Voltar para a página inicial

Mercado futuro da soja: saiba como investir no agro!

Modificado em: maio 31, 2023

Você sabe o que significa o mercado futuro da soja? Independentemente de qual seja o ramo de atuação do negócio e o tipo de produção, existem riscos que devem ser considerados pelo produtor. O preço é um deles. No caso da soja, existe uma especificidade que é justamente o mercado futuro da soja. Por meio dele, há uma garantia de que o produto seja vendido posteriormente por um bom preço — normalmente o que está fixado naquela data.

Dessa forma, tem-se a garantia de que o agricultor ficará protegido das oscilações do mercado, contribuindo para que a negociação seja positiva e ele consiga alcançar os seus objetivos quanto à produção. Neste material, a gente explica um pouco mais sobre o tema. Confira!

O que é o mercado futuro da soja e como funciona?

Como abordamos, o mercado futuro da soja é uma garantia de que o produtor fará a negociação de sua produção posteriormente a um bom valor, fixado naquele período. Exemplo: suponhamos que, hoje, a saca de determinada quantidade da soja esteja a 40 dólares. Com um bom preço, a pessoa poderia optar por vender o quanto antes para não haver nenhuma perda, uma vez que, em um mês, o preço pode estar relativamente menor e prejudicar a safra.

O mercado futuro da soja, então, é uma garantia de que, mesmo que a venda seja concretizada em alguns meses, o valor negociado pode ser de 40 dólares, o mesmo desse atual período. Com isso, quem investe nesse segmento tem a tranquilidade quanto às oscilações do mercado, de modo que possa planejar-se e programar investimentos contando com essa quantia.

Entenda como funciona

Primeiro, precisamos entender que a soja é uma commodity. Traduzindo de forma literal, trata-se de mercadoria. Isso se refere a produtos básicos, que podem ser utilizados como matéria-prima e comercializados em todo o globo. Também se encaixam como commodities outros grãos da agricultura, como o trigo e o café.

Nesse caso, para entender como funciona o mercado futuro, deve-se considerar que se trata de uma sessão da B3 da Bolsa de Valores, destinada, especialmente, à negociação de contratos de compra e venda.

Esses contratos são justamente o que já explicamos, um acordo preestabelecido entre duas partes que se comprometem a comercializar um produto no preço combinado, independentemente de qual seja o valor do produto no dia do vencimento.

Quando voltamos o assunto especificamente para soja, estamos nos referindo à soja granel tipo exportação. Existem particularidades que o produtor deve considerar no que diz respeito à pureza do produto e ao teor de óleo, e cada contrato segue as seguintes condições:

  • soja em grão a granel tipo exportação;
  • 450 sacas ou 27 toneladas;
  • cotação em dólar/saca.

Quais são os termos importantes de serem entendidos?

Nesse mercado, existem dois termos importantes de serem entendidos: o hedge e a especulação. A seguir, a gente explica cada um!

Hedge

No caso do Hedge, trata-se justamente da proteção do ativo. Ou seja, quando o produtor, preocupado com as possíveis oscilações do mercado, realiza um contrato de compra e venda para proteger o que será entregue em alguns meses.

Se o valor da soja mantiver-se na data da colheita, nada muda para o vendedor e o comprador. No entanto, como estamos em um mercado altamente volátil, além de estarmos vivenciando uma situação econômica que está afetando diferentes nichos, isso dificilmente acontece. Ou o valor vai cair, ou vai subir. Em períodos mais críticos e desafiadores, o produtor opta por realizar o mercado futuro para que a sua produção não perca valor.

Se o valor cair, o mercado futuro pode trazer ganhos para ambas as partes: para o produtor, por resguardar um valor previamente estabelecido; para quem compra, por poder suprir o prejuízo com a revenda da soja.

Especulação

No mercado futuro, há ainda a especulação. Trata-se de uma estratégia muito comum utilizada pela outra ponta. Enquanto você acompanha as oscilações que ocorrem no preço, quem firma o contrato vai assumir um risco de que pode haver ganhos ou prejuízos, conforme o seu entendimento na especulação. Se o produto se valorizar, ele terá ganhos logo de cara; se desvalorizar, como afirmamos, pode suprir o prejuízo com a revenda.

Quais são os prós e contras do mercado futuro da soja?

Assim como em qualquer outro tipo de estratégia a ser implementada, o mercado futuro da soja conta com prós e contras que devem ser bem avaliados pelo produtor antes de ser firmado. A seguir, explicamos mais detalhes.

Prós

Como abordamos, estamos vivendo um período desafiador da economia para diferentes contextos e nichos de atuação. O mercado futuro da soja garante que o preço do produto hoje seja mantido por algum tempo, o que contribui para que o produtor tenha um planejamento financeiro mais efetivo e entenda como aplicar o seu dinheiro na propriedade ou em outros investimentos, consoante aos seus interesses.

Além disso, com o entendimento da especulação de mercado, há a possibilidade de entender quais são as projeções. Ou seja, você firma um negócio com uma compreensão de como poderá estar a venda em um período futuro, o que garante mais lucratividade.

Desvantagens

Projeções não são 100% exatas, como o próprio nome já diz. Tanto para o produtor quanto para o outro lado da moeda, firmar um contrato de mercado futuro da soja pode trazer riscos, os quais devem ser avaliados. Pode acontecer, por exemplo, de o produto estar muito mais valorizado no momento da venda, uma vez que o atual cenário econômico pode afetar outros nichos, mas não necessariamente o agro.

Nesse sentido, é importante entender a dinâmica do mercado e, sempre que possível, contar com o apoio de profissionais familiarizados com o assunto para auxiliar.

Neste material, você pôde conhecer um pouco mais sobre o mercado futuro da soja, como funciona e seus prós e contras. Como produtor, você precisa ter entendimento não apenas do que você comercializa, como também de aspectos econômicos para aumentar a lucratividade.

Se gostou deste conteúdo e deseja aprofundar-se em outros tópicos, continue no blog e veja sobre a rotação de culturas.

Novidades

Cadastre-se na nossa newsletter
e receba notícias em seu e-mail

Selecione o assunto do seu interesse

    Banner Tanque Circular

    Materiais Gratuitos