+55 (11) 2139-2888 [email protected] Voltar para a página inicial
ACESSAR LOJA
+55 (11) 2139-2888 [email protected]
×

Armazenamento de água: saiba como fazer!

Modificado em: junho 6, 2024

O armazenamento de água é uma realidade nas grandes áreas rurais do país. É um sistema que consiste, basicamente, em captar, armazenar e depois utilizar essa água para, principalmente, no agronegócio.

A água é um bem universal, e o desperdício é um dos problemas mais graves em todos os setores, principalmente no agronegócio. O uso racional desse recurso deve ser incentivado para toda a cadeia produtiva.

Os campos de cultivo necessitam de milhares de litros diariamente, e o Brasil já vem sentindo os efeitos da escassez de água nos mananciais. Pode vir a faltar no campo e na cidade se não houver uma conscientização no seu uso.

Para saber como implantar e colher os benefícios do armazenamento de água para uso na agricultura, continue a leitura deste post.

A importância da reserva da água e seus benefícios

Uma das vantagens, senão o principal, é a contribuição para a conservação da água potável. A água armazenada pode ser aproveitada em inúmeras atividades em que a água não potável pode ser utilizada.

Outro grande benefício é a economia para o produtor rural, pois o sistema demanda pouca manutenção, reduz os impactos ambientais, evita o uso da água potável em atividades como lavagem de granjas, estábulos, lavagens de pisos e equipamentos, favorecer a irrigação e em caso de grandes propriedades com alojamentos de funcionários, pode ser usada para descargas dos vasos sanitários, irrigação de jardins etc.

A contribuição do produtor rural na conservação e na autossuficiência de água, além de ser ambientalmente sustentável e correta, minimiza os problemas ambientais existentes na agropecuária.

Muitos produtores rurais não vislumbram a importância do armazenamento de água para as suas atividades. O Brasil tem um dos maiores estoques de água doce do mundo, mas esse recurso, lamentavelmente, tem tempo limitado e já está ficando mais exíguo.

É preciso ter consciência de que a água é essencial, e é preciso tomar cuidado para que as gerações futuras tenham acesso a esse bem indispensável à vida.

Irrigação de campos para cultivo

O reservatório de água para a irrigação garante ao agricultor, nos períodos de seca, que sua plantação não seja prejudicada — tendo em vista que a conservação do solo evita a erosão e o assoreamento de rios.

As várias culturas, como soja, milho, cana de açúcar e feijão, são grandes dependentes de irrigação. Os cultivos irrigados são geradores de renda e, ao mesmo tempo, de mais produtividade, o que os tornam mais lucrativos e menos onerosos.

A irrigação pode ser feita com aspersores aéreos ou com tubulação perfurada que permite o gotejamento para o solo, sendo esse último um recurso mais sustentável por utilizar menos água para irrigar uma área maior.

Recarga de aquíferos

Com a utilização da irrigação, há o reabastecimento dos mananciais subterrâneos pela infiltração de água pelo solo — essa técnica é o que chamamos de recarga indireta. Com a irrigação do solo, principalmente durante as estiagens, a água penetra e vai se infiltrando pelas mais diversas camadas até chegar ao aquífero, promovendo seu abastecimento.

Armazenamento de água

A água superficial (rios, lagos, arroios, etc) nem sempre está à disposição em nossa propriedade e não podemos depender somente da água da chuva para abastecer os reservatórios. Por isso a importância do poço artesiano para o sistema de irrigação, pois, o poço assegura que nos momentos de estiagem a lavoura pode desenvolver e ainda aumentar a produção mesmo nos períodos das secas.

Para aproveitar o poço artesiano, primeiramente é preciso ter certeza de sua qualidade, para isso faça uma análise química da água para, somente após, providenciar a bomba e as tubulações para levar essa água até o reservatório que deverá ser revestido de vinimanta.

No sistema de captação de água da chuva, o armazenamento pode ser feito utilizando os tanques Vinitank’s ou Viniliq’s, produto desenvolvidos com a qualidade Sansuy.

O uso de cisternas como reservatório de água

A utilização de cisterna para represar a água age na contenção de enchentes e no avanço da erosão. A água após ser armazenada, seguindo todas as orientações do fornecedor, pode ser utilizada para os diversos fins que o produtor achar melhor em sua propriedade.

Para a limpeza de galpões, caso estejam muito longe, será necessária a instalação de uma bomba para fazer a água chegar a montante e, assim, ser utilizada.

Como a irrigação é uma atividade que demanda uma grande quantidade de água, a cisterna pode não ser suficiente para conter um bom volume e atender às necessidades do local por vários dias. Nesse caso, será necessária a construção de um grande reservatório. Para armazenar a água nesse local, é preciso fazer o revestimento com lona impermeável, de forma que a água coletada não volte para o solo, a Sansuy oferece a Vinimanta para essa aplicação.

Procure distribuir tanques ou tanques-pipa flexíveis ao longo das plantações, pois assim fica mais fácil fazer o manejo e a irrigação por gotejamento.

As soluções Sansuy para reuso

A Sansuy, uma empresa 100% brasileira atuando no mercado há mais de 54 anos, voltada para a criação de soluções para a agricultura, oferece vários produtos para armazenamento de água. Confira!

Vinimanta

Manta de PVC destinada à impermeabilização de tanques e reservatórios de armazenamento de água. Esse produto bloqueia as perdas por infiltração.

Vinitank xp

Reservatório projetado para facilitar o transporte, a montagem e a desmontagem. Pode ser transportado com facilidade para qualquer lugar.

Viniliq pipa

Viniliq pipa é um reservatório que se ajusta à sua necessidade, conforme o volume ou a capacidade. Hermético e com diversos benefícios sobre outros tipos de armazenagem de líquidos, pode ser facilmente usado para reservar a água da chuva.

Com volume máximo de 6 mil litros, pode ser transportado em caminhão ou caminhonete e levado para qualquer lugar da plantação ou do galpão. Uma grande vantagem é que, após o uso, pode-se dobrar e guardar o produto, sem ocupar grandes espaços.

Cisterna para armazenamento de água

Cisterna para armazenamento de água, seja através da captação de água da chuva, ou abastecida por caminhões pipa ou outros meios. As cisternas são muito utilizadas em propriedades rurais, propriedades familiares, e locais com deficiência de abastecimento de água, Armazena água para uso em irrigação, limpeza e outros usos. Confeccionada com lona de PVC de alta resistência, durabilidade e impermeabilidade.

Reservatório de água – Viniliq Estacionário

Ideal para armazenar água, tem capacidade para até 100 mil litros. Depois do uso, pode ser dobrada e guardada.

O armazenamento de água é uma necessidade cada vez maior para os produtores rurais. Ela permite a economia de custos, a manutenção dos mananciais, a redução do uso da água potável e ainda tem um forte apelo sustentável.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, entre em contato conosco! Estamos à disposição para esclarecer suas dúvidas.

Novidades

Cadastre-se na nossa newsletter
e receba notícias em seu e-mail

icon_newsletter

Selecione o assunto do seu interesse

    Banner Tanque Circular

    Materiais Gratuitos