Voltar para a página inicial

O que considerar para escolher o tamanho da lona de caminhão ideal?

Modificado em: novembro 23, 2023

Escolher o tamanho da lona de caminhão ideal é muito importante para todo profissional que atua com o transporte de cargas. Além de agregar qualidade, esse equipamento desempenha uma função imprescindível no transporte seguro, protegendo as cargas contra a ação do tempo e evitando danos.

O tamanho da lona deve ser um dos principais fatores observados antes de você fechar uma compra. Ela deve se encaixar perfeitamente na carroceria para garantir a devida proteção e todos os benefícios do uso.

Embora pareça um assunto simples, essa escolha merece atenção especial para evitar transtornos e garantir um produto resistente e durável. Pensando nisso, preparamos este post, onde você vai descobrir o que considerar para escolher o tamanho da lona de caminhão perfeito e ter excelência nos seus serviços. Boa leitura!

Por que é importante adquirir a lona de caminhão na dimensão adequada?

Os serviços de transporte são essenciais para a economia nacional e um dos grandes responsáveis por movimentar setores comerciais, industriais e de serviços. Sendo assim, é preciso que o transporte seja feito da maneira adequada, com segurança e eficiência.

Para isso, ter uma lona de qualidade é imprescindível, pois ela protege a carga e evita danos sérios, que levam a prejuízos consideráveis. É um recurso indispensável para todo caminhoneiro e deve ser adquirido de acordo com as características da carroceria.

Por isso, o tamanho da lona de caminhão é um dos principais fatores que devem ser avaliados no momento da compra. Para ter mais segurança e garantir a proteção adequada à atividade, as suas dimensões precisam ser compatíveis com o caminhão.

Contar com uma lona no tamanho adequado para o seu caminhão contribui para evitar as seguintes situações:

  • dificuldades para fazer a amarração;
  • risco de queda de produtos na estrada;
  • risco de danificar a carga;
  • ação de água, temperatura e vento.

O tamanho irregular da lona, seja em excesso ou falta, é um fator que oferece riscos à carga e à carroceria, além de comprometer a qualidade dos serviços prestados e causar prejuízos que, consequentemente, vão levar à insatisfação dos clientes.

O que considerar para escolher o tamanho da lona de caminhão ideal?

É essencial avaliar diversos fatores para garantir uma boa compra e usar uma lona de acordo com o seu caminhão. Embora pareça algo simples, negligenciar as características de uso e do veículo podem levar a escolhas erradas, que sempre provocam prejuízos.

Veja o que é necessário avaliar para escolher o tamanho da lona de caminhão perfeita para o seu uso!

Medidas do veículo

A lona precisa cobrir toda a carroceria do caminhão. Lembre-se de que existe um tamanho certo para cada modelo, e sem verificar se o item se adapta às medidas de maneira adequada, não será possível garantir que a lona tenha o tamanho suficiente para proteger a carga.

Considere o tipo de caminhão e as características da carga para saber qual é a medida ideal para o veículo. Para um caminhão 3/4, por exemplo, por ser menor, é indicada uma lona de 5 x 4. Já para veículos de grande porte, como um semirreboque graneleiro, é essencial adquirir uma lona maior, de 17,2 x 4,8.

Dimensões da carroceria

Outro fator relevante são as medidas da carroceria, que precisam ser compatíveis com as medidas da lona, para ter a devida proteção. A recomendação é que a lona cubra totalmente a carroceria, sem que seja necessário esticá-la demais. Isso porque, quando ela é esticada em excesso, a vida útil do produto tende a diminuir consideravelmente.

Considere as medições reais da carroceria, tanto superficial quanto lateral, para adquirir uma lona no tamanho ideal e garantir a segurança da carga.

Carga transportada

O tipo de carga que você costuma transportar também é algo que não deve ser ignorado, pois influencia a escolha do tipo e do tamanho da lona. Portanto, adquira lonas de qualidade e que ofereçam a devida proteção para a carga durante todo o transporte.

Tipo de material

Atualmente, é possível encontrar uma grande variedade de tipos de lona no mercado, que são fabricadas com diferentes materiais. É importante salientar que cada material é específico para determinado uso, considerando as características da carga e da atividade.

Você pode encontrar os seguintes tipos de materiais:

  • lona em laminado de PVC: indicada para praticamente todos os casos, essa lona é bastante resistente, protege contra a variação do clima e impede ressecamentos. Ela é muito usada no transporte de produtos a granel, como grãos e adubos;
  • lona de algodão encerado: é uma lona mais indicada para cargas secas, pois é resistente a temperaturas elevadas e não sofre o mesmo atrito de cordas ou cintas que o produto de PVC. Além disso, não acumula água e lida bem com cargas que precisam “respirar”;
  • telas de proteção: as lonas de tela são recomendadas para transportar cargas com muitas pontas, em que é necessária uma proteção maior. É o caso de entulhos, sucatas e caçambas com materiais inutilizáveis;
  • lona de polietileno: também chamada de lona plástica, essa opção tem um material mais leve e de menor densidade. Por ser mais maleável, tem ótima resistência à água e se adapta bem a cargas irregulares, sendo ideal para mudanças domésticas.

