+55 (11) 2139-2888 [email protected] Voltar para a página inicial
ACESSAR LOJA
+55 (11) 2139-2888 [email protected]
×

Lonas para toldos: aprenda como escolher corretamente

Modificado em: outubro 5, 2023

A procura de lonas para toldos para a cobertura é umas das possibilidades que mais têm ganhado espaço nos últimos tempos. Afinal, a sua facilidade de instalação e mobilidade as tornam uma solução perfeita.

No mercado, há inúmeros modelos, cores e graus de resistência de materiais utilizados para a fabricação de lonas. A escolha nem sempre é das mais fáceis, e alguns pontos precisam ser observados. Adquirir o material ideal será fundamental para que você tenha um produto de qualidade e com grande durabilidade.

Então, para ajudar nesse processo, preparamos este post com os itens que precisam ser verificados para melhor instalação e durabilidade da lona, além de apontar quais os melhores modelos disponíveis. Continue a leitura para conferir!

Quais os tipos de lonas para toldos?

O primeiro passo ao escolher uma lona para toldos é ficar atento à matéria-prima usada na fabricação. Antes de escolher uma, é importante ter em mente seus objetivos e as características do local onde será usada, além do orçamento e dos custos com manutenção para que o modelo caia bem no ambiente. Veja os tipos de lonas mais procuradas.

Acrílicas

Lonas acrílicas são excelentes para quem procura por algo durável e vive em regiões úmidas. Sua textura lembra muito a de tecidos naturais. A maneira como são tingidas confere uma alta resistência ao desbotamento causado pelo sol, fazendo com que pareçam recém-compradas mesmo após anos de uso e perfeita para fachadas. O material também é impermeável e resistente à alta umidade.

Sua desvantagem é o custo elevado em relação a outros tipos como de lonas. Porém, sua durabilidade ao longo dos anos pode compensar esse fator, principalmente para toldos que ficam constantemente expostos ao ar livre. Além disso, elas têm baixa manutenção e podem ser lavadas facilmente.

Vinílicas

As lonas vinílicas são compostas por um laminado de PVC. Esse tipo de material é construído com várias camadas de tecido, o que melhora sua impermeabilidade e o torna extremamente resistente à umidade e ao mofo. Além disso, seu principal componente é bastante firme e inerentemente um retardante de chamas.

A desvantagem dessas lonas para toldos é que seu tecido limita a passagem de ar por suas tramas, podendo deixar o ambiente mais quente e abafado.

Telas microperfuradas

Como o nome já sugere, esse tipo de lona é coberta de pequenos furos por toda a sua extensão. Se por um lado ela não bloqueia completamente o excesso de luz solar, por outro, permite a passagem de ar. Dessa forma, é um material ideal para ambientes mais arejados e lugares em que se deseja manter a visão do cenário, já que a tela tem transparência.

Policarbonato

Policarbonato não é exatamente uma lona, mas também é muito usado para coberturas de alguns tipos de toldos. O material é conhecido por ser praticamente inquebrável, sendo capaz de suportar as mais severas condições climáticas.

Seus painéis semitransparentes ajudam a distribuir parte da luz solar pelo ambiente, enquanto protegem dos raios UV. É uma ótima escolha se o objetivo for oferecer proteção a pessoas, carros, janelas etc, mas sem abrir mão da iluminação natural.

Entre suas desvantagens estão o alto custo de aquisição e sua baixa resistência a produtos químicos abrasivos.

Quais fatores devem ser considerados na hora da escolha?

Para escolher as melhores lonas para toldos, alguns pontos não podem ser negligenciados para maior custo-benefício. Confira quais são.

Examine a qualidade do material

Um fator que deve ficar atento é a qualidade dos materiais utilizados na fabricação da lona. Dependendo do fabricante, ela pode ter uma vida útil mais baixa, o que se traduz em um custo extra para o consumidor que precisará substituir o produto.

