+55 (11) 2139-2888 [email protected] Voltar para a página inicial
ACESSAR LOJA
+55 (11) 2139-2888 [email protected]
×

Lona para silagem Vinileve SR: entenda como funciona esse produto da Sansuy

Modificado em: junho 6, 2024

A lona para silagem é fabricada em polímero flexível aditivado e utilizada na vedação do material ensilado. Tem como objetivo proteger a silagem de intempéries, raios solares e animais, além de permitir a fermentação anaeróbica que garante um alimento de alta performance e palatabilidade aos animais.

Chamamos ensilagem o processo que abrange o corte da planta forrageira — leguminosas, capim-elefante, milho, milheto, cana e sorgo, por exemplo — a acomodação da matéria orgânica no silo, a compactação do material no espaço e a sua devida vedação. Todas as etapas de ensilagem são importantes para garantir um material de qualidade para a nutrição do rebanho.

Entretanto, é a correta vedação que confere uma fermentação adequada, capaz de conservar o valor nutricional da forragem. Uma silagem de qualidade tem um valor nutricional e palatabilidade semelhante aos da forragem verde e recém-colhida.

Por isso, quando a silagem é criada a partir da lavoura ou capineira de uma forragem bem manejada, é cortada, acondicionada e vedada adequadamente no silo, o pecuarista têm uma melhor perspectiva de GMD (Ganho Médio Diário) do que teria com o fornecimento ao gado de um alimento advindo de uma cultura ou capineira verde, porém mal cuidada.

Neste artigo, criado a partir da entrevista de Tiago Takami, abordamos a importância da lona para silagem e algumas informações relevantes para você manter uma produção favorável para a correta alimentação do seu rebanho. Vamos lá?

De que forma a lona para silagem é usada na rotina do campo?

A lona é usada na cobertura da silagem com o intuito de garantir as condições ideais para uma boa preparação do material. Depois de um período predeterminado, o produto da fermentação anaeróbica protegido por esse material é aberto para ser usado conforme a necessidade de consumo do rebanho.

A lona é imprescindível na silagem porque ela inibe a incidência de raios solares, a ocorrência de umidade e o alto nível de oxigênio que interferem na fermentação dos açúcares presentes na forragem — os açúcares solúveis da planta são fermentados por bactérias e a redução do pH promovido pelo aumento da acidez do material cria o ambiente ideal de conservação dos nutrientes da forragem.

Como o valor nutricional do alimento fornecido para o rebanho é um dos principais fatores que influenciam o GMD, assim como a suplementação, a água, a sanidade e a genética, é preciso prezar continuamente pela quantidade e, principalmente, pela qualidade da silagem, especialmente no período de seca.

A escolha da forragem para o silo está condicionada à região e à categoria do rebanho. É preciso avaliar o clima e o relevo da região para o plantio de uma forragem adequada. Além disso, é necessário avaliar a necessidade de tratamento de solo (calagem, fosfatagem, etc.) e escolher sementes de boa qualidade.

Cada raça de bovino tem uma demanda nutricional diferente e isso também interfere na quantidade demanda por período de ensilagem. Como o silo tem uma dimensão máxima especificada para a fermentação ideal e manutenção de qualidade do resultado, cabe ao produtor rural determinar a forma e volume ideais para o silo, sempre considerando a disponibilidade da lona para a correta vedação do material.

Quais são as características ideais da lona para silagem?

A lona ideal para a silagem tem características bem específicas: inviabiliza a troca de oxigênio do silo e o meio, oferece impermeabilidade para inibir umidade e respingos de chuva e tem uma excelente resistência mecânica, que garante a integridade do material mesmo quando animais — seja de pequeno, seja de grande porte —, como pássaros e o próprio gado, tentam consumir o produto ensilado.

A lona para silagem deve ter uma das faces de cor preta, isso ajudará a manter a temperatura adequada e o isolamento hermético do silo. Ela também deve ser fixada pelas beiradas até as valetas ao lado do silo, para ajudar no escoamento da água da chuva.

Sobre a lona coloca-se uma fina camada de terra que auxilia na compactação e expulsão do oxigênio do local. Quando a lona é adequada e tem procedência, ela garante proteção, mas também praticidade e agilidade na abertura do silo.

O processo de abertura do silo deve ser feito de forma cuidadosa para evitar o contato ocasional com umidade e outros fatores que favorecem o apodrecimento do material. Por isso, ao final de cada dia de trabalho, a silagem precisa ser novamente coberta com a lona e essa movimentação constante requer tração e resistência mecânica, além de uma excelente capacidade de vedação.

Por isso, ao escolher a lona ideal para proteger a sua silagem, é necessário considerar:

  • a opinião e o conhecimento técnico de um profissional ou pessoa especializada;
  • a composição do material, pois isso impacta diretamente a vida útil da lona;
  • o uso da lona para silagem com o lado correto (lado preto para baixo);
  • as certificações de qualidade da empresa;
  • os tamanhos disponíveis para abranger todo o silo;
  • a impermeabilidade, reflexibilidade e resistência mecânica do material.

Quais os diferenciais da lona Vinileve SR para silagem da Sansuy?

Conforme falamos, a correta vedação dos silos é essencial para produzir uma silagem de boa qualidade. Além disso, ela reduz as perdas de matéria seca pela entrada de oxigênio durante a fermentação e após cada abertura. A Sansuy comercializa a Vinileve SR para essa finalidade, com lona confeccionada em laminado de PVC reforçado com tecido de poliéster de alta tenacidade, totalmente impermeável e com grande durabilidade, ideal para cobertura de silagem.

Confira mais algumas informações da Vinileve SR:

Características

  • Material: Laminado de PVC reforçado com fios de poliéster;
  • Tamanho: Dimensionado de acordo com o projeto/cliente;
  • Acabamento: Dupla costura e fabricação com acessórios opcional;
  • Aditivações: Aditivado com absorvedor de raios UV (ultravioleta) e retardante de chamas.

Vantagens

  • Material de alta resistência;
  • Resistente a rasgos;
  • Resistente às variações de temperatura;
  • Material flexível facilita o manuseio e reduz risco de rasgos;
  • Impermeabilização total contra água;
  • Boa durabilidade, aproximadamente 5 anos;
  • Permite reparos;
  • Assistência técnica em todo território nacional.

Com 55 anos de existência, a Sansuy atua em diversos segmentos do mercado nacional e internacional. A trajetória da empresa é marcada por diversas conquistas que culminaram na diversificação de seu portfólio.

Atualmente, a Sansuy atua nos segmentos de Armazenagem, Transporte, Logística, Automotivo, Arquitetura e Decoração, Aquanegócio, Construção Civil, Comunicação Visual e Sinalização, Industrial e Manufaturados, Energia, Telecomunicação, Mineração, Saneamento, Soluções Ambientais, Óleo & Gás e Projetos Especiais, entre outros subsetores da economia.

Os maiores diferenciais da empresa são a qualidade, já reconhecida pelo mercado, assim como comprometimento com a satisfação total de nossos clientes: temos como visão atingir a excelência empresarial, ampliando a confiança da nossa comunidade e dos nossos investidores, clientes, colaboradores e fornecedores, por meio de valores como a ética, a credibilidade, a responsabilidade, a valorização do ser humano, o pioneirismo, a inovação e o empreendedorismo.

Acesse o nosso site a conheça os produtos da Sansuy agora mesmo!

Novidades

Cadastre-se na nossa newsletter
e receba notícias em seu e-mail

icon_newsletter

Selecione o assunto do seu interesse

    Banner Tanque Circular

    Materiais Gratuitos