O tipo de material é imprescindível para ter uma lona durável e resistente, por isso, merece atenção especial. Adquirir um produto impermeável e que ofereça flexibilidade, bom custo-benefício e durabilidade é fundamental para evitar complicações e garantir serviços de qualidade.

Objetivo de uso da lona

Os serviços de transporte rodoviário são diferentes, considerando carga, distância, tempo e características da região. São todos aspectos importantes para escolher o tipo e o tamanho de lona ideal para o seu caminhão, que proporcionarão a devida proteção e resistência.

Avalie o objetivo de uso para saber o tamanho e o material da lona que vão atender as suas expectativas e garantir a excelência das atividades. Assim, você, caminhoneiro, vai saber exatamente quais são as dimensões e o material perfeitos.

Manutenção

Outro ponto importante a que você deve ficar atento é a manutenção. Cada lona apresenta recomendações específicas de manutenção e limpeza que devem ser consultadas previamente junto ao fabricante para evitar surpresas desagradáveis no futuro.

Em muitos casos, basta apenas lavar o produto com água e sabão para mantê-lo sempre limpo e com boa aparência. Porém, há lonas no mercado que são muito difíceis de manter, e é necessário adotar cuidados especiais de manutenção.

Nesse caso, além de aumentar os custos no dia a dia, ela pode acabar sendo danificada antes do tempo, pois é comum relaxar na manutenção de uma lona tão difícil de cuidar.

Amarração

Por fim, também é importante estar atento ao acabamento e à amarração da lona. Avalie como é o sistema para a amarração e se o tamanho da lona é suficiente para amarrar sem ter transtornos.

Por mais que pareça algo simples, a amarração é crucial para evitar acidentes e garantir a proteção da carga. Portanto, adquira lonas no tamanho certo para amarrar a carga sem ter excessos ou deixar partes descobertas, o que aumenta o risco de acidentes e prejuízos.

Quais as consequências de optar por uma lona muito grande ou muito pequena?

Como você viu, escolher o tamanho da lona de caminhão da maneira correta é muito importante para evitar diversos problemas. Além de investir o seu dinheiro em soluções adequadas, fazer a escolha certa para o seu veículo elimina todas as possibilidades de danos na carga durante o processo de transporte.

Caso a lona seja pequena demais, a sua carga vai ficar desprotegida e pode ser danificada, pois estará exposta à chuva, ventanias, sol intenso e outras condições climáticas. Da mesma forma, se o item for maior do que o adequado, ele não ficará preso corretamente e pode acabar saindo, provocando perdas ou estragos na carga da mesma forma.

Por isso, não avaliar todos os requisitos para identificar o tamanho ideal proporciona diversas consequências, por exemplo:

  • necessidades não atendidas;
  • prejuízo financeiro;
  • inutilização da lona;
  • danos na carga;
  • maior risco de acidentes.

Os transtornos causados por uma lona no tamanho inadequado são muitos e colocam a qualidade do seu trabalho em risco. São problemas evitáveis, que têm o potencial de comprometer a satisfação do cliente, seja para autônomos ou para quem trabalha em alguma empresa.

O que levar em conta para saber se a lona é de qualidade?

De nada adianta seguir todas as nossas dicas sobre o que considerar ao escolher o tamanho da lona de caminhão se você não se atentar à qualidade. Afinal, é crucial contar com uma lona de primeira linha para evitar que ela se deteriore ou rasgue após pouco tempo de uso.

Confira as principais orientações para saber se uma lona é de qualidade:

  • considere o custo-benefício, ou seja, jamais compre uma lona apenas porque ela tem um preço baixo. O ideal é adquirir um item que tenha tanto qualidade quanto bom preço;
  • veja se lona oferece uma boa capacidade de proteção e se permite que a corda de segurança deslize com facilidade;
  • verifique se as costuras e emendas do produto são reforçadas e se os ilhoses são de qualidade;
  • veja se o fabricante oferece garantia, dando mais tranquilidade após a compra.

Em sua busca por um produto de qualidade, é imprescindível contar com um fornecedor que ofereça experiência e confiabilidade, como a Sansuy. A empresa fabrica a Vinilona, pioneira entre as lonas sintéticas, e se destaca por seus produtos de alta resistência, durabilidade, flexibilidade e acabamentos diferenciados.

