão de obra exigida para a implementação desse material é reduzida.

Com uma vedação eficiente, esses canos diminuem consideravelmente quaisquer vazamentos, acúmulo de lama e surgimento de ervas daninhas nas plantações.

Canos de alumínio

Tubos de alumínio são confeccionados a partir do metal extrudado em inúmeros diâmetros e comprimentos, sendo que os mais comuns são os redondos. São usados para transporte e distribuição de água nas lavouras, pois dispensam a necessidade de solda ou recursos adesivos para a montagem de seus circuitos.

Outra característica dos canos de alumínio é sua alta performance, já que são capazes de resistir a temperaturas e pressões elevadas.

Assim, com os tubos de polietileno, os feitos de alumínio também pesam menos e são fáceis de manusear. Sua manutenção é simples e fácil, além de durar bastante no ambiente e evitar vazamentos.

Canos de ferro fundido

Outro cano de irrigação bem avaliado no mercado é o de ferro fundido. Esse tubo é composto por um conjunto de canos resistentes, sendo capazes de suportar altíssimas pressões de água. Nesse sentido, trata-se de um material seguro, resistente e durável.

Algumas vantagens são adquiridas ao escolher canos de ferro fundido. Assim, os tubos de ferro agregam as seguintes características:

  • durabilidade;
  • elasticidade;
  • resistência a choques;
  • resistência a corrosão, ferrugem e compressão.

Saiba escolher o tamanho adequado da tubulação

Conhecer os tamanhos do cano de irrigação é outro fator essencial a ser considerado na hora da escolha. Dependendo do sistema de irrigação que você projetou, o tamanho ideal pode variar entre 1 a 4 polegadas. Para ter uma noção melhor entre os tamanhos e a capacidade de vazão por hora, veja as medidas abaixo:

  • 1”: até 3.000 litros;
  • 2”: até 14.000 litros;
  • 3”: até 32.000 litros;
  • 4”: até 57.000 litros.

Caso tenha dúvidas entre um tamanho e outro, a dica é escolher o maior. Assim, você consegue reduzir possíveis perdas de carga na tubulação, além de usar uma motobomba menor.

Entenda as classes de pressão dos canos de irrigação

No mercado de canos de irrigação, os tubos são classificados por classe de pressão. Assim, é possível prevenir que eles se quebrem por não aguentarem determinada pressão de água. Assim, é fundamental verificar esse detalhe. No geral, as classes mais conhecidas são PN40, PN60, PN80 e PN125.

Conheça os tipos de engate de tubulações

Chamamos de engate a conexão entre um tubo e outro de forma segura, a fim de evitar qualquer desperdício de água. Caso tenha escolhido um cano de PVC, por exemplo, o ideal é usar um engate do tipo sela. Esse modelo é mais prático e confiável nesse contexto. Contudo, caso deseje outras opções, é possível usar um engate rosqueável ou soldável. No caso de optar pelo engate soldável, é preciso tomar cuidado com a instalação para evitar abri-lo novamente.

É importante que você tenha entendido bem as instruções citadas aqui, pois o sucesso do seu sistema de irrigação depende da escolha acertada das tubulações. Agora que você já sabe como escolher o cano ideal, basta contatar uma empresa de qualidade para garantir o fornecimento de materiais duráveis, com garantia e fabricados com tecnologia de ponta. Para não errar no processo de compra, verifique se a empresa está comprometida com prazos e em aprimorar constantemente seus serviços e produtos.

Gostou deste conteúdo? Entre em contato conosco e veja como a Sansuy pode suprir as suas necessidades!

Novidades

Cadastre-se na nossa newsletter
e receba notícias em seu e-mail

icon_newsletter

Selecione o assunto do seu interesse

    Banner Tanque Circular

    Materiais Gratuitos