Voltar para a página inicial

Cultivo de peixe orgânico: conheça as oportunidades de negócio!

Modificado em: maio 31, 2023

Sistemas alternativos de aquicultura tornaram-se tendência nos últimos anos, e piscicultores modernos estão buscando por métodos de cultivo que atendam a perfis de consumo mais exigentes e específicos. Nesse contexto, a criação de peixe orgânico aparece como uma proposta de produção diferente, trazendo inovação e qualidade às prateleiras dos supermercados. Esse tipo de cultura oferece benefícios tanto ao produtor quanto ao consumidor do peixe e também para o meio ambiente.

Preparamos este texto para elucidar todas as suas dúvidas sobre o tema e deixar claro que essa pode ser a alternativa de cultivo que você estava procurando. Confira agora o conteúdo completo!

Por que investir em peixe orgânico é um negócio promissor?

Investir em culturas de peixe orgânico significa criá-los em condições em que a água esteja completamente isenta de poluentes e contaminantes. Isso exige que o peixe seja alimentado naturalmente, por meio de plâncton, vegetais e semelhantes, ou com uma ração orgânica. Essa forma de cultura vem conquistado a mesa de consumidores exigentes que estão dispostos a pagar um valor maior por um produto com um selo de orgânico.

A qualidade do produto final é muito maior quando os peixes são criados dessa maneira, e as marcas que investem em selos ecológicos estão saindo à frente dos concorrentes, justamente por se preocuparem com o meio ambiente e tratamento dado aos animais, além do sabor diferenciado da carne.

Dessa forma, tenha a certeza de que investir em culturas orgânicas é um ótimo negócio, considerando a promessa de um mercado ascendente, que está se tornando tendência e que pode ser chance do seu sucesso. O cuidado com a saúde começa por uma boa alimentação, feita de nutrientes livres de toxinas e produzida com técnicas menos invasivas aos animais.

O estresse causado aos animais por meio de um manejo inapropriado pode colocar em xeque a qualidade do seu produto e a visão que os consumidores tem da sua marca. Assim, estar apto a produzir alimentos livres desse tipo de problema é uma grande vantagem para qualquer piscicultor que se preze. Esse problema pode ser completamente extinto por meio de uma cultura orgânica, o que traz apenas benefícios ao seu negócio.

Lembre-se de que as pessoas estão ecologicamente mais conscientes e podem optar por outras marcas que ofereçam esse tipo de selo, caso a sua empresa não esteja preparada para otimizar os processos produtivos nesse nível. Portanto, para sair à frente da concorrência, você deve investir agora em uma produção de peixes orgânicos.

Quais são as vantagens do peixe orgânico?

Agora que você sabe por que investir em peixe orgânico é um bom negócio, fique atento às maiores vantagens desse tipo de cultura. Confira os benefícios que o cultivo de peixe orgânico traz para produtores, consumidores e o meio ambiente.

Melhor qualidade da carne

A carne branca dos peixes geralmente contém menos colesterol, sendo também mais fácil de digerir. Ao investir em uma cultura orgânica, será possível garantir que a proteína desse alimento será de maior qualidade e mais saudável.

Quando você investe em um manejo eficiente, que evita o estresse causado aos animais, o produto final torna-se melhor, pois esse tipo de agressão aos peixes libera toxinas na carne. Além do mais, ao criá-los em um ambiente que contenha água livre de toxinas, é possível conferir, ao produto final, um sabor melhor.

Respeito à biodiversidade

A produção de culturas orgânicas de peixe é elaborada para preservar as espécies e garantir que a biodiversidade seja respeitada. Isso acontece porque, para investir em um selo orgânico, você necessita tomar cuidado com a fauna e flora presentes nos locais de criação, sendo que os tanques e os insumos da cultura são devidamente escolhidos e organizados para não prejudicar o ecossistema local.

Menor risco ao meio ambiente

Selos orgânicos em produtos alimentícios exigem que a produção seja devidamente realizada para evitar riscos ao meio ambiente. Ao deixar de alimentar os peixes com rações mais invasivas, você preserva o solo e as reservas de água do subsolo.

Investir em um biodigestor para as sobras da produção, ou mesmo reaproveitar o couro dos animais, também são maneiras de reduzir a poluição causada na natureza. Assim, você reduzirá significativamente os riscos ao meio ambiente e aproximará consumidores mais conscientes.

O que caracteriza as culturas de peixe orgânico?

Culturas orgânicas voltadas para a piscicultura caracterizam-se por oferecer produtos mais saudáveis e de maior qualidade, cultivados sem a utilização de pesticidas, fertilizantes, solvente e aditivos industriais. Esse fator é importante para evitar danos ao meio ambiente, à saúde dos trabalhadores rurais e dos consumidores, além de favorecer a preservação da diversidade biológica dos ecossistemas naturais.

Todo o processo de produção de uma cultura orgânica de peixes é realizado para promover o equilíbrio do ecossistema da região, contemplando práticas de uso saudável do solo, da água e do ar. Tenha a certeza de que, ao adotar esse tipo de cultivo, você estará reduzindo ao máximo todas as formas de contaminação e desperdício de qualquer um desses elementos presentes na natureza.

Mesmo que as regras gerais para a criação de peixes orgânicos sejam pareadas ao redor do mundo, cada país tem total autonomia para administrar e regulamentar qualquer atividade nesse âmbito, mas sempre se preocupando em proteger a saúde do consumidor e preservar a natureza.

Quais são as soluções da Sansuy para peixes orgânicos?

A Sansuy é uma empresa totalmente brasileira, que é referência em produtos feitos de PVC em toda a América Latina. Nossas mercadorias são extremamente resistentes e de altíssima qualidade para você obter os melhores resultados na sua criação de peixes.

Nesse contexto, nosso tanque para piscicultura aparece como a solução que você estava procurando para a sua criação de peixes orgânicos. O Vinitank é um produto específico para a criação de peixes, apresentando-se como um reservatório circular fabricado por meio de telas soldadas e laminados de PVC reforçado para você obter o melhor desempenho durante a produção de peixes.

Você acabou de aprender tudo sobre o cultivo de peixe orgânico e está pronto para começar a investir nesse ramo do mercado. Não se esqueça de procurar insumos livres de intoxicantes para os animais e adotar equipamentos de boa qualidade.

Curta agora nossa página no Facebook e acompanhe o melhor conteúdo sobre piscicultura do Brasil!

Novidades

Cadastre-se na nossa newsletter
e receba notícias em seu e-mail

Selecione o assunto do seu interesse

    Banner Tanque Circular

    Materiais Gratuitos