+55 (11) 2139-2888 [email protected] Voltar para a página inicial
ACESSAR LOJA
+55 (11) 2139-2888 [email protected]
×

O que você precisa saber sobre o dia da agricultura

Modificado em: junho 6, 2024

O agronegócio é um dos pilares da economia brasileira. Não à toa, em 2019, o setor foi responsável pela movimentação de nada menos do que 1,5 trilhão de reais. Essa cifra representou, no ano, mais de 20% do PIB nacional.

Dados de tamanha magnitude só reforçam o papel do produtor rural no Brasil, seja ele pequeno, médio ou grande, trabalhando com alimentos, pecuária ou qualquer outra área. Nada mais justo, portanto, do que a existência de uma data comemorativa para exaltar esse segmento fundamental: o dia da agricultura, celebrado em 17 de outubro.

Ao longo do post, trazemos um apanhado geral sobre o ramo e o profissional que nele atua. Abordamos desde as origens da definição da data até as habilidades necessárias e a modernização recente do setor. Continue conosco e não perca o conteúdo!

Origem do dia da agricultura

No Brasil, comemora-se o dia da agricultura em duas datas diferentes: além do já citado 17 de outubro, 20 de março também é dado como o dia mundial da agricultura. Isso sem falar em 28 de julho, considerado o dia mundial do agricultor.

Acredita-se que a origem da escolha da primeira data mencionada tenha ligação com a celebração do dia mundial da alimentação, comemorado ano após ano na véspera, em 16 de outubro, desde o longínquo 1945.

Para entender a relevância histórica da agricultura, que resultou na criação de uma data específica para reconhecer esse trabalho tão relevante para a economia, é necessário voltar até meados do século XIX — mais precisamente para o ano de 1860, na verdade.

Foi quando Dom Pedro II deu vida à Secretaria de Estado dos Negócios da Agricultura, Comércio e Obras Públicas, sinalizando uma importância de caráter nacional à atividade. Meio século depois, por volta de 1930, a pasta virou Ministério da Agricultura.

Já em 1960, o então presidente brasileiro Juscelino Kubitschek declarou o dia 28 de julho como o dia do agricultor, sancionando, inclusive, um Decreto de Lei. Com o tempo, segundo nós mesmos já apresentamos aqui no texto, mais duas datas entraram em vigor para celebrar a atuação dos profissionais da agricultura — afinal, nunca é demais.

Temas relevantes e atuais sobre o profissional e o mercado agro

Assim como qualquer outra área, a da agricultura também passou por inúmeras transformações nos últimos anos.

Afinal de contas, a tecnologia chegou para modernizar uma série de operações. E, sendo tão importante para a economia e para a sociedade, o ramo agro jamais deixaria de receber esses impactos positivos.

Habilidades do agricultor

Novos conhecimentos, hoje, inundam o ramo do agronegócio, modificando bastante o perfil do profissional que nele atua. É claro que o teor continua o mesmo, mas as novas exigências obrigam o agricultor competente a se manter atualizado.

Entre as principais habilidades do agricultor moderno, vale ressaltar:

  • capacidade de nutrir boas relações — um relacionamento saudável com colegas, parceiros e fornecedores não apenas melhora a qualidade de vida do agricultor, mas também ajuda a garantir resultados mais eficientes no trabalho;
  • técnica para executar métodos — esse aspecto vai além de conhecimento teórico, que aliás é vital, como veremos a seguir, quando o agricultor competente está sempre em busca de melhorar sua execução prática, colocando a mão na massa com eficiência;
  • atualização sobre o cenário do setor — considerando que o mundo está em constante transformação, e uma propriedade rural é apenas uma migalha dele, portanto, o profissional precisa manter-se aberto a novas teorias, conhecimentos e inovações, entendendo o contexto global da agricultura;
  • gerenciamento adequado do tempo — tendo em vista que horas e dias não se recuperam, sobretudo quando falamos de plantio e colheita, e o calendário agrícola não espera e não permite segundas oportunidades, por isso, é tão importante gerenciar o tempo para, além de ser eficaz no trabalho, poder relaxar e viver a vida.

Importância do agricultor

Quem julga o agricultor como o responsável pelos alimentos que estão na sua mesa todos os dias está certo. Mas apenas parcialmente. Afinal, esse segmento econômico também produz uma série de outros tipos de insumos consumidos em grande escala diariamente ao redor do mundo.

