+55 (11) 2139-2888 [email protected] Voltar para a página inicial
ACESSAR LOJA
+55 (11) 2139-2888 [email protected]
×

Lona para silagem de milho: veja como escolher a ideal!

Modificado em: junho 13, 2024

O milho é uma cultura muito forte no Brasil. Ao lado soja, ele é um dos grãos mais produzidos no país.

Mas tal produto não serve para alimentar apenas seres humanos. Um dos procedimentos feitos com ele é a produção de ração para animais ruminantes. Nela, é usada a lona para silagem de milho, fundamental para a armazenagem, vedação e fermentação anaeróbica desse grão.

Neste conteúdo, vamos falar desse material indispensável ao mostrar o que fazer para avaliá-lo e escolher a melhor peça para a sua produção. Falaremos de aspectos de composição, dimensão e funcionalidade da peça.

Fique conosco e entenda melhor do assunto!

Saiba como é a resistência da lona

O material precisa apresentar tenacidade efetiva, capaz de reduzir a possibilidade de perfurações e rasgos. Isso nem sempre é fácil de notar na lona apenas com a visualização ou o toque, pois tem a ver com a capacidade do plástico.

O melhor modo é solicitar a ajuda de um especialista, pois ele vai conseguir auxiliar na identificação do material e apontar se vale a pena ou não adquirir o produto.

Pesquise o tamanho usado

Atente-se para as dimensões da peça, para que ela se adéque corretamente à estrutura constituída. A lona tem um tamanho padrão, isto é, comprimento de 50 m a 100 m e largura de 8 m a 12 m. Verifique a quantidade dela necessária para vedar o material ensilado.

Geralmente, silos de trincheira e de superfície são criados conforme a dimensão já comercializada no mercado. Mas o ideal é deixar uma sobra nas margens, a fim evitar falta ao compor o silo.

Faça a vedação correta do espaço

Uma vedação inadequada vai possibilitar penetração de ar e o prejuízo na massa. Com a entrada de ar, ainda ocorre a elevação térmica, acarretando perdas de nutrientes e de elementos secos. Quando grave, a penetração aérea no silo consegue causar prejuízo total na massa.

Por isso, é necessário obter uma lona capaz de reduzir completamente a entrada de ar, sobretudo nos silos de superfície, já que ele não tem proteções nas laterais.

Evite os erros mais comuns

Ao adquirir lona para silagem de milho, é muito importante considerar a qualidade dela, e não apenas o preço. Peças feitas sem aditivos oferecem um valor mais acessível, no entanto, sem esse componente, elas não conseguem proteger a massa contra os raios solares.

Os aditivos ainda têm um tempo de duração de seu efeito. Quando essa validade vence, a lona perde a qualidade, tornando-se um plástico tradicional. O período de efeito dos aditivos pode ser de dois ou mais meses, e isso varia de acordo com a marca comprada.

Também não coloque a lona com o lado branco para dentro (e o lado preto exposto). Isso anula a proteção contra os raios ultravioletas, prejudicando o alimento.

Não aplique lona de qualidade ruim

Muitos agricultores compram a lona pensando apenas no gasto. Afinal, o processo de silagem envolve fertilizantes, lavoura, colheita, composição da silagem, compactação, vedação e transporte.

No entanto, a lona apresenta uma função imprescindível nesse procedimento, portanto, aplicar um item mais barato, mas de baixa qualidade, vai elevar o gasto, e não reduzi-lo.

Afinal, lonas sem qualidade conseguem comprometer o resultado, e isso é visto apenas na abertura do silo. Daí, o produtor nota que terá que se desfazer de grande parte da massa. Logo, não houve economia, e, sim, uma grande perda.

Conheça atributos imprescindíveis da lona para silagem de milho

A cor, a espessura e o tipo de polímero são características indispensáveis ao escolher a peça. Tais aspectos interferem na proteção do alimento e tem a ver ainda com a durabilidade da lona. Confira mais sobre eles:

  • no Brasil, a coloração comum é a dupla-face, com um lado branco e outro preto;
  • o polímero frequentemente empregado na produção brasileira é o de densidade baixa;
  • as lonas comercializadas aqui apresentam espessuras entre 90 e 150 micras. Essa escolha vai depender das demandas e das preferências do agricultor.

É necessário saber também que a micra da lona (sua espessura) não impacta a durabilidade nem a tenacidade da peça. Tais características são resultado do processo de produção da lona, dos materiais de composição e dos aditivos aplicados nela.

Use lona dupla face

As lonas dupla face são efetivas no procedimento de silagem. Isso porque a sua constituição suporta a fermentação e as intempéries climáticas, como ventos e chuvas fortes, além dos já citados raios solares.

Busque entender do material da lona

É necessário ainda entender os aspectos de composição da peça. Entre eles, estão os tipos de material aplicados, a forma de estruturação da malha e os aditivos presentes na lona.

A lona Vinileve SR, por exemplo, consiste em um tecido constituído de PVC, é reforçada com filamento de poliéster, tem dupla costura e aditivos de proteção UV. Além disso, ela é tratada com componentes capazes de retardar a dispersão do fogo e confeccionada nas dimensões adequadas ao projeto do cliente.

Dessa maneira, apresenta os seguintes benefícios:

  • tenacidade elevada;
  • impermeabilidade completa contra líquidos;
  • durabilidade extensa, com cerca de 5 anos;
  • resistência a perfurações, rasgos e a oscilações térmicas;
  • maleabilidade, o que torna sua manipulação mais fácil e diminui as chances de rasgos.

Com tais atributos, nosso produto consegue vedar completamente a massa, impedindo a entrada de oxigênio dentro do silo. Ela ainda protege o produto contra umidade, intempéries e raios UV. Com sua resistência mecânica, também é capaz de garantir a integridade da massa contra pragas e animais, como pássaros, roedores e gado.

Desse modo, obter a melhor lona para silagem de milho fica mais fácil. Essa peça será efetiva no processo de ensilamento, pois, apesar de tal método ser simples, ele tem que ser efetivo para manter a qualidade nutricional da massa e não gerar perdas.

Vale lembrar que a compactação do silo deve ser realizada de modo correto, visando a total vedação, e não há como concretizar isso sem uma lona para silagem de milho de boa qualidade. Portanto, a Vinileve SR é a solução ideal para conseguir os melhores resultados na sua produção.

Conheça este produto ao acessar a nossa loja virtual!

Novidades

Cadastre-se na nossa newsletter
e receba notícias em seu e-mail

icon_newsletter

Selecione o assunto do seu interesse

    Banner Tanque Circular

    Materiais Gratuitos