A criação de peixes em tanques de lona tem características próprias que garantem que as espécies se desenvolvam saudáveis e dentro dos parâmetros da piscicultura. Apesar de não serem o habitat, esses locais podem ser construídos de modo adequado para a criação.
Para isso, ao montar um viveiro controlado em tanques, alguns cuidados devem ser tomados. É necessário, por exemplo, saber escolher a melhor lona para tanque de peixes e as espécies certas para seu tanque, além dos cuidados com manejos básicos do cotidiano. São pontos fundamentais para garantir peixes saudáveis e prontos para serem repassados ao mercado.
Neste post, você entenderá melhor como a criação de peixes deve ser feita em tanques de lona! Confira os parâmetros principais e as melhores práticas.
Quais são as características do tanque de lona?
A criação de peixes em tanques de lona é uma excelente forma de reproduzir o habitat das espécies, mas em um ambiente devidamente controlado. Isso permite um manejo especializado, dedicado ao desenvolvimento da criação voltada ao mercado.
Nessa busca, há basicamente dois tipos de estruturas: os tanques escavados e os circulares elevados. Ambos usam a lona como material de revestimento, contando com a qualidade e a resistência desse material.
Tanques escavados
O tanque escavado é um modelo tradicional e muito utilizado em áreas amplas. Trata-se de fazer uma escavação no solo, formando uma espécie de lago artificial. Nesse caso, a lona impermeável ou geomembrana (termo técnico) é utilizada para formar uma camada que impede o contato da água com o solo.
Nessa opção, a lona é importante para proteger o nível de qualidade da água em que as espécies são criadas. Além de preservar suas características naturais, o material ainda se mostra mais simples de ser higienizado, como na remoção de restos de alimentos e fezes dos peixes.
Tanques elevados de lona
Nesse caso, os tanques são elevados, ou seja, ficam em cima do solo. Funcionam quase como uma piscina, em uma estrutura que pode ser de tela de malha quadrada, de fios de arame, de aço ou, até mesmo, de carbono. Mais controlada, a área dos tanques pode ter diferentes tamanhos, mas se mostra bem interessante aos locais com um espaço para a criação menor.
A parte da lona dos tanques circulares forma bolsões que são sustentados pelas estruturas metálicas. Sendo assim, é possível usar essa parte de lona para aplicar um revestimento em tanques de alvenaria antigos. Isso permite renová-los e ainda aplicar a impermeabilização que muitos precisam com o passar do tempo.
Quais espécies podem ser criadas em tanques de lona?
É sempre importante considerar que algumas espécies se desenvolvem e alcançam tamanhos grandes, o que exige uma infraestrutura que as comporte. A criação de peixes em tanques de lona não é exatamente restritiva, desde que o criador entenda as necessidades que cada espécie tem.
Algumas têm restrições quanto à temperatura, por exemplo, além de necessitarem de práticas específicas de manejo. Pelo fato de os peixes serem criados em tanque, essas necessidades não são tão impactadas e são mais facilmente controladas. É preciso apenas garantir o espaço compatível com o tamanho que os peixes alcançam e executar as práticas de manejo adequadas.
No entanto, é sempre importante destacar que algumas espécies são tradicionalmente as preferidas por piscicultores para viver nos tanques de lona. Entre elas, as principais são:
- garoupa;
- tilápia;
- pacu;
- pirarucu;
- tabatinga;
- tambaqui.
Quais são os cuidados necessários na criação de peixes em tanques de lona?
A criação de peixes em tanques de lona depende exclusivamente de alguns cuidados básicos, para que as espécies tenham o melhor habitat. Na prática, a preocupação se resume a dois fatores básicos: qualidade da água e espaço que o tanque oferece aos peixes. Entenda melhor sobre esses detalhes a seguir!
Qualidade da água
Primeiramente, é importante garantir que água de qualidade chegue a todos os níveis do tanque. Algumas espécies ficam na parte de baixo da estrutura, então elas devem ter as mesmas condições. Além disso, o ponto principal é o nível dessa água, que deve estar nos melhores padrões para evitar riscos de contaminação causados por restos de alimentos e fezes dos animais.
O trabalho se dá no sentido de manter essa água sempre filtrada, o que demanda equipamentos como uma bomba e o próprio filtro. A prática indicada é que essa água seja constantemente renovada, a fim de garantir que ali haverá sempre as melhores condições para cada espécie.
O ideal é que seja feito um controle da qualidade da água, usando parâmetros básicos de piscicultura. Qualquer descuido pode ser muito perigoso, causando desequilíbrio e perda das condições mínimas de criação, o que resulta na morte dos peixes.
Tamanho adequado do tanque
É sempre importante considerar o tamanho máximo que cada espécie é capaz de atingir, já que esse deve ser o parâmetro na hora de projetar as dimensões do tanque. Do contrário, os peixes terão dificuldade de locomoção, o que impacta, até mesmo, no desenvolvimento da estrutura física.
