Voltar para a página inicial

Plantio em curvas de nível: 7 benefícios para a produção agrícola

Modificado em: maio 31, 2023

O plantio em curvas de nível é uma das técnicas mais eficientes para os agricultores aproveitarem a topografia de seus terrenos. O uso desse sistema é milenar, os extintos povos Incas, que viviam nas terras altas do Peru, já plantavam dessa maneira.

Basicamente, as curvas de nível são linhas que acompanham a inclinação do terreno. Funcionam como se fossem degraus. Esse processo, também conhecido como terraço, permite produção de lavoura ou pastagens em áreas consideradas inviáveis para o plantio, pela dificuldade de acesso.

Neste artigo, vamos listar 7 benefícios do plantio em curvas de nível, para que você comece a colocar em prática essa técnica.

Vamos lá!

1. Combate à erosão

O plantio em curvas de nível combate a erosão e os seus efeitos. Esse processo de degradação é um dos piores inimigos dos agricultores e donos de fazenda. Ele começa aos poucos e, com o tempo, toma conta de grande parte do terreno. A erosão pode ser provocada pelas atividades do homem, quando ele trabalha na terra de maneira errada. Ou pela própria ação da natureza, em determinadas épocas do ano, com a força das chuvas.

Infelizmente, os dois casos são danosos para o ambiente. Aproveitar o relevo com as curvas de nível é uma maneira do homem trabalhar na terra com pouca agressividade. Além disso, os degraus formados com essa técnica diminuem a força das enxurradas das fortes chuvas ou daquelas de longos períodos.

2. Garantia de um solo produtivo

As águas das chuvas são consideradas sinônimo de vida em todo o planeta. São responsáveis pela irrigação natural do solo. No entanto, pode lavar e levar os nutrientes da terra. Prejudica até os defensores agrícolas usados para a proteção de pragas, quando vêm em excesso. Por outro lado, as épocas de estiagem, quando faltam as chuvas e que deixam a terra seca, também são outros riscos para o plantio.

Entretanto, a boa notícia é que foi verificado que áreas com curvas de nível retêm os nutrientes do solo. Essa retenção de nutrientes permite que as safras dos plantios sobrevivam e atravessem os períodos mais longos de seca. Isso evita as perdas e os prejuízos para os agricultores e a falta dos estoques de alimentos nos centros de abastecimento.

3. Redução das chances de deslizamentos

As áreas das fazendas onde há terrenos íngremes estão em constante riscos de deslizamentos. Tanto em épocas de seca quanto nos períodos muito chuvosos. Isso pode prejudicar tanto o plantio quanto acarretar risco de acidentes para moradores e trabalhadores.

Você já deve ter percebido em suas viagens que em determinados trechos da estrada existem curvas de nível. Essas obras são construídas exatamente com a intenção de evitar que a terra deslize e atinja veículos e pedestres. Sendo assim, da mesma maneira que as curvas de nível funcionam nas estradas, evitando os desmoronamentos, elas vão funcionar dentro das fazendas com áreas e trechos com inclinação.

4. Manutenção do lençol freático

Podemos entender o lençol freático como um reservatório natural de águas provenientes das chuvas. No entanto, não podemos enxergá-lo, pois diferentemente das águas dos rios que são superficiais, ele é subterrâneo. Essa reserva se encontra presente em veios no solo ou acumulada nas rochas. Quando o terreno está degradado, o lençol freático tende a ficar cada vez mais profundo. Isso prejudica as nascentes que mandam água para os rios.

Os platôs formados pela construção das curvas de nível fazem com que as águas das chuvas penetrem no terreno, em vez de escorrerem rapidamente com as enxurradas. Isso provoca um tipo de recarga no lençol freático, pois dá tempo para a água ser absorvida.

5. Conservação do solo

A construção de curvas de nível evita e combate a erosão. Protege e facilita a manutenção do lençol, além de evitar os riscos de acidentes e danos provocados por deslizamentos. Todas essas condições criadas pelas obras executadas para plantio em curvas de nível promovem a conservação do solo. Com uso dessa técnica, o terreno dessas áreas não corre o risco de ficar rachado, seco, desértico e sem nutrientes.

6. Aumento da produção

De nada adianta uma fazenda com as melhores máquinas e tecnologias, funcionários experientes e dedicados, sementes, adubos e defensivos de primeira qualidade, se a terra estiver doente. Em se tratando de lavouras, todos os atores devem estar alinhados.

Na questão do solo, a construção de curvas de nível nos terrenos agrícolas possibilita que os terrenos dessas áreas se mantenham por mais tempo hidratados e com níveis adequados para o plantio. Essa condição é ideal para aumentar a produção e uma colheita satisfatória.

7. Redução de problemas socioambientais

Certamente, o plantio em curvas de nível traz benefícios financeiros para os fazendeiros e para os donos de áreas agrícolas. Entretanto, essas vantagens não param por aí. Toda a sociedade, direta ou indiretamente, sai lucrando. Esse benefício se estende desde o entorno das áreas rurais, propriamente ditas, até alcançar os moradores das cidades. Isso porque esse tipo de plantio reduz problemas socioambientais e traz sustentabilidade ao negócio.

Esses problemas da sociedade e do ambiente são evitados porque as curvas de nível evitam a erosão, o assoreamento dos rios, além de controlar a fauna e a flora. Ainda, não deixa faltar alimento nas nossas mesas por motivo de alto custo ou escassez. Portanto, devemos sempre ter em mente que tudo que afeta as áreas rurais, seja positiva ou negativamente, mais cedo ou mais tarde, fará com que os seus efeitos cheguem aos centros urbanos.

As obras para executar as curvas de nível não causam grandes impactos nos terrenos, pois basicamente tratam de movimento de terra. O grau de dificuldade para execução não é considerado de grande complexidade. Para obter os níveis, em alguns casos, podem até ser usados meios artesanais, com mangueiras transparentes com água dentro. Contudo, para as áreas agrícolas mais extensas ficarem bem desenhadas e sem erros, o ideal é contratar topógrafos.

Então, agora que você conhece os benefícios do plantio em curvas de nível, já sabe que pode aproveitar ao máximo o seu terreno. Com elas, você não precisa deixar para trás nem mesmo as áreas íngremes. Aproveite o seu terreno agrícola e aumentes os seus lucros!

Continue no blog e saiba agora quais são os principais canos usados na irrigação.

Novidades

Cadastre-se na nossa newsletter
e receba notícias em seu e-mail

Selecione o assunto do seu interesse

    Banner Tanque Circular

    Materiais Gratuitos