Você sabe como divulgar uma empresa de piscinas? Propaganda boca a boca, divulgação online, revistas, folders ou catálogos impressos? Estes são só alguns exemplos de material de divulgação, afinal, hoje dispomos de incontáveis ferramentas de publicidade física e online.
O mercado mudou, e as exigências do público também. Por isso, vale combinar estratégias e soluções para encontrar a melhor opção para o seu negócio.
Compreenda aqui as melhores formas de divulgação e engajamento dos clientes, vamos mostrar seis dicas imperdíveis para divulgar sua empresa, além de erros a evitar.
A importância da divulgação
Antes de partir para as dicas, vamos entender a relevância da divulgação para uma empresa. A publicidade e o marketing são maneiras de permanecer em contato com os consumidores já fidelizados pelo negócio.
Além de abrir portas para conquistar novos clientes, a divulgação serve para apresentar novos produtos, serviços e os benefícios destes.
Formas de divulgação
1. Utilize as ferramentas corretas
Imagine o seguinte cenário: seu público-alvo não acessa a internet. Pensando nisso, qual é a vantagem de anunciar a empresa somente em meios digitais? Por conta desses aspectos, recomendamos que, primeiramente, você conheça seus clientes.
A partir disso, é mais fácil definir quais serão as melhores estratégias para comunicação. Verifique quais são os canais mais utilizados e quais ferramentas são mais eficientes. Lembre-se de que a divulgação será provavelmente o primeiro contato do cliente com a empresa, sendo assim, a abordagem correta aumenta as chances de estabelecer um bom relacionamento e fidelizar os consumidores.
2. Invista na presença digital
Usamos como exemplo antes um público que não acessa a internet, mas qual costuma primeira opção de busca para um produto ou serviço? Invariavelmente costuma ser o meio digital, por isso a presença online é indispensável para qualquer negócio.
O Google é a primeira ferramenta de buscas, e existem várias estratégias para que a sua empresa de piscinas fique bem posicionada no ranqueamento. Lembre-se de que não basta divulgar a companhia, é preciso adotar estratégias para engajamento e interação com o público-alvo.
E como conseguir destaque nos sistemas de busca? Confira algumas dicas práticas para melhorar a presença digital da sua loja de piscinas!
Publique conteúdos relevantes
É importante direcionar as publicações para seus consumidores. Invista em artigos que tragam informações relevantes, com linguagem adequada e que envolvam os leitores. Outro cuidado é não publicar somente conteúdos comerciais: estabeleça um relacionamento de confiança ao divulgar conhecimentos mais aprofundados.
Verifique qual é o melhor número de publicações
Postar demais pode ser inconveniente e, por outro lado, postar pouco pode fazer com que a empresa caia no esquecimento. É recomendável manter uma periodicidade de publicações, investir em bons conteúdos e solicitar o feedback dos consumidores.
Também pensando nas publicações, veja qual é a rede social mais usada pelo seu público e qual é a melhor maneira para interagir.
Utilize ferramentas do marketing digital e do marketing de conteúdo
Sabe qual é a diferença entre os conceitos? O marketing digital pensa nas ações para atingir o público, e o marketing de conteúdo se preocupa com a elaboração de conteúdos específicos e relevantes. Associar os dois aumenta a chance de estabelecer relacionamentos duradouros e de qualidade com os clientes.
3. Invista em boas parcerias
Os parceiros do negócio podem ajudar a divulgar e conquistar clientes. Sabe como? Pensando no caso de lojas de piscinas, são várias parcerias possíveis:
- divulgação junto a empresas de paisagismo;
- trabalho em parceria com lojas de móveis para áreas externas;
- serviços e mercadorias junto a lojas de revestimentos;
- divulgação em lojas de materiais brutos para obra.
Quando falamos em parcerias, outra boa prática é disponibilizar vantagens nesse tipo de venda. Forneça descontos e condições exclusivas para os clientes que procurarem a loja por indicação de parceiros.
4. Organize promoções
Promoções são boas estratégias para atrair o público. As vendas de piscinas são sazonais, ou seja, a comercialização é bem mais intensa nos períodos de calor. Por isso, nos períodos de baixas vendas, realizar promoções é uma boa estratégia.
Ofereça vantagens em datas comemorativas, como o aniversário dos clientes. Lembrar-se dos consumidores ajuda a estabelecer uma relação de confiança com a empresa. Outra estratégia é elaborar campanhas simples e envolventes. Às vezes, uma pequena lembrança pode ter um bom resultado!
5. Participe de feiras e eventos
Participar de feiras e eventos é uma excelente forma de divulgação da empresa, pois aumenta a visibilidade pelo público e a credibilidade no serviço prestado. As feiras permitem interagir diretamente com o consumidor, com uma exposição organizada dos produtos e serviços prestados pela empresa.
Outra grande vantagem é a possibilidade de estabelecer parcerias, pois é comum que várias empresas de segmentos complementares participem dos mesmos eventos. E, nesse momento, você também pode aproveitar para observar o mercado, quais são os novos produtos de destaque, como seus concorrentes estão se posicionando diante das vendas etc.
6. Conheça o público-alvo
Conhecer o público-alvo vai muito além de saber a faixa etária que mais consome os seus produtos. É compreender quais são as melhores ferramentas para chegar ao público, bem como quais são os anseios e pensamentos. Ao compreender o consumidor de forma estruturada, fica mais fácil para a empresa adotar ferramentas mais certeiras.
O que evitar
Tão importante quanto conhecer boas estratégias para divulgar a empresa é conhecer os erros mais comuns e saber como evitá-los. Confira os erros mais comuns:
- elaborar estratégias, mas não mantê-las ativas;
- desconsiderar o público-alvo;
- deixar de divulgar nos períodos de crise — lembre-se sempre do ditado clássico: “Quem não é visto não é lembrado”;
- não verificar os resultados de cada ferramenta adotada.
Como verificamos, além dos cuidados para divulgar a empresa de forma eficiente, é importante não cometer alguns erros como os citados acima.
Não se esqueça de que, ainda que a sua empresa seja líder de mercado, manter a divulgação é uma maneira de cultivar o relacionamento com os clientes. No mercado atual, as mudanças são muito rápidas e, por isso, as empresas devem verificar permanentemente o que o consumidor está procurando, assim como quais medidas e quais cuidados adotar.
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