Cadastre-se e receba novidades  
Selecione o assunto de seu interesse:
Enviando sua inscrição  
Loading...
InstitucionalA SansuySustentabilidade

Consciência ecológica na Sansuy: conheça todas as iniciativas da empresa

consciência ecológica na Sansuy

A consciência ecológica na Sansuy é um dos seus grandes diferenciais no mercado. A empresa integra o grupo de organizações que tem, pelo mundo todo, se voltado às questões ambientais, buscando alinhar suas operações ao cuidado com os recursos e os ecossistemas do planeta Terra.

O aumento da preocupação da sociedade com questões ambientais reverbera no mercado consumidor, de modo que marcas conscientes e ecologicamente responsáveis tendem a se diferenciar das demais. Nesse contexto, a Sansuy instituiu pilares básicos que demonstram o seu comprometimento com ecossistemas e com o uso consciente dos recursos naturais.

Quer saber quais são eles e que ações a empresa realiza em prol de uma operação mais ecologicamente sustentável? Continue lendo para descobrir!

Sustentabilidade e imagem da empresa

A maior atenção com as questões ambientais e com o futuro do planeta influi na imagem das empresas e no modo como estão inseridas na sociedade, além de impactar suas receitas positivamente.

Para ter uma ideia, no Brasil, 87% dos consumidores têm preferência por realizar compras com organizações sustentáveis, e 70% não se importam em pagar um pouco a mais por isso.

No caso da Sansuy, é preciso ressaltar que a preocupação com o desenvolvimento sustentável integra sua política de qualidade desde o início de sua trajetória. Isso porque há a crença de que apenas o fortalecimento da sustentabilidade assegura padrões ecológicos adequados e incentiva a consciência na prática da cidadania.

Em sintonia a essa crença, quatro pontos básicos foram estabelecidos para nortear a política de sustentabilidade da Sansuy, de modo que os produtos desenvolvidos contribuam com eles:

  • água: é importante que soluções de coleta, reaproveitamento, transporte e tratamento de água gerem balanços positivos para a Terra;
  • meio ambiente: tendo por foco as demandas das gerações futuras, é importante atuar com responsabilidade, em um ambiente preservado e ecologicamente em equilíbrio;
  • energia: algumas soluções contribuem para a geração de energia. Contudo, isso precisa colaborar para a diminuição do efeito estufa e do aquecimento global, possibilitando produzir energia e benefícios enquanto se equilibra economia com produção;
  • alimento: os alimentos são vitais. Além disso, precisam ser resultado de uma produção que fomente safras que tenham qualidade, transporte e armazenamento adequado.

Esses pilares são vertentes que demandam determinação, continuidade e comprometimento. A Sansuy aplica esses quatro fatores em todas as soluções que desenvolve, procurando corresponder às expectativas do futuro e do presente.

A Sansuy é sustentável

Consciente de que a preservação do meio ambiente é fundamental para a nossa sociedade, pois está relacionada à qualidade de vida, a Sansuy desenvolve produtos voltados à proteção dos recursos naturais e ao bem-estar das pessoas. Isso tendo por base os quatro pilares mencionados, de modo a inspirar soluções que:

  • contribuam para a produção e a armazenagem de alimentos;
  • evitem o desperdício de água;
  • gerem energia;
  • preservem o meio ambiente.

Elas proporcionam bem-estar à população e uma melhor consciência ambiental no campo e na cidade. A Sansuy também promove ações internas que contribuem para a busca constante de sustentabilidade e uso consciente de recursos ambientais. A seguir, listamos os principais integrantes dos dois grupos. Continue acompanhando!

Soluções para o público

No portfólio da empresa, existem muitos produtos feitos para atender a necessidades urbanas, enquanto apresentam funções ligadas à sustentabilidade. Veja exemplos:

  • reservatórios de água ou para o transporte dela (Viniliq Estacionário e Viniliq Pipa);
  • mantas para revestimentos de aterros sanitários, canais de irrigação e represas de água, como Vinimanta e Vinigeomanta. Aliás, a Sansuy desenvolve, em parceria com órgãos públicos, alguns projetos de coberturas específicas para as lagoas de Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs). O objetivo é captar biogás e eliminar o mau cheiro;
  • tubos para irrigação, como o Vinitubo;
  • tubos de ventilação, como o Vinivento;
  • Biodigestores de dejetos, como o Vinibiodigestor. Essa é uma solução ecologicamente correta e econômica para o tratamento de dejetos animais oriundos de atividades como bovinocultura, suinocultura, avicultura etc. Nela, esses dejetos são convertidos em bioenergia, gás metano e biofertilizantes.

Ações sustentáveis internas

Além de oferecer diversos produtos que auxiliam na proteção ambiental, a Sansuy tem algumas iniciativas internas no seu processo de produção. Por exemplo, reciclar 100% do PVC relacionado a perdas na produção, vindo a reutilizá-lo na própria cadeia produtiva. Dessa forma, evitam-se desperdício e degradação ambiental.

No caso dos produtos que carregam reforços têxteis, como o poliéster, as perdas da cadeia produtiva são comercializadas para indústrias que produzem solados de calçados ou confeccionam alguns acessórios para caminhões.

Outra ação de conscientização ecológica é reutilizar uma parte do vapor das caldeiras (máquina que aquece água para os processos fabris) para aquecer a água utilizada nos chuveiros da fábrica e na cozinha para higienização e lavagens de utensílios.

Por que a Sansuy aposta nessa ideia

Existem muitos benefícios em apoiar o meio ambiente, investir em sustentabilidade e trabalhar com consciência ecológica. Uma vantagem é reutilizar os recursos naturais e, com isso, ter ganhos financeiros desperdiçando menos.

Outro ponto é contribuir com o mais importante, que é proteger o meio ambiente de modo a preservar o futuro da humanidade. Por isso, a Sansuy opta sempre por estar associada às inovações conectadas com o presente e o futuro.

Além disso, ser uma empresa “verde” é importante para indústrias e outros tipos de companhias que atuam com atividades que possam gerar emissões de gases poluentes, resíduos ou outros tipos de impactos no meio ambiente. Ao buscarem práticas mais ecológicas e sustentáveis, elas se previnem de riscos e de problemas com poluição ou outro tipo de interferência nociva no meio ambiente.

Do ponto de vista dos funcionários, o fato de trabalhar em uma empresa alinhada com o meio ambiente e que busca empregar ações mais sustentáveis contribui para a motivação e o engajamento.

Afinal, colaborar com um negócio que não visa apenas o lucro, mas que busca também uma sintonia com o bem-estar ecológico é importante para a pessoa enquanto cidadã. Em suma, atuar em uma empresa assim pode ser motivo de maior tranquilidade e bem-estar pessoal e profissional do que em uma que não se preocupa com o meio ambiente e, pior, mantém operações que o prejudicam.

Devido a muitos dos motivos apresentados acima, o compromisso com o meio ambiente e a sustentabilidade na Sansuy são fatores fundamentais. Ter esse tipo de posicionamento não só é vital para as empresas que pretendem sobreviver e se manter no mercado, como também é essencial para a construção de uma consciência ecológica e de uma sociedade que se preocupa com as futuras gerações.

Quer ficar por dentro de mais conteúdos da Sansuy? Assine nossa newsletter e receba avisos de nossos artigos em seu e-mail!