Cadastre-se e receba novidades  
Selecione o assunto de seu interesse:
Enviando sua inscrição  
Loading...
Lonas

Aprenda os principais cuidados com a lona de algodão encerado

lona de algodão
Powered by Rock Convert

A lona de algodão encerado para caminhão é bastante útil para o transporte de cargas que precisam de  circulação de ar entre os fios de algodão sem perder proteção extra nas rodovias. Os caminhoneiros que pretendem investir nessa opção precisam tomar alguns cuidados básicos para garantir a conservação do produto e das cargas que serão transportadas.

Fizemos este artigo para explicar a você como usar as lonas da melhor forma e extrair o máximo de benefícios do seu investimento. Continue a leitura e confira as nossas principais dicas para o seu encerado de algodão!

O que é a lona de algodão encerado?

São lonas fabricadas com fios de algodão, promovem a transpiração da carga ao permitirem as trocas de calor com o ambiente externo.

Além de altamente durável, esse tipo de lona tem a vantagem extra de proteger as mercadorias contra a ação de intempéries, principalmente a chuva e o excesso de calor. Devido a essas características, ele é indicado para a proteção de cargas sensíveis à umidade ou que precisem de uma boa ventilação como frutas e verduras.

O algodão encerado também é ideal para o transporte de produtos que não podem ser afixados ao caminhão com cordas. Ao contrário das lonas sintéticas, as de fibras naturais podem ser amarradas nas mercadorias com o auxílio de cintos de segurança, sem que isso cause danos ao material.

Quais os cuidados para esse tipo de lona?

As lonas de algodão encerado são uma das opções mais resistentes do mercado para o transporte de cargas, mas isso não significa que você deva deixar de lado os cuidados básicos com esse tipo de material. Veja, a seguir, as nossas recomendações para garantir a longevidade do produto.

Limpeza

A higienização das lonas deve ocorrer periodicamente, tanto para a sua conservação quanto para a segurança das cargas transportadas, principalmente se estivermos falando de itens alimentícios. Sempre retire qualquer acúmulo de sujeira da superfície e faça as lavagens apenas com água em abundância.

Não é recomendado usar outros produtos de limpeza, uma vez que eles podem desgastar o tecido e remover as suas camadas de proteção. Escovas e materiais ásperos também devem ser evitados para manter a boa aparência ao longo do tempo.

Após a limpeza, estenda a lona em uma superfície lisa até que ela esteja completamente seca. Também certifique-se de que não haja nenhum resquício de umidade antes de guardá-la, para evitar a proliferação de fungos.

Manuseio

É recomendado que as lonas de algodão sejam umedecidas antes do primeiro uso, para que as fibras do tecido se expandam no local das costuras. No dia a dia, elas devem ser manuseadas em áreas planas, sem objetos ásperos ou pontiagudos que possam provocar rasgos no tecido. Jamais arraste o seu encerado no chão ou force-o nos cantos vivos das cargas.

E-book: 4 oportunidades para reciclar a sua lona de caminha~o e ganhar dinheiroPowered by Rock Convert

Armazenagem

Quando não forem utilizadas, as lonas devem permanecer armazenadas em locais secos e arejados, os fungos e outros tipos de micro-organismos podem se proliferar, caso as lonas sejam tratadas de forma inapropriada.

Após a limpeza, dobre cuidadosamente o seu encerado e deixe-o guardado longe do sol, da chuva, de animais e de outros elementos que possam danificá-lo. Não aconselhamos armazená-lo no chão, onde o tecido pode absorver umidade e poeira.

Quais são os benefícios da lona de algodão?

As principais vantagens da lona de algodão são a sua resistência e durabilidade, aliadas à capacidade do material de permitir a ventilação mesmo após encerado. Isso significa que até os produtos mais sensíveis, como os hortifrútis, permanecem seguros ao longo dos trajetos e chegam bem conservados ao seu destino.

Por serem impermeáveis, os encerados garantem uma alta proteção contra as mais diversas intempéries, como a chuva e o sol forte.

Como escolher a lona certa?

Vários fatores devem ser considerados ao escolher a melhor lona para o seu caminhão, pois esse é um cuidado importante para a durabilidade do seu investimento e a segurança das cargas durante o transporte. Não se atentar a esse detalhe pode causar prejuízos com danos às cargas e ao próprio encerado.

Medidas do caminhão

Os encerados de algodão devem sempre ser adquiridos em tamanhos condizentes com as dimensões do caminhão. Não adianta comprar uma lona pequena achando que poderá esticá-la para caber no veículo, pois isso não é possível com fibras naturais e apenas causará danos ao tecido.

Também não tente cortar a sua lona para obter um tamanho menor, uma vez que o acabamento das bainhas é muito importante para a durabilidade do produto.

Credibilidade do fornecedor

Como qualquer outro produto, é fundamental que as suas lonas de algodão encerado sejam adquiridas apenas de fornecedores com credibilidade no mercado. Lembre-se de que a função delas é manter as suas cargas protegidas nas condições árduas das estradas, o que só é possível com materiais de boa procedência.

A Sansuy é referência no mercado de lonas, e há mais de cinco décadas vem fornecendo produtos de qualidade exemplar para os mais diversos setores.

As soluções que desenvolvemos são responsáveis por melhoras significativas no dia a dia dos caminhoneiros de todo o Brasil. Uma prova disso são os cases de sucesso da Vinilona R Superfácil e a Vinilona Sider. Também oferecemos uma lona de algodão encerado igualmente capaz de proteger as cargas mais valiosas dos nossos clientes, entre vários outros produtos.

Quer ficar por dentro das novidades do universo dos caminhoneiros? Siga a Sansuy em nossas redes sociais e acompanhe as nossas publicações feitas especialmente para você! Estamos no Facebook, YouTube, LinkedIn e Twitter.

ebook-caminhoneiroPowered by Rock Convert