Voltar para a página inicial

Tecnologia na aquicultura: fique por dentro das principais novidades

Modificado em: maio 31, 2023

A transformação digital revolucionou a forma como as pessoas vivem em sociedade. Da mesma forma, ela causou grandes impactos nos negócios, afetando praticamente todos os setores da economia. Na criação de peixes e frutos do mar, a realidade não é diferente. A aplicação de tecnologia na aquicultura é uma forte tendência.

Diversas soluções inovadoras, como rastreabilidade, análise de dados, blockchain, entre outras, podem ser incorporadas no dia a dia da produção para potencializar os resultados do fluxo operacional.

A aquicultura é um mercado aquecido no Brasil. A aproximação dessa área com a tecnologia traz muitos benefícios para o produtor. Além de viabilizar uma melhora nos processos logísticos e o aumento na eficiência, ferramentas modernas permitem que a criação siga com mais segurança, transparência e sustentabilidade.

Novas técnicas e soluções ajudam empresas a terem mais conformidade em seu negócio, saberem mais sobre a procedência do pescado e, até mesmo, desenvolverem espécies geneticamente para ampliar o desempenho da produção. Nesse contexto, é crucial que gestores do setor informem-se sobre essas novidades, a fim de conseguir aprimorar ainda mais seu trabalho e, consequentemente, os resultados, bem como fortalecer sua marca no mercado, ganhando competitividade.

Neste post, você vai conhecer as tendências tecnológicas mais relevantes que estão movimentando o ramo da aquicultura e que podem revolucionar seu empreendimento. Acompanhe a leitura para aprender mais sobre o assunto!

Ferramentas de informação e comunicação

Sistemas de informação para gerenciamento da produção são, hoje, usados em quase todos os tipos de negócio. Cada vez mais, tarefas manuais, burocráticas e repetitivas estão sendo informatizadas para gerar mais precisão e confiabilidade a toda cadeia de produção.

A chamada automação de processos, por meio da adoção de softwares de gestão, permite a centralização da informação crucial pela empresa em um só lugar, facilitando a comunicação entre toda a equipe e o compartilhamento seguro de dados com parceiros, fornecedores e clientes.

No mais, o produtor é capaz de controlar e monitorar seu negócio de forma descomplicada, acessando, em tempo real, indicadores, relatórios e atualizações, que o ajudam a tomar decisões mais embasadas e que melhorarão o andamento de seu negócio por completo.

Em suma, a automação é um elemento essencial para o ganho de produtividade e eficiência em qualquer setor, trazendo praticidade e simplificando o fluxo operacional e de informação.

Análise de dados

Vivemos na era da informação. Quando empresas perceberam que podiam usar o vasto volume de dados disponíveis interna e externamente de forma estratégica, muitas começaram a incrementar seu negócio em termos de decisões, insights, previsão de tendências e demandas, conhecimento preciso do comportamento do cliente, entre outros.

Essa tecnologia na aquicultura pode ser utilizada para que o produtor tenha em mãos conhecimento valioso sobre dados econômicos, técnicos e biológicos, conseguindo direcionar o fluxo de trabalho, investimentos e iniciativas, de modo mais acertado e efetivo, sem achismos.

Rastreabilidade

Quando o assunto é segurança e credibilidade do alimento, a tecnologia na aquicultura aparece para auxiliar gestores a otimizarem essa questão e ter mais transparência nas informações.

Isso é possível por meio da técnica da rastreabilidade, que possibilita localizar todas as embarcações e fazer um mapeamento completo, tanto de produtores artesanais como profissionais. Dessa forma, pode-se fazer um controle de qualidade mais rigoroso e garantir o bem-estar do pescado, evitando irregularidades e produtos de má procedência.

Uso de códigos

Para facilitar a rastreabilidade e também assegurar a fidedignidade dos produtos, o uso de códigos no setor é uma grande tendência. QR Codes ou etiquetas eletrônicas podem ser afixados às embalagens e, quando acionados, trazem consigo informações completas sobre o item, sua origem, o fornecedor, o lote, a embarcação, a validade, os dados sobre a produção e a empresa responsável e, até mesmo, o Registro Geral de Pesca (RGP).

Se antes da tecnologia essas informações ficavam descentralizadas, com códigos e sistemas de armazenamento inteligentes, elas são concentradas em um só lugar, elevando a confiabilidade em todos os elos da cadeia, desde o produtor até o cliente final.

Ainda nesse tema, existem tags eletrônicas que podem, inclusive, ser inseridas sob a pele do animal, contendo um código registrado que, quando lido pelo dispositivo correspondente, aciona também todos os dados básicos sobre o produto.

Blockchain

O blockchain é uma novidade digital que tem trazido mudanças positivas para inúmeros segmentos, sobretudo no que diz respeito ao desafio de lidar com fraudes e criminosos no ambiente virtual. Trata-se de um sistema criptográfico, um banco de dados descentralizado na web que possibilita que qualquer informação seja autenticada por agências verificadoras que reforçam a segurança de todo tipo de transação.

Por meio dessa inovação, informações podem ser rastreadas desde sua fonte. Desse jeito, um empresário é capaz de acompanhar todo o processo de uma negociação, por exemplo, desde a produção até a venda. Esse recurso é fundamental para que um produtor consiga garantir a qualidade da sua mercadoria, o que colabora para agregar mais valor aos serviços ofertados aos clientes.

Ademais, graças à rede de informação transparente criada pelo blockchain, implementar essa tecnologia na aquicultura permite que o empreendedor elimine intermediários em seu fluxo logístico, além de tornar a cadeia de processos inteligente, rápida e eficiente. Como resultado, é viável reduzir custos, prazos e ter mais controle de todo o negócio.

Investir em ferramentas é determinante para construir um empreendimento sustentável. Empresas em diversos segmentos estão crescendo e conquistando destaque e competitividade em seus mercados ao apostar em inteligência de negócios, automação e outras inovações que permitem que vejam além, saber mais sobre seu consumidor e seu produto, analisar tendências e, assim, maximizar a performance de seus processos e exceder as expectativas de seus clientes. É por isso que você precisa manter-se sempre atualizado sobre as tendências mais relevantes.

Com as informações deste post, você está mais bem preparado para adotar a tecnologia na aquicultura, que vai ajudar a alavancar sua produção, entender mais sobre as melhores espécies e colher dados que vão favorecer sua criação em vários sentidos. Logo, investir nessa visão estratégica com apoio da tecnologia é o segredo para atingir a excelência e o sucesso.

O que você achou deste conteúdo? Que tipos de tecnologia você já aplica na sua produção? Deixe um comentário e compartilhe sua experiência e seus conhecimentos conosco!

Novidades

Cadastre-se na nossa newsletter
e receba notícias em seu e-mail

Selecione o assunto do seu interesse

    Banner Tanque Circular

    Materiais Gratuitos