Verifique quem é o fabricante e certifique-se que os materiais utilizados são de qualidade. Um dos fatores que determina se a empresa tem capacidade técnica são suas certificações ISO, que demandam uma série de exigências e comprometimentos com o processo produtivo. Essa certificação é feita por empresas credenciadas, e seu selo é intransferível.

Analise o grau de transparência

Dependendo da quantidade de luminosidade desejada, há uma variedade de materiais de lonas para toldos que permitem uma maior ou menor entrada de luz solar, e isso deve ser considerado ao escolher sua cobertura.

As lonas sintéticas são indicadas para áreas onde há necessidade de maior entrada de luz externa. Elas garantem a luminosidade do espaço e têm alta resistência, podendo durar muitos anos — tempo que pode ser ainda maior se elas não ficarem abertas 24 horas por dia.

Já as lonas acrílicas são feitas com tecidos mais fechados e formam maior proteção contra a luz solar, deixando o ambiente mais escuro. São ideais para coberturas de áreas onde as pessoas ficam mais tempo, como decks, por exemplo.

Observe a resistência do produto

Na fabricação das lonas para toldos, a gramatura do tecido é o que garante a maior ou menor resistência do produto final.

Esse tecido é geralmente formado por fios de poliéster de alta tenacidade, que dão forma ao tecido de alta resistência e o torna mais difícil de ser rasgado. Além disso, permite maior tensionamento da lona, o que confere um melhor acabamento ao toldo.

A resistência vai depender da espessura e da quantidade de fios de poliéster por centímetro quadrado. Quanto maior a quantidade e a espessura, mais resistente será a lona.

Tenha cuidado com o peso da lona

Um ponto que precisa ser observado é o peso que a lona terá. Elas são aplicadas sobre estruturas metálicas que podem ser comprometidas, caso a lona seja muito pesada.

É necessário estar atento também à formação de bolsões, que podem reter água em dias de chuva, que igualmente aumentam em muito o peso sobre a estrutura. O ideal é que, ao ser instalada, fique bem esticada justamente para não ocorrer esse tipo de problema.

Verifique quais aditivos foram adicionados

No processo produtivo das lonas para toldos, podem ser adicionados alguns produtos que garantem uma proteção extra ao material e às pessoas que ficarão sob o abrigo do toldo.

O aditivo contra a radiação solar ajuda a conter os efeitos nocivos dos raios UV para a saúde humana, além de proteger móveis e o próprio material da lona do desbotamento causado pela exposição ao sol. Retardantes de chamas têm a função de evitar incêndios ou limitar sua propagação. Os fungicidas são eficazes para prevenir a proliferação de fungos que podem degradar a lona e causar doenças em pessoas.

Claro que cada aditivo representa um custo adicional ao preço da lona, porém eles contribuem para a sua longevidade e a segurança das pessoas que a utilizarão. Para estabelecimentos comerciais ou residências que usam toldos motorizados, por exemplo, é de muita utilidade um retardante de chamas. Já os fungicidas são essenciais em regiões úmidas ou para toldos retráteis que ficam guardados por muito tempo.

Ao ter a certeza para qual fim sua lona será usada, fica muito mais fácil escolher o modelo ideal para o seu projeto de toldo e aumentar as chances de sucesso.

Quais as vantagens de usar lonas para toldos?

Seja para residências ou comércios, as lonas para toldos são um excelente investimento para qualquer propriedade. Além de adicionar beleza à decoração, sendo até adotada em projetos de arquitetura, esse recurso oferece uma série de benefícios que deixam o dia a dia mais prazeroso. Veja a seguir algumas de suas vantagens.

Valoriza a estética do local

Lonas para toldos estão disponíveis em diversas cores, estampas e acabamentos, sendo necessário apenas escolher uma que combine com os demais elementos do ambiente. Elas podem deixar a arquitetura mais elegante, moderna e aconchegante, servindo até mesmo como um atrativo para comerciantes que procuram conquistar seus clientes pela harmonia estética do estabelecimento.

