+55 (11) 2139-2888 [email protected] Voltar para a página inicial
ACESSAR LOJA
+55 (11) 2139-2888 [email protected]
×

Conheça as previsões para a produção de grãos em 2021

Modificado em: junho 6, 2024

Você, profissional da área de suprimentos, ansioso com a produção de grãos em 2021, deve conferir atentamente este conteúdo e ficar por dentro das tendências para as principais culturas do Brasil. Essa é a sua oportunidade de tirar todas as dúvidas sobre o assunto e começar a programação para o próximo ano, que promete em relação ao agronegócio.

Chegou o momento de conhecer as estimativas da produção de grãos para o ano de 2021. Não perca tempo e leia o que preparamos especialmente para você. Confira agora o conteúdo completo!

Quais são as previsões da produção de grãos em 2021?

Dados da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) preveem que a safra brasileira de grãos para o próximo ano estará na casa dos 268,942 milhões de toneladas, ou seja, quase 5,0% a mais que 2019/2020. Essa estimativa foi divulgada no 2º relatório que se refere à atual temporada. A última projeção, realizada em outubro, foi de 268,672 milhões de toneladas.

A diferença entre as duas estimativas deu-se por conta de a segunda levar em consideração a retomada da produtividade das culturas de soja e milho, caso comparada com a primeira. Ambas as projeções foram radicalmente afetadas pela estiagem que ocorreu em 2019, principalmente no estado do Rio Grande do Sul, mas não deixaram de revelar boas expectativas graças aos produtos que aceleram o plantio.

Tanto os excelentes resultados obtidos nas últimas safras quanto as condições de mercado propícias à comercialização de grãos trazem grandes esperanças para o setor, que continua evoluindo, também, graças ao crescimento da área plantada. Esse aumento das áreas cultivadas gira em torno de 3,5%, comparado à safra anterior, o que representa 38,2 milhões de hectares semeados.

O documento da CONAB que revela essas estimativas de produção foi desenvolvido por meio de previsões climáticas e imagens de sensoriamento remoto, que enquadram 15 diferentes espécies de grãos. Somados, soja, milho, algodão, arroz e feijão equivalem a cerca de 95% do total de toda a produção de grão no país.

Diante de todo esse cenário de crescimento, o PIB agropecuário fechará o ano de 2020 em alta de 1,5%. Ainda segundo a CONAB, o que explica esse crescimento, mesmo com a queda em praticamente todos os setores da economia, é o fato de que os segmentos das lavouras com grande peso no cálculo já haviam encerrado o ciclo do plantio quando a pandemia começou, agregando valor ao Produto Interno Bruto.

Quais são as principais estimativas para cada tipo de grão?

Agora que você já sabe as perspectivas gerais para a produção de grão para o próximo ano, não perca tempo e confira as principais tendências de cada cultura. Fique atento e leia!

Produção de soja

A produção da soja brasileira apresenta grandes expectativas para um futuro bem próximo. Diversos são os fatores que contribuem para esse cenário, como a área cultivada, que crescerá cerca de 2,8%, em 2021, além da própria produtividade, que proporcionará uma alta em torno dos 4,4%.

É estimado que a produção total de soja, em 2021, chegue à casa das 134 milhões de toneladas, ou seja, uma quantia 7,3% superior do que a produzida em território brasileiro durante o período anterior. Esse valor registrado é um recorde que coloca o Brasil como o maior produtor de soja do planeta.

O crescimento na produção de soja foi obtido mesmo com um cenário desfavorável de atraso no plantio. No estado do Mato Grosso, que se destaca como maior produtor nacional, houve um atraso de, aproximadamente, 20 a 30 dias no plantio do grão. Isso se deve ao fato de que o período chuvoso, em 2020, demorou a chegar, fenômeno semelhante ao ocorrido durante a primavera do ano passado.

Produção de milho

A produção de milho prevista para a safra 2020/2021 apresenta um crescimento embalado pelo aumento do consumo interno, que subiu cerca de 5%, e, também, pela exportação, que chegou a apresentar um crescimento de 13%, caso comparado com o período anterior de 2019/2020.

Além disso, os mais otimistas apontam que a expansão da área cultivada chegará aos 7% a mais do valor total de hoje, e a produção também crescerá cerca de 12%, representando 113 milhões de toneladas.

Apesar disso, o atraso ocorrido na produção de soja deste ano afeta a produtividade relacionada ao milho, pois o plantio desse grão é realizado somente após a colheita da soja. Esse atraso causa um encurtamento na janela de produção do milho.

Produção de arroz

São esperadas boas perspectivas em relação à produção de arroz para a safra de 2020/2021, graças a um crescimento de 12% na área de cultivada desse grão, motivado pela boa rentabilidade da cultura demonstrada durante o período de 2019/2020.

O estimado é que a produção registre uma alta na casa dos 7%, o que é proporcional a 12 milhões de toneladas. A produtividade, no geral, apenas sofreu em função das condições climáticas, que não foram as ideais durante a safra anterior.

Mesmo em queda, a produção de arroz é proporcional ao que se consome domesticamente. Portanto, o preço deverá variar de maneira mais atrelada ao dólar e à exportação. No decorrer de 2020, a alta do dólar proporcionou um cenário favorável para a exportação de arroz, em um ano desfavorável em função da crise da covid-19.

Produção de feijão

A produção de feijão para a safra do ano de 2020/2021 sofrerá com uma queda de, aproximadamente, 4%, comparada com a do período anterior. Isso representa cerca de 3.181 mil toneladas do grão produzidas durante este ano. Espera-se que a produtividade caia e que a área destinada ao plantio continue a mesma do ano passado.

Você acabou de conferir as principais previsões para a produção de grãos em 2021 e está pronto para realizar os melhores investimentos no setor de suprimentos. Apesar do atual contexto de crise, o agronegócio está passando por uma alta no mercado brasileiro e internacional. Fique por dentro de todas as oportunidades que isso pode proporcionar a você e à sua empresa.

Caso você esteja à procura de mais informações sobre agronegócio, não perca tempo e assine a nossa newsletter. Temos o melhor conteúdo online do Brasil, feito especialmente para você!

Novidades

Cadastre-se na nossa newsletter
e receba notícias em seu e-mail

icon_newsletter

Selecione o assunto do seu interesse

    Banner Tanque Circular
    vinilona_cinza_20_2_1

    Materiais Gratuitos