Além disso, o tamanho do tanque também impacta nos hábitos alimentares dos peixes. É importante ter cuidado para que, no manejo, seja garantida a chegada dos alimentos a todos que estão no tanque. Caso isso não aconteça, os peixes podem apresentar um déficit de nutrientes, o que por sua vez atrapalha o crescimento, podendo, até mesmo, causar a morte.
O que considerar na escolha do tanque de lona?
Escolher um tanque de lona de qualidade é fundamental quando se pensa em piscicultura; afinal, a estrutura adequada fará toda diferença para a criação. A seguir, confira alguns pontos que não podem ser negligenciados!
Qualidade da lona
Uma lona de qualidade, impermeável e resistente é um detalhe básico, mas que faz toda a diferença. É importante sempre estar certo da aplicação quando fizer essa busca. As lonas dos tanques circulares elevados têm características diferentes das voltadas para os escavados, que são na verdade geomembranas.
Práticas de manejo
O manejo influencia o tipo de tanque de lona utilizado. O tamanho e a estrutura precisam ser adequados à rotina de controle, troca de água, alimentação e outros cuidados que se diferenciam entre peixes e rãs, por exemplo.
Fabricante
Adquira suas lonas somente de fornecedores confiáveis do mercado. Somente eles oferecem lonas certificadas, desenvolvidas especialmente para a criação de organismos aquáticos. Essa precaução evita prejuízos futuros para sua piscicultura.
Vale a pena criar o próprio tanque de lona?
Construir o próprio tanque de lona é uma ótima maneira de ter controle total sobre o ambiente onde os peixes vivem, já que, assim, você pode projetá-lo de acordo com as suas necessidades específicas. Além disso, é mais viável financeiramente, pois você pode escolher materiais de menor custo para a construção.
Ao criar o seu próprio tanque de lona, é possível personalizar o tamanho, a forma e a profundidade desejados para acomodar o tipo de peixe que deseja criar. Isso facilita o fornecimento dos nutrientes e das condições ideais para a criação eficaz e saudável dos animais.
Quais as vantagens que os tanques de lona proporcionam?
Entre os principais benefícios de optar pelos tanques de lona para piscicultura, destacamos:
- não acumulam detritos e, por isso, ficam livres de microrganismos;
- fornecem um retorno financeiro impressionante por seu custo;
- acelera os ciclos de reprodução dos peixes, se comparado a outros tipos de tanques;
- são altamente adaptáveis ao espaço disponível para sua construção;
- possibilita o reaproveitamento da água no solo, já que ela está repleta de nutrientes;
- promove a impermeabilização total do solo, evitando a perda de nutrientes;
- é totalmente impermeável, evitando que o solo entre em contato com a água, eliminando as chances de desmoronamento.
Quais são as medidas necessárias para construir um tanque de peixes com lona?
Como mencionado mais acima, esse tipo de tanque funciona como um lago artificial. A lona para tanque de peixes utilizada — geomembrana de PVC — promove a impermeabilização e mantém o solo longe do contato com a água. Para construir um tanque de qualidade, é necessário que você siga o seguinte passo a passo:
- crie um plano de construção para auxiliar no processo;
- demarque as áreas de construção;
- certifique-se de que a área esteja higienizada antes de iniciar a construção;
- inclua estruturas para evitar a perda de terreno e a erosão;
- adicione 1 metro extra de espaço ao redor do tanque como precaução;
- cave uma vala para ancorar o tanque no lugar;
- defina a forma do tanque;
- calcule as dimensões corretas da área escavada, que é de 0,80 x 150mm;
- encha o tanque com água, definindo sua fonte de abastecimento.
- use canos de PVC para construir um canal lateral que drene a água.
Características da lona para tanque de peixes ideal
Há uma variedade de lonas, fabricadas nos mais diversos materiais. Os modelos de vinigeomanta, por exemplo, — uma membrana desenvolvida para impermeabilizar estruturas sobre a terra — apresentam altíssima qualidade, pois seu material proporciona as condições necessárias para a manutenção da vida de animais aquáticos. Nesse sentido, uma boa lona para tanques de peixes deve:
- ser composta por materiais atóxicos;
- ser capaz de manter a temperatura do tanque equilibrada;
- conservar os gases da água;
- ter alta resistência e evitar a contaminação;
- ser durável para manter o sistema do tanque funcionando.
Neste conteúdo, você aprendeu que utilizar lona para tanque de peixes é uma excelente opção para uma piscicultura saudável. A criação de peixes em tanques de lona pode render bons frutos e ser um negócio muito lucrativo aos criadores. Para isso, basta adquirir a estrutura certa e garantir o manejo adequado. Afinal, a criação de um viveiro com lona exige atenção a muitos detalhes para não colocar em risco os animais criados.
Em se tratando de tanques de lona, a Sansuy é uma empresa líder no segmento. Além de qualidade e referência, está há anos no mercado e oferece os melhores produtos para o consumidor, como é o caso do Vinitank, criado especialmente para a piscicultura!
Encontre tudo o que você precisa para montar o melhor local para a atividade. Visite nossa loja on-line e compre, agora mesmo, seu tanque de lona!