Voltar para a página inicial

Entenda qual é o papel do produtor rural na preservação do Meio Ambiente

Modificado em: maio 31, 2023

O meio ambiente é um fator indispensável para o agronegócio. É ele quem provê todos os recursos necessários para que a terra dê frutos, para que os alimentos nasçam e cresçam, e para que esses empreendimentos tenham o que colocar na mesa e nas refeições das famílias.

No entanto, é preciso que haja uma relação de cuidado mútuo. Nesse caso, o produtor rural é o principal responsável pela preservação do meio ambiente.

Por isso, cada vez mais práticas sustentáveis vêm sendo incorporadas às atividades agrícolas e pecuárias, junto da adoção de tecnologias de última geração e de um cuidado redobrado com a preservação dos ecossistemas.

Quer saber mais sobre essa relação de colaboração? Então, continue a leitura deste post!

Qual é a relação entre produção rural e sustentabilidade?

A produção rural é de suma importância para a sobrevivência humana. Por isso, não podemos viver sem ela. Da mesma maneira, dependemos dos recursos fornecidos pela natureza e pelo meio ambiente, o que exige que tenhamos cuidado e cautela com o modo como usamos esses insumos.

Então, se de um lado existe a demanda por lucro do produtor, de outro, existe uma pressão natural irredutível. Tão grande é esse movimento que a natureza nos cobra hoje uma conta de anos de exploração sem os devidos cuidados.

Por isso, as novas gerações estão de olho no desenvolvimento de tecnologias e métodos de produção que consigam conciliar as principais necessidades de ambos os envolvidos — natureza e produtor. O objetivo é garantir produções rentáveis e volumosas, mas que não prejudiquem o ecossistema no qual estão inseridas.

A exemplo disso estão os sistemas de produção integrada e até mesmo o uso de drones e sensores, que ajudam a intervir pontualmente nas necessidades dos cultivos, sem exageros e nem poluição dos solos e das águas. Com isso, o produtor tem lucro, a natureza é preservada e o consumidor tem à mesa produtos seguros.

Como o produtor rural pode garantir a preservação do meio ambiente?

Se tem uma forma do produtor rural ajudar, é desenvolvendo a sua consciência ecológica e promovendo mudanças práticas a partir dela. Além disso, é preciso incorporar algumas medidas, como as que você verá a seguir!

Adubação

Quando se trata de sustentabilidade, todos os processos devem ser amigáveis ao meio ambiente — e isso inclui a adubação. Portanto, é interessante que o produtor encontre uma maneira de aderir à adubação verde, com plantas e insumos cultivados especificamente para essa finalidade, além de forrageiras e outras práticas que aumentam a fertilidade do solo.

Controle de queimadas

O controle das queimadas é outro aspecto que precisa ser levado em conta. As queimadas são a forma mais rápida de limpar grandes áreas, mas também oferecem um risco grande ao ecossistema, destruindo a fauna local, acabando com a matéria orgânica e prejudicando a fertilidade do solo. Então, essa é uma prática que deve ser extinta.

Reflorestamento

O cuidado com as matas é um ponto que merece atenção redobrada quando se trata da preservação do meio ambiente. São elas que vão conservar a qualidade do solo, manter as espécies nativas de cada localidade, proteger os mananciais e cursos d’águas, e ainda abrigar espécies de animais silvestres. Uma boa tática é incorporar as áreas verdes às áreas de plantio.

Descarte correto das embalagens

Muitas embalagens de defensivos são tóxicas e podem levar a um prejuízo ambiental. Por isso, é importante manuseá-las da forma correta, fazer a lavagem tríplice e entregar esses recipientes em locais adequados. Assim, eles serão recolhidos e tratados da forma certa — seja para a reciclagem, seja para a queima.

Rotação de culturas

A rotação de culturas é uma maneira eficiente de manter o solo naturalmente equilibrado, fortalecendo as culturas e controlando as doenças e pragas que possam causar prejuízos. Além disso, ela contribui para a escavação das raízes e para a diversidade biológica local. Porém, não se esqueça de fazer um bom planejamento das espécies que participarão do sistema de rotação.

Integração entre lavoura, pecuária e floresta

O ILPF também é um método de preservação do meio ambiente, ao mesmo tempo em que garante o melhor aproveitamento das terras e a lucratividade do produtor. O sistema permite diversificar as culturas, reduzindo os custos de produção e não dependendo do resultado individual de apenas uma cultura para obter bons retornos.

Além das dicas que você conferiu, também é importante se dedicar a:

  • aprimorar seus métodos de gestão, aproveitando melhor os recursos;
  • otimizar seu sistema logístico, para uma escoação de produção mais sustentável;
  • conscientizar seus funcionários e fornecedores sobre a importância da preservação ambiental;
  • reduzir as emissões de gases de efeito estufa;
  • promover a reutilização da água, especialmente pelo armazenamento de água da chuva;
  • adotar soluções de eficiência energética, com energia renovável de iluminação ou ventilação.

Quais são os impactos da preservação do meio ambiente na produção rural?

Tudo isso promove uma melhoria significativa nos resultados da propriedade rural. O primeiro grande impacto diz respeito à consciência ambiental do produtor, que sabe que está respeitando o ecossistema no qual está inserido. Mas também existem outras vantagens cruciais, como:

  • o fornecimento de alimentos livres de agrotóxicos;
  • o uso de insumos naturais a custos bem mais baixos;
  • a preservação das florestas e fontes de água;
  • a implementação de sementes de melhor qualidade, demandando menos pesticidas;
  • a produção intensificada de alimentos;
  • a redução do impacto ambiental e da pegada de carbono da propriedade;
  • a manutenção da biodiversidade;
  • a captação da atenção de fornecedores e investidores de porte maior.

O mercado está se abrindo para quem demonstra que está preocupado com o futuro do planeta. Por isso, muitos produtores já se beneficiaram dos seus investimentos em proteção ambiental. É importante que cada vez mais pessoas se deem conta disso.

Caso você queira acelerar os seus resultados, vale investir um pouco mais na adoção de tecnologias que contribuam com o controle e monitoramento da produção, indicando variações expressivas e servindo como base para o processo de tomada de decisão. Essa também é uma ótima maneira de melhorar sua gestão e aproveitar os recursos disponíveis, sem desperdícios.

Gostou do que viu por aqui? Então, está na hora de descobrir mais sobre a gestão de resíduos na agropecuária!

Novidades

Cadastre-se na nossa newsletter
e receba notícias em seu e-mail

Selecione o assunto do seu interesse

    Banner Tanque Circular

    Materiais Gratuitos