O tamanho da lona de caminhão é imprescindível para todo profissional, por isso, considerar todos os fatores na hora da decisão é muito importante. Afinal, conduzir um trabalho sério e que preza por qualidade e segurança é essencial para a carreira de todo motorista.

Gostou do post? O que acha de ler outro conteúdo incrível e continuar a aperfeiçoar os seus conhecimentos? Não perca tempo e conheça as vantagens da lona de caminhão impermeável!

O que considerar para escolher o tamanho da lona de caminhão ideal?

É essencial avaliar diversos fatores para garantir uma boa compra e usar uma lona de acordo com o seu caminhão. Embora pareça algo simples, negligenciar as características de uso e do veículo podem levar a escolhas erradas, que sempre provocam prejuízos.

Veja o que é necessário avaliar para escolher o tamanho da lona de caminhão perfeita para o seu uso!

Medidas do veículo

O primeiro aspecto que você deve observar são as medidas do seu veículo, pois a lona precisa cobrir toda a carroceria do caminhão. Dessa forma, considere o tipo de caminhão e as características da carga, para saber qual a medida ideal para o veículo.

Dimensões da carroceria

Outro fator relevante são as medidas da carroceria, que precisam ser compatíveis com as medidas da lona, para ter a devida proteção. Sendo assim, considere medições reais da carroceria, tanto superficial quanto lateral, para adquirir uma lona no tamanho ideal para garantir a segurança da carga.

Carga transportada

O tipo de carga que você costuma transportar também é algo que não deve ser ignorado, pois influencia na escolha do tipo e no tamanho da lona. Portanto, adquira lonas de qualidade e que ofereçam a devida proteção para a carga durante toda o transporte.

Tipo de material

Atualmente, é possível encontrar uma grande variedade de tipos de lona que são fabricadas com diferentes materiais. É importante salientar que cada tipo de material é específico para determinado uso, considerando as características da carga e da atividade.

Nesse sentido, você pode encontrar os seguintes tipos de materiais:

O tipo de material é imprescindível para ter uma lona durável e resistente, por isso, merece atenção especial. Adquirir um produto impermeável e que ofereça flexibilidade, bom custo-benefício e durabilidade é fundamental para evitar complicações e garantir serviços de qualidade.

Objetivo de uso da lona

Os serviços de transporte rodoviário acontecem em tipos diferentes, considerando carga, distância, tempo e características da região. Trata-se de aspectos importantes para escolher o tipo e o tamanho de lona ideal para o caminhão, que proporcionarão a devida proteção e resistência.

Sendo assim, avalie o objetivo de uso para saber o tamanho e o material da lona que atenderá as suas expectativas e garantirá a excelência das atividades. Assim, você vai saber exatamente qual as dimensões e o material da lona para atingir seus objetivos.

Amarração

Por fim, também é importante estar atento ao acabamento e a amarração da lona, pois é um fator que influencia na escolha do tamanho ideal para o caminhão. Por esse motivo, avalie como é o sistema para a amarração e se o tamanho da lona é suficiente para amarrar sem ter transtornos.

Por mais que pareça algo simples, a amarração é crucial para evitar acidentes e garantir a proteção da carga. Portanto, adquira lonas no tamanho certo para amarrar a carga sem ter excessos ou deixar partes descobertas, o que aumenta o risco de acidentes e prejuízos.

Quais as consequências de não atentar ao tamanho ao comprar a lona?

Como você viu até aqui, escolher o tamanho da lona de caminhão da maneira correta é muito importante para evitar diversos problemas. Além de investir o seu dinheiro em soluções adequadas, elimina todas as possibilidades de causar danos na carga durante todo o processo de transporte.

Por isso, não avaliar todos os requisitos para identificar o tamanho ideal proporciona diversas consequências, por exemplo:

  • adquirir produtos que não atendam à necessidade;
  • prejuízo financeiro;
  • inutilização da lona;
  • danos na carga;
  • eleva o risco de acidentes.

Nesse contexto, os transtornos causados por adquirir uma lona no tamanho inadequado para o seu caminhão são muitos e colocam a qualidade do trabalho em risco. São problemas evitáveis que têm o potencial para comprometer a satisfação do cliente, seja para autônomos ou para quem trabalha em alguma empresa.

O tamanho da lona de caminhão é imprescindível para todo caminhoneiro, por isso, considerar todos os fatores para acertar na decisão é muito importante. Afinal, conduzir um trabalho sério e que preza por qualidade e segurança é essencial para a carreira de todo motorista profissional.

Gostou do post? O que acha de ler outro conteúdo incrível e continuar a aperfeiçoar seus conhecimentos? Não perca tempo e conheça as vantagens da lona de caminhão impermeável!

Novidades

Cadastre-se na nossa newsletter
e receba notícias em seu e-mail

Selecione o assunto do seu interesse

    vinilona_cinza_20_2_1

    Materiais Gratuitos