Melhora a eficiência energética

A busca pelo consumo consciente de energia elétrica está cada vez mais recorrente. As lonas oferecem um grande benefício nesse sentido, pois contribuem para um ambiente mais fresco ao evitar a entrada de calor e luz solar em excesso. Com isso, é possível diminuir o uso de ventiladores e ar-condicionado e economizar nas contas de luz.

Auxilia na publicidade

Uma das principais utilidades da estampagem de lonas é poder customizá-las com o logo da sua marca ou qualquer outra mensagem publicitária de seu interesse. Muitos donos de comércio utilizam esse recurso para ganhar mais visibilidade, pois assim seu estabelecimento se destaca em meio aos demais e sua identificação fica evidente para as pessoas que estiverem transitando pela cidade.

Aumenta a área de convivência

Muitas casas têm algum espaço externo que poderia ser mais bem aproveitado, mas que ficam muito expostos aos contratempos climáticos. As lonas para toldos são uma solução para esse problema, pois oferecem proteção em dias de chuva e área sombreada em dias ensolarados.

Qual a importância de escolher a lona certa?

Como já foi dito neste artigo, as lonas precisam ser escolhidas de acordo com um propósito em mente. A ideia de um toldo é aprimorar o uso de um determinado espaço, e não escolher a lona correta pode ocasionar o efeito oposto. Para evitar dores de cabeça, considere as seguintes questões.

A cor adequada

As lonas têm como diferencial a possibilidade de serem fabricadas em diversas cores, que devem ser escolhidas de modo que combinem com os demais elementos do seu projeto. Se a lona for usada para um toldo comercial, o proprietário pode optar por acabamento brilhante ou fosco, para trazer mais charme ao espaço.

Deve-se também ficar atento ao clima da região, pois lonas mais escuras tendem a absorver mais o calor do sol, enquanto as mais claras costumam refletir esse calor.

Custos de instalação e manutenção

Ao escolher uma lona para toldo, é importante verificar se o item cabe no seu orçamento. Além do custo de aquisição, você também vai precisar investir na instalação adequada e na manutenção do produto ao longo de sua vida útil.

O clima da região

Para cada tipo de clima existe uma lona que vai ser mais adequada. Uma região mais quente exige lonas arejadas que refresquem o ambiente. Em regiões mais frias, as lonas devem ser capazes de reter mais calor. Regiões com muitas chuvas e ventos fortes, no entanto, precisam de lonas com bastante resistência à água e a choques mecânicos.

Quando saber a hora certa da troca da lona do toldo?

Geralmente, as lonas para toldos devem ser substituídas quando começarem a mostrar sinais de desgaste, como rasgos, furos, manchas, desbotamento, descamação ou perda de elasticidade. Inclusive, a exposição prolongada ao sol, chuva, vento e outros elementos naturais pode acelerar o processo de envelhecimento.

Para determinar se a lona do seu toldo precisa ser substituída, verifique regularmente a sua integridade e elasticidade. Se você notar qualquer sinal de desgaste, é recomendável que você faça a substituição imediatamente. Além disso, é importante seguir as instruções do fabricante para cuidar e manter a lona do seu toldo adequadamente, o que pode prolongar sua vida útil.

Quais os problemas mais comuns encontrados em toldos?

Existem vários problemas comuns que podem ocorrer em toldos, incluindo:

  • problemas mecânicos: os mecanismos de operação do toldo, como os braços retráteis, as molas e as engrenagens, podem apresentar problemas devido ao uso frequente ou à falta de manutenção. Isso pode levar a falhas na abertura e no fechamento do toldo;
  • desgastes dos pontos de solda: Os suportes e fixadores do toldo podem se soltar ou enfraquecer com o tempo, o que pode fazer com que o toldo fique instável ou desça inesperadamente;
  • acúmulo de água: se o modelo não estiver instalado corretamente ou se a inclinação não for adequada, a água da chuva pode acumular-se na lona, o que pode levar a danos no equipamento e à formação de mofo ou bolor e ferrugem;
  • problemas de limpeza: Se a lona não for limpa regularmente, ela pode acumular sujeira, poeira e detritos, afetando sua aparência e reduzindo sua vida útil.