Não à toa, os agricultores sabem que raramente podem dar-se ao luxo de contar com finais de semana ou férias garantidos, pois o teor da profissão consiste em entregar valores inestimáveis para a sociedade.

Evolução do mercado agro

O dia da agricultura existe, entre outros motivos, porque a necessidade de evolução é constante. Há nem tanto tempo, existia um forte preconceito que tratava o agricultor como uma pessoa antiquada, atrasada, desatualizada e sem acesso às ferramentas modernas, por exemplo.

Hoje, os índices de escolaridade entre agricultores melhoraram consideravelmente, formando profissionais cada vez mais experientes e munidos do conhecimento necessário para manter o ciclo virtuoso em plena operação. Além disso, eles herdaram todo o aprendizado das gerações anteriores, que foram responsáveis por forjar a profissão.

Dados de 2017 apontam que quase 100% dos produtores rurais usam smartphones, o que apenas evidencia quão errado está quem ainda considera esse segmento como algo ultrapassado. O mercado agro passou por transformações, e atualmente existem aplicativos e diversas plataformas modernas que otimizam a gestão.

Produtos com os quais a Sansuy atende o mercado agro

Empresa 100% brasileira, focada no desenvolvimento de soluções eficientes e sustentáveis para diversas áreas da produção, incluindo o mercado agro, a Sansuy oferece diversas possibilidades para auxiliar o produtor rural. Listamos algumas a seguir.

Biodigestor Plus

Elaborado pensando no armazenamento de dejetos animais, aproveitando o gás metano oriundo da decomposição deles, o biodigestor Plus visa à geração abundante de energia a partir de um excelente custo-benefício.

O biogás resultante da atuação do item é perfeitamente utilizável na cozinha para preparar comida, na iluminação de ambientes, em motores, no aquecimento de água e no tratamento de efluentes. Os dejetos perdem o mau cheiro e viram fertilizante.

Biodigestor compacto

Criado com foco na instalação em pequenas propriedades, já que não existe a necessidade de investimentos pesados, o biodigestor compacto trata resíduos animais, fecularia e outros efluentes para produzir energia térmica ou elétrica. A propriedade consegue desenvolver um sistema de abastecimento autossustentável, preservando água, solo e ar.

Vinitubo — tubo de irrigação em PVC

O Vinitubo atua na irrigação, conduzindo água bruta por meio gravitacional para tornar o uso dos recursos muito mais racional. Reforçado com PVC, ele entrega alta tenacidade e resistência, além da durabilidade excelente. Impermeável, o Vinitubo ainda se caracteriza por um rápido processo de instalação.

Viniliq Pipa e Viniliq Estacionário — reservatório de água

O Viniliq Pipa é um reservatório móvel que se adapta a vários veículos de transporte, dependendo do volume ou capacidade necessária. É totalmente lacrado e com diversas vantagens sobre outros tipos de transporte de líquidos, podendo ser facilmente usado em obras civis, indústrias, pequenas empresas, irrigação e atendimento emergencial como no caso de seca ou combate a incêndio.

Viniliq estacionário Sansuy é indicado como reservatório de água com grande benefício para áreas de pouca disponibilidade ou uso emergencial. Como uma caixa d’água flexível e móvel pode ser instalado em pisos planos de indústrias, comércio, órgãos públicos, residências e setores de serviço como jardinagem, paisagismo, proteção ambiental, defesa civil, tanto para abastecimento de água potável como de reuso.

Vinimanta

Elaborada em módulos ou painéis, a Vinimanta segue os detalhes traçados no projeto, entregando um objetivo específico para cada aplicação, com custo reduzido de mão de obra.

A intenção principal do produto é impermeabilizar reservatórios, atuando como espécie de barreira contra infiltração e perda de água. No universo da aquicultura, há uma formulação única para preservar seres que vivem no ambiente aquático.

Agora que você já conhece a origem do dia da agricultura, além da existência do dia do agricultor, certamente se sente ainda mais orgulhoso por fazer parte desse setor tão importante para a nossa economia. Pois saiba que a busca constante por melhorias também passa pelo investimento certeiro em produtos como os da Sansuy, para otimizar suas operações!

Se gostou do post e quer ficar por dentro das nossas opções, visite a loja da Sansuy para o agronegócio!

Novidades

Cadastre-se na nossa newsletter
e receba notícias em seu e-mail

icon_newsletter

Selecione o assunto do seu interesse

    Banner Tanque Circular

    Materiais Gratuitos