Trabalhar com instalação e cuidados com piscina é uma área cada vez mais demandada. Afinal, muitas pessoas, em busca de melhor qualidade de vida, têm piscinas em suas propriedades, tanto urbanas quanto rurais. Por isso, há uma oportunidade muito interessante para você que deseja maior sucesso no seu dia a dia.
Se você trabalha como piscineiro e está em busca de conquistar novos clientes, é interessante encontrar estratégias mais eficientes para esse fim.
Quer saber mais? Veja a seguir. Boa leitura.
Saiba como se apresentar para um cliente
Esse é um ponto importante: quanto melhor você conseguir se apresentar para o cliente, melhor será a impressão que ele terá de você. Afinal, a primeira impressão é a que fica. Por isso, é fundamental que você tome alguns cuidados, entre eles:
- cuidado com a apresentação visual. Na primeira conversa, pense que é como se fosse uma entrevista. Nesse momento, evite uma roupa muito informal;
- se for possível, faça uma espécie de uniforme, para identificá-lo como piscineiro. Isso demonstra profissionalismo;
- tenha equilíbrio também: não precisa ir com uma roupa social. Uma camisa polo, por exemplo, pode ser interessante para se apresentar;
- prepare uma espécie de “roteiro” para esse momento. Normalmente, as perguntas de quem vai contratá-lo tendem a ser as mesmas (valores, produtos que usa, tempo de duração, entre outros);
- lembre-se de que a primeira impressão é a que fica. Por isso, evite assuntos desnecessários;
- seja simpático e educado;
- lembre-se de que, como você trabalhará na propriedade de quem contrata você (seja uma propriedade de lazer ou, até mesmo, a própria casa), é importante que você conquiste a confiança do seu cliente.
Adquira os equipamentos necessários
Outro ponto importante para se tornar um piscineiro de sucesso é ter os equipamentos necessários para fazer o tratamento das piscinas. Isso mostra quanto você é um profissional dedicado e que pode fazer o serviço em diversos locais. Assim, alguns dos itens que não podem deixar de ser adquiridos são:
- EPIs como óculos de proteção, máscara, boné, entre outros;
- camisa de manga longa (importante para evitar queimaduras e, portanto, as mais recomendadas são: camisas térmicas, de compressão ou com proteção anti UVB);
- tênis híbrido (que não gera problemas quando é molhado);
- produtos químicos para serem usados no processo de tratamento das piscinas (como cloro, sulfato, barrilha, entre outros).
Aprenda a divulgar os serviços
Atualmente, é muito mais fácil divulgar os serviços de piscineiro. Contudo, muitos ainda falham em questões básicas, que poderiam tornar você ainda mais conhecido na região. Mostramos a seguir algumas dicas importantes:
- use as redes sociais a seu favor: analise em quais plataformas seu público está. Por exemplo, não adianta querer estar no TikTok, se quem contrata esse tipo de serviço não está lá;
- pense nas redes sociais como uma vitrine para seu trabalho. Você pode mostrar os resultados de “antes e depois”, principalmente em casos difíceis (por exemplo, piscinas que ficaram meses sem manutenção e, posteriormente, mostrando-as limpas após o tratamento); apontar dicas de cuidados simples para o dia a dia (demonstra que você tem conhecimento sobre o que faz); grave vídeos da rotina, entre outras;
- entre em grupos da região e ofereça o serviço. Muitas pessoas podem perceber o interesse em ter alguém para tomar conta da piscina em sua casa ao ver o anúncio;
- use os espaços de marketplace para oferecer os serviços. Isso porque muitas pessoas de áreas próximas usam os espaços para encontrar profissionais de serviços;
- cadastre-se em sites focados em anúncios de serviços. Alguns que você pode contar são o GetNinjas e, até mesmo, usar a OLX para isso;
- não fique restrito apenas ao ambiente digital. Muitas pessoas que vão contratar o serviço podem não usar a Internet no dia a dia. Por isso, é importante você usar folders, cartões, entre outras formas de divulgação offline.
Conheça o público-alvo
Outro ponto importante é, também, conhecer o seu público-alvo. O que eles esperam de um profissional? O que não esperam? Quais são as formas de se comunicar com essas pessoas? Isso é fundamental, principalmente, para estabelecer formas mais interessantes e eficientes de conquistar novos clientes.
Incentive a indicação do seu serviço
Nessa área, é muito comum que contratações ocorram por indicação de conhecidos. Afinal, como falamos, é um serviço no qual você está sempre dentro da casa dos clientes. Portanto, eles estão sempre em busca não só de alguém que faça bem o trabalho, mas também que seja de confiança. Por isso, a divulgação, muitas vezes, é feita boca a boca.
Por isso, é interessante que você peça para que seus clientes indiquem seu trabalho para outros conhecidos e familiares. Dependendo do tipo de relação estabelecida entre você e o cliente, é possível pedir para que ele comente em suas publicações e, assim, chancelar os seus anúncios nas redes sociais.
Conte com bons parceiros
Não tenha medo de buscar bons parceiros que podem trabalhar com áreas afins e, assim, indicar o seu trabalho. Por exemplo, você pode conversar com um fornecedor de produtos químicos e firmar um acordo: você compra sempre os insumos na loja e, ao mesmo tempo, caso algum cliente peça uma recomendação de um piscineiro, pode indicar o seu contato.
Essa é uma das formas de estabelecer uma boa parceria. O mesmo vale, por exemplo, conversando com outros profissionais que tendem a trabalhar nesse tipo de propriedade. Com isso, as chances de uma contratação em conjunto podem aumentar. Por exemplo, pode estabelecer esse tipo de parceria com paisagistas, jardineiros, responsáveis por lojas de móveis em áreas externas, entre outros.
Trabalhar como piscineiro é uma oportunidade interessante para prestar serviços de forma autônoma, com flexibilidade e garantir uma boa rentabilidade para sua vida. Contudo, para isso, é importante que você saiba como prospectar clientes de forma eficiente e garantir maior sucesso.
O serviço do piscineiro é fundamental para evitar doenças para os usuários e manter a piscina limpa. Por isso, esteja sempre atento para prestar um bom atendimento ao seu cliente e faça um bom nome no mercado.
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