Como funciona a reforma da estrutura e da lona do toldo?

A reforma da estrutura e da lona do toldo pode ser realizada por profissionais especializados e para que ela seja feita da melhor forma, deve ser realizada pelos seguintes procedimentos.

Análise das condições climáticas da região

Esse é o primeiro passo na hora da realização da troca das lonas para toldos. Se estiver chovendo nesse processo, será necessário adiar o trabalho para evitar riscos de segurança para os trabalhadores e para garantir que os materiais sejam instalados corretamente. Isso previne problemas e gastos futuros.

Avaliação da estrutura existente

O primeiro passo na reforma de um toldo é observar a condição do equipamento, incluindo os braços, as molas, as engrenagens e os suportes. Se a estrutura estiver danificada ou desgastada, será imprescindível substituir ou reparar algumas partes antes de continuar com a reforma.

Remoção da lona antiga

A lona antiga é removida cuidadosamente da estrutura do toldo para evitar danos à estrutura. Ela pode ser descartada ou reciclada, dependendo do tipo de material usado.

Substituição da lona

Depois que o material antigo for removido, o novo modelo é medido e cortado para se ajustar à estrutura do toldo. A nova lona é então fixada à estrutura usando grampos ou outros fixadores adequados.

Revisão da estrutura

Após a instalação da nova lona, a estrutura do toldo é revisada para garantir que todas as partes estejam funcionando corretamente. Os mecanismos de operação, os suportes e a inclinação do toldo são ajustados, se necessário, para garantir um bom desempenho.

Limpeza e acabamento

Finalmente, a lona do toldo é limpa e a estrutura é acabada para garantir que tudo esteja em boas condições. A lona é inspecionada para garantir que não haja manchas, rasgos ou outros problemas na cobertura, e a estrutura é limpa e lubrificada, se necessário, para garantir seu bom funcionamento.

Onde encontrar a lona ideal para toldos?

Não é difícil encontrar fornecedores que produzam nesse segmento. Além dos que atendem presencialmente, existe uma variedade de lojas que trabalham com atendimento online, bastando escolher o produto no site e aguardar a entrega.

No Brasil, a Sansuy é referência na produção de lona para as mais diversas aplicações. O resultado de todo esse empenho é a conquista de importantes certificações como ISO 9001:2008, ISO TS 16949:2009 e o destaque na América do Sul como fabricação de laminados de PVC (Policloreto de Vinila).

As lonas da Sansuy contam com uma marca d’água que atestam a sua procedência — como você pode ver na imagem abaixo. Elas são inseridas na face avesso de toda sua linha de lonas para toldos, para garantir que são de nossa fabricação e transmitir credibilidade ao consumidor. Sempre procure por essa marca ao adquirir sua lona para toldos.

sanlux exclusive
Amostra Sanlux Exclusive

Uma dica extra na hora da compra é utilizar um aplicativo que ajuda a escolher a lona certa de maneira descomplicada.

Vimos até aqui que diversos fatores devem ser analisados ao comprar lonas para toldos. Além da sua funcionalidade primária como cobertura e proteção, elas podem ajudar a compor o cenário e arquitetura do lugar onde serão instaladas e ainda servir de material publicitário para comerciantes que querem se sobressair aos demais estabelecimentos.

Agora que você já sabe o que considerar na hora de escolher a lona para toldos que seja perfeita, entre em contato com a Sansuy para tirar suas dúvidas e conhecer nossas soluções para o seu projeto!

Novidades

Cadastre-se na nossa newsletter
e receba notícias em seu e-mail

icon_newsletter

Selecione o assunto do seu interesse

    Materiais Gratuitos