Voltar para a página inicial

Como criar peixe em tanque circular? Confira 5 vantagens!

Modificado em: maio 31, 2023

Você sabe como criar peixe em tanque circular? Ter soluções práticas e econômicas para a piscicultura é essencial para quem deseja ter bons lucros. É uma maneira para evitar processos trabalhosos e manter a qualidade, além de uma ótima produtividade.

Nesse sentido, a piscicultura em tanques circulares é uma alternativa interessante para muitos produtores de todos os portes — prática e rentável, pode ser instalada em qualquer espaço, com as devidas adaptações estruturais para garantir condições ideais.

Neste post, você vai saber como criar peixe em tanque circular para ter uma produção de qualidade e de acordo com seus objetivos. Continue a leitura e veja, também, os 5 benefícios de investir nesse tipo de cultivo e os cuidados que deve tomar para ter sucesso!

O funcionamento do Sistema de Recirculação de Água – RAS

O Sistema de Recirculação de Água (RAS) anula a obrigatoriedade da troca de água de sistemas tradicionais. É um processo em que a água atua em um circuito fechado, sendo apenas tratada de acordo com a necessidade da cultura e do produtor.

Os procedimentos que excluem esse trabalho envolvem a filtração mecânica, que remove os sólidos, a filtração biológica, na qual bactérias em nitrato oxidam a amônia e o nitrito, e remoção do CO2 na troca gasosa — depois disso, os sólidos servem para a produção de biogás ou como fertilizantes agrícolas.

5 vantagens de criar peixes em tanque circular

A criação de peixes em tanque circular, seja para consumo humano, seja para ornamentação, é uma alternativa cada vez mais comum no mercado. Por oferecer uma boa flexibilidade e muitas vantagens, adapta-se perfeitamente em diversas situações e objetivos.

Sendo assim, o tanque circular pode ser instalado com facilidade e em uma quantidade compatível com o porte e objetivos do produtor. Além disso, oferece flexibilidade para uma criação de qualidade, inclusive para realizar um manejo seguro e uma limpeza prática.

Veja, a seguir, os benefícios da piscicultura em tanques circulares!

1. Baixo investimento

Não há necessidade de grandes investimentos para se obter o RAS. Com R$ 1,6 mil o criador consegue fazer as instalações do tanque, da bomba e as ligações. O lucro pode chegar a 60%, em um período de sete meses, com os peixes desenvolvidos e o investimento quitado.

2. Adapta-se em qualquer espaço

Outra vantagem diz respeito à comodidade, já que há a oportunidade de criar peixes no quintal de casa e ainda lucrar. Sendo assim, é um modelo de criação totalmente adaptável e versátil, inclusive, com possibilidade de iniciar com um sistema menor e aumentá-lo com o tempo — adquirindo novos tanques para o cultivo.

3. Praticidade para monitoramento

Um ponto positivo sobre a criação de peixes em um tanque circular é a facilidade para monitorar todo o processo de desenvolvimento. Assim, é possível identificar possíveis irregularidades com facilidade e evitar transtornos que possam comprometer os objetivos.

4. Facilidade para realizar manutenções

Mesmo em grandes proporções, um sistema de criação em tanque circular é simples e mais prático para executar manutenções periódicas ou corretivas. Trata-se de uma vantagem importante para o dia a dia e eleva a qualidade das atividades, além de preservar os componentes e peixes.

5. Retorno em curto espaço de tempo

Uma das vantagens que traz a criação de peixes em tanque circular é o retorno em curto espaço de tempo. Esse tipo de investimento é uma ótima opção para pequenos e médios produtores, principalmente para aqueles que precisam economizar água.

O RAS, ou Sistema de Recirculação de Água, prevê isso: economia e, consequentemente, lucro com o reaproveitamento da água em locais menores.

As espécies que não podem ser criadas em tanques

Devido ao tamanho do compartimento, peixes grandes como tambaquis, pintados e pirarucus não devem entrar na seleção. Ao invés de obter lucro, você terá prejuízo, uma vez que essas espécies não conseguem dividir pequenos espaços com grandes massas.

Além disso, a sujeira atrapalha muito o processo de reciclagem da água e aumenta o nível de mortalidade dentro do ambiente.

Encontre o material necessário para o seu investimento na loja virtual Sansuy.

Como criar peixe em tanques circulares

O sistema de criação de peixes em tanques circulares é intensivo, por isso, requer cuidados e atenção especial em todas as etapas. Sendo assim, é importante definir um planejamento específico, avaliar a estrutura necessária e contar com produtos de qualidade.

Além disso, é indispensável adotar as seguintes ações:

  • pesquise o mercado;
  • conheça os determinantes para a criação de peixes;
  • domine as práticas de manejo de peixes;
  • adquira os filtros necessários;
  • escolha os tanques para peixes;
  • saiba as espécies mais indicadas;
  • coloque a quantidade adequada de peixes por tanque;
  • calcule o investimento necessário.

Nesse sentido, a qualidade do tanque circular é imprescindível para ter durabilidade e um produto resistente para a criação. Por isso, não deixe de esclher uma marca tradicional e confiável para comprar seu tanque circular e ter um equipamento que vai atender suas expectativas.

Os cuidados para criar peixes em tanque circular

A criação de peixes é um processo que exige certos cuidados do empreendedor, pois qualquer erro pode ser prejudicial para os animais e os resultados. Diante disso, desde os momentos iniciais até as atividades práticas, é importante garantir que tudo aconteça com qualidade de planejamento.

Nesse contexto, sempre conte com produtos e materiais específicos, feitos por uma empresa reconhecida no mercado pela excelência e qualidade. Além disso, tenha atenção à espécie, às filtragens, à manutenção periódica e à alimentação adequada dos peixes, fatores que influenciam diretamente nos seus resultados.

Como você pôde notar, saber como criar peixe em tanque circular é uma ótima solução para ter uma produção de qualidade, moderna e com ótimo custo-benefício. Por isso, não deixe de considerar essa hipótese e contar com materiais feitos por empresas confiáveis para atingir ótimos resultados.

Gostou do post? Agora que você já entendeu as vantagens e como criar peixe em tanque circular, curta nossa página no Facebook e nos siga no Instagram! Aproveite e veja outros conteúdos e novidades incríveis sobre assuntos do seu interesse!

Novidades

Cadastre-se na nossa newsletter
e receba notícias em seu e-mail

Selecione o assunto do seu interesse

    Banner Tanque Circular

    Materiais Gratuitos