Voltar para a página inicial

Recorde na produção de grãos no Brasil: veja os motivos e cuidados necessários!

Modificado em: maio 31, 2023

O Brasil é um dos maiores produtores de grãos do mundo. O cultivo desse produto aqui se dá com facilidade devido às causas climáticas e o tipo de solo. Além disso, o país investe em pesquisa e tecnologia voltada para o setor e concede créditos aos agricultores.

Com tais estímulos e as vantagens territoriais, o resultado só poderia ser um recorde na produção de grãos no Brasil.

Neste post, vamos falar sobre esse tipo de produto. Apontaremos porque houve esse recorde e os números relacionados. Além disso, vamos indicar alguns cuidados com a produção de grãos que são capazes de aumentar a produtividade do seu negócio!

Fique com a gente e saiba como fazer isso!

Recorde na produção de grãos no Brasil

As safras de grãos no país são mensuradas do meio do ano até a metade do próximo. Isso significa que os números relacionados à última (e atual) safra ainda estão em contagem. Contudo, já é possível realizar estimativas sobre as toneladas produzidas.

De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), esta safra terá recorde de 310,9 milhões de toneladas de grãos, aproximadamente. Isso ultrapassa os 270,9 milhões de toneladas da colheita de 2021/22.

Isto é, cerca de 14% a mais que a lavoura passada. Só o Piauí, por exemplo, conta com uma colheita 13,11% maior que a temporada anterior, o que representa 6,7 milhões de toneladas de grãos.

A terra voltada para o plantio de grãos também deve aumentar 2,9% sobre o período anterior, resultando em um território de produção agrícola com 76,6 milhões de hectares.

Apesar disso, lavouras do sul do país apresentaram uma queda na produtividade. Entretanto, essa perda foi compensada pelo recorde do Piauí e pelas colheitas do Centro-Oeste, muito abundantes graças ao clima benéfico às plantações.

Quais os grãos presentes nessa produção recorde?

Foi observado um crescimento considerável na produção de milho e soja — que está próxima da finalização de seu plantio e apresenta uma estimativa de 152,7 milhões de toneladas, 22,2% a mais que o período anterior.

Quase todas as áreas de cultivo de soja tiveram bons números, exceto o Rio Grande do Sul (RS), que, devido às chuvas não uniformes em quantidade e frequência, sofreu uma queda na produtividade.

O milho também inicia a conclusão da primeira safra, faltando apenas Matopiba e o RS para finalizarem suas atividades. É previsto um percentual de 5,7% acima da colheita anterior, ou seja, 26,46 milhões de toneladas.

Confira números de outras culturas:

  • arroz: 10,4 milhões de toneladas produzidas, aproximadamente;
  • feijão: estimadas 2,96 milhões de toneladas colhidas.

Por que houve esse recorde?

Além de condições climáticas favoráveis, especificamente nas regiões citadas, um dos fatores determinantes desse crescimento foi a produção estadunidense.

Os EUA tiveram uma queda na exportação de seus grãos. Aproveitando a oportunidade, o Brasil supriu tal demanda e, com isso, aumentou sua produção e até passar à frente como produtor e exportador de grãos.

Dicas e cuidados com a lavoura de grãos

Agora, vamos mostrar algumas medidas indispensáveis para manter em alta a produtividade nas lavouras. Confira!

Secagem

Procedimento imprescindível após a colheita, consiste em retirar o máximo possível de umidade dos grãos, depois de lavá-los. Isso é fundamental para mantê-los com uma qualidade elevada por mais tempo durante o armazenamento.

Armazenagem correta

Período de conservação dos produtos após a colheita, ela deve ser feita com atenção para evitar contaminações nos grãos. Existem diversos itens que podem contribuir para a correta armazenagem de grãos, e a Sansuy oferece diversos produtos, como silos itens confeccionados em lona, que são essenciais nessa etapa, pois protegem contra impurezas e pragas e são muito versáteis, contemplando diferentes culturas.

Controle de pragas

Esse problema consiste em insetos, roedores e micro-organismos capazes de gerar doenças nas plantas, entre outros seres vivos que conseguem prejudicar a plantação.

É necessário fazer um plano de manejo para evitar pragas antes da semeadura, estudando a área de plantação, aplicando pesticidas não nocivos e empregando cultivares mais resistentes a pragas.

O recorde na produção de grãos no Brasil é muito importante para a economia brasileira. Isso coloca o país como um parceiro econômico indispensável para as demais nações do mundo, mostrando sua potência agrícola.

Deixe sua opinião nos comentários, gostaríamos de saber suas perspectivas sobre o tema!

Novidades

Cadastre-se na nossa newsletter
e receba notícias em seu e-mail

Selecione o assunto do seu interesse

    Banner Tanque Circular

    Materiais